Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
85.0
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Banco Cetelem - Não respeita os clientes

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues apresentou a reclamação
16 de junho 2014

RECLAMAÇÃO
O Banco BNP Paraíbas PF SA, é um grupo que atua sob a marca CETELEM SA, marca com quem mantive uma relação comercial durante 5 Anos (o contrato foi efetuado com a CREDIFIN – Banco Credito ao Consumo, sociedade essa que foi incorporada na data de 26 de Novembro de 2009). Para o BNP (CETELEM) a principal missão é ajudar os clientes a realizar os seus projetos, no meu caso foi a compra de uma viatura em 2009.
No passado dia 30 de Maio de 2014, concretizei a venda da viatura e desloquei-me a CETELEM SA em Vila Nova de Gaia para efetuar o pagamento do crédito referente a viatura 07-IA-05 na sua totalidade, foi colocada a questão ao funcionário/colaborador CETELEM SA sobre a mensalidade de 444,75€ prevista para o dia 05 de Junho de 2014 visto que pelas contas apresentadas pelo funcionário já cobrava essa prestação ficando o crédito saldado na totalidade. Fui informado que teria que anular no meu banco, o que na minha opinião é uma estratégia RELES e POUCO PROFISSIONAL da parte da CETELEM SA, pois se estão a receber o valor total, como empresa séria e idónea que diz ser tinham a OBRIGAÇÃO de anular logo o resgate futuro, mas não o fazem. Na minha diligência ao balcão MILLENIUM BCP foi-me dito que a anulação teria de ser feita através MB (multibanco), opção que não apareceu nas diversas vezes que tentei esse processo desde o dia 03 de Junho de 2014. Entrei em contacto com o CALL CENTER da CETELEM SA a explicar a situação e o que me disseram foi que se a seleção não aparecia era porque já estava desativada. Qual o meu espanto quando dia 07 de Junho de 2014 constato que o valor de 444,75€ foi retirado pela CETELEM SA, numa atitude de todo ABUSIVA da parte desta entidade bancaria! No código de conduta do BNP Paraíbas PF secção II art.º61 pode ler-se “no desempenho das respetivas atividades, e nas relações com clientes… devem assegurar níveis máximos de profissionalismo, seriedade, competência, lealdade, integridade, transparência e diligência.” – Todos estes princípios ficam bonitos no código de conduta, mas cumpri-los, nem minimamente quanto mais “assegurar níveis máximos”, mas este código de conduta tem mais situações que não são cumpridas em nada pela sociedade CETELEM SA. Pelo contrário, neste momento estou sem 444,75€ e mais 65€ que foram cobrados aquando da passagem do Registo de Propriedade, outra situação que demonstra a total falta de respeito pelo cliente, chega mesmo a ser um ABUSO da parte da CETELEM SA pois ao cliente esta a ser cobrado uma coima, relativo aos antigos clientes CREDIFIN – Banco Credito ao Consumo, por essa sociedade ter sido incorporada pela CETELEM SA, não acho justo o cliente ter de pagar e depois ter de estar a espera do dinheiro. Será que a CETELEM SA não deveria pagar-me um valor indemnizatório por estar sem o dinheiro? Será que essa coima (65€) não advém de um pagamento que a CETELEM SA teria de ter pago aquando da fusão? E para mim não quiseram dispor do valor na totalidade e agora o cliente tem de pagar? E esperar pelo valor… Com que direito? Uma coisa é certa esta reclamação vai até as ultimas instâncias para ser feita justiça e terei de ser no mínimo presente com um pedido formal de desculpas pelo comportamento pouco profissional e abusivo da parte da CETELEM SA. Porque se não acontecer esse pedido de desculpas eu vou em 10 dias levar este assunto as televisões e por ai fora…
Aproveito esta exposição para denunciar, mais uma situação de todo desagradável que demonstra a falta de respeito e sigilo da parte desta entidade, que se passou no dia 30 de Junho de 2014, passou se comigo e passa-se com todos os clientes que se deslocam às instalações da CETELEM SA em Vila Nova de Gaia para pagar a totalidade dos seus créditos. Nesse dia levava mais de 10.000€ em numerário para pagar e fui atendido de pé no hall de entrada perante pelo menos 10 pessoas sem condições algumas de atenderem seja quem for, para o que quer que seja, demonstrando um completo desrespeito pelos clientes. Estive ali a contar nota após notas para pagar ao funcionário BNP Paraíbas PF sujeito a sermos assaltados pois não sabemos quem nos rodeia. Voltando ao Código de Conduta, que podemos consultar no site do BNP Paraíbas PF, onde o art.º 9 fala em DEVER DE SIGILO, o que pura e simplesmente NÃO EXISTE NESTA EMPRESA! Face ao exposto neste artigo é uma completa “anedota” o que consta no art.º 10 (DEVERES DE CONDUTA INTERNA) na alínea G (“garantir, no exercício da sua atividade a minimização dos riscos da atividade do Banco BNP Paraíbas PF”), estar a frente de 10 desconhecidos a contar mais de 10.000€. é mais que uma atividade de risco, logo seria de verdadeiro PROFISSIONALISMO e SIGILO o cliente ser encaminhado para uma sala, por exemplo. Digo eu que conhece o empreendimento onde está sito em Vila Nova de Gaia, a BNP PARAIBAS PF/ CETELEM SA e salas não faltam!!

Data de ocorrência: 16 de junho 2014