Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
84.5
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Cartão Fnac indisponível para utilização há mais de um ano

R. Francisco
R. Francisco apresentou a reclamação
4 de abril 2018

Boa Noite,
Gostaria de obter uma resposta da vossa parte, visto que através da vossa linha de apoio ao cliente não prestam, nem se mostram interessados em prestar, informações que consideram confidenciais e de direito de não serem prestadas.

Tentei inúmeras vezes fazer um compra a crédito em variadas marcas, worten, fnac etc .Após o registo detalhado de todo o pedido, em 2 minutos fui informado pelo sistema que o crédito foi recusado, bem como recebi instantaneamente uma mensagem a informar que não cumpria os critérios de risco do banco que vos representa. Contacto a linha de apoio, por forma a perceber qual o motivo da recusa de credito da vossa parte, tendo sido informado que os critérios de riscos são confidencias e que, a entidade, se reserva a aceitar, ou não, fazer o credito a indivíduos ou entidades. A parte de a entidade se reservar a aceitar ou não clientes nem me causa surpresa e consiste num direito da mesma, agora o facto de esses mesmo "recusados" não terem direito a saber o motivo da recusa já não estou de acordo, nem eu nem o Banco de Portugal, onde, no site o qual, se consegue verificar em artigos, normas e folhetos:

"Direitos dos Consumidores - Direito à Informação
As instituições de crédito podem rejeitar o pedido de crédito justificando essa recusa com as informações que, a respeito do cliente, constam de bases de dados de responsabilidades de crédito ou de outras bases de dados consideradas úteis para a avaliação da respetiva solvabilidade. Neste caso, o cliente tem direito a ser informado de imediato e gratuitamente desse facto, bem como dos elementos que, a seu respeito, constam das bases de dados consultadas."

Ou seja, sabem fazer uso de uma parte da legislação, mas de outra já não. Pois se se baseiam neste sistema, porque é o crédito aceite por outros e não por vocês? Sendo que, neste momento, já se encontram a violar a norma do Banco de Portugal duplamente, não me deram a informação de imediato, nem aceitam dar-me a mesma à posteriori.

Assim sendo, gostava que me informassem do(s) motivo(s) da recusa.

Ps: podem encontrar semelhanças com uma outra queixa de outro utilizador, visto que ao informar-me e ao procurar explicação para o meu "problema"me deparei com essa outra reclamação,mas já respondida de forma confidencial.

Data de ocorrência: 4 de abril 2018
Cetelem
5 de abril 2018
Caro Senhor,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Atenciosamente,

Provedor do Cliente