Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
84.9
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Cartão de crédito Conforama

Lurdes Oliveira
Lurdes Oliveira apresentou a reclamação
25 de setembro 2019
Exmos. Senhores,

No dia 2 de julho de 2019, adquiri produtos na Loja Conforama de Rio de Mouro- Sintra, no valor total de 1138€, ao abrigo da campanha anunciada na loja “24 meses sem juros”.
Aquando da validação do crédito junto da colaboradora da Conforama, pedindo esta todos os documentos, sendo este um processo que deveria ser efetivado com tempo, num suporte legível (e não num tablet, com letra minúscula!), fui confrontada já na caixa de pagamento com a informação de que a minha primeira prestação incluiria o pagamento de uma comissão de formalização no valor de 34,14€ e uma comissão de processamento de mensalidade no valor de 0,30€/mês. Como não fui informada no início do processo, nem esta informação estava disponível em lado nenhum, quis desistir, mas segundo a funcionária já não era possível pois o processo já estava formalizado.

Não sendo aquilo que pretendia nem aquilo que estava anunciado “24 meses SEM JUROS”, mas não havendo outra possibilidade, obviamente cedi.

Aquando da receção do cartão Conforama pelo correio, ao ler o descritivo de vantagens para o cliente com cartão Conforama do qual o cartão se fazia acompanhar, verifico que deveria ter usufruído conforme de direito de um desconto de 5% no dia da adesão (dia 2 de julho), que nunca me foi comunicado e do qual não usufrui. Acrescento ainda que nesse mesmo descritivo voltam a anunciar a opção de pagamento 24 meses SEM JUROS.

Após o constrangimento inicial acima descrito, eis que me sacam da conta 84,12€ (do qual ainda aguardo o extrato!) em vez de 81,55€ (valor descrito no talão de pagamento entregue no dia de aquisição dos produtos na Conforama) referente à primeira prestação, e 49,80€ em vez de 47,71€ (mais uma vez conforme estava descrito no talão), referente à segunda prestação, diferença esta que não está discriminada no extrato enviado, em contrário ao descrito no contrato de crédito no ponto 15.1 alínea d).

Confrontada com estas diferenças, tentei entrar em contacto com os serviços da Cetelem, no dia 9 de setembro, número de valor acrescentado ao SEGUNDO, a falar com gravações sem resolução do problema. Nestas gravações peço para me contactarem, efeito para o qual dão um prazo de 48h. Não sendo contactada nesse prazo, até porque os vossos clientes trabalham e não estão disponíveis para atender o telefone 24h por dia (contactaram-me uma vez no dia 13/09 na qual não pude atender), resolvi entrar em contacto via email, no dia 17 de setembro.
Finalmente, no dia 20 de setembro sou contactada pela Cetelem não tendo sido devidamente esclarecida e não tendo sido explicada a diferença entre os valores contratados e os valores pagos, nem a que se referia essa diferença.

Contratei um crédito 24 meses SEM JUROS que não corresponde de todo à realidade desde o início do processo, com a agravante de que a própria Cetelem não esclarece a diferença nem resolve a situação.

A vossa publicidade é enganosa: 24 meses SEM JUROS, no entanto pagam-se valores (que acabam por ser juros) dissimulados de taxas de alguma coisa que nunca são comunicadas ao cliente no início do processo. Novamente, ISTO É PUBLICIDADE ENGANOSA! Feitas as contas, no final deste crédito SEM JUROS, estarei a pagar um valor extra de mais de 80€!!!

Em todas as outras instituições, algumas com acordo também com a Cetelem, com as quais tenho feito créditos SEM JUROS, pago só e apenas o valor definido na apresentação do contrato, sem qualquer taxa dissimulada, ou seja, apenas o valor total do artigo(s) dividido pelos meses estipulados.

Aguardo explicação e resolução célere do problema exposto, com resposta por escrito.

Melhores cumprimentos,
Lurdes Oliveira
Data de ocorrência: 25 de setembro 2019
Cetelem
25 de setembro 2019
Caro Senhor,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Atenciosamente,

Provedor do Cliente