Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
84.5
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Contrato dúbio

Cunha Ferreia apresentou a reclamação
20 de abril 2018

Caros,
Em 06/01 na Loja Worten C.C. Dulce Vita Tejo - Amadora, efectuei compra de combinado no valor de: 295.99€. Tal compra poderia ser feita em 3 prestações sem juros (98.67€ x 3), bastava aderir ao cartão Universo. Para não ficar teso (pagar à pobre a pronto), decidi então pelas 3 prestações. Além do contrato assinado, fizeram-me ir a uma ATM retirar comprovativo de IBAN, fotografaram o mesmo, bem como o cartão de débito, cartão de cidadão e ficou tratado. A dia 5 dos meses de Fevereiro/Março e Abril efectuariam o levantamento por débito direto. Pois bem, chegou o dia 5 e nada. No dia 9 recebo uma msg da Cetelem (desconhecia de todo o que era e que o cartão era pertence destes) com entidade, valor e referência com valores que desconhecia e que em nada tinham a ver com o contratado, até porque assinei autorização de debito e que chegaram mesmo a efectuar o levantamento de um valor que está por apurar (suponho que sejam juros nesse mês). Contactei-os para o famoso numero 707..... , e informei-os de que o dinheiro está disponível na conta e sempre esteve, pelo que devem cumprir o que foi acordado. A senhora chegou mesmo a dizer-me algo do género " pronto em vez de pagar esse valor que recebeu na msg, pague X uma vez que o lapso foi nosso e já procedemos ao débito daquele dito valor (juros, algo pelos 20 e tal euros). Informei que não o faria e que mais uma vez, aguardaria pelo dia 5 de Março para procederem ao levantamento da quantia acordada e que uma vez que não o fizeram em tempo útil neste mês que em vez de terminar a Abril que termina-se em Maio, pois era completamente alheio a este imbróglio. Deste telefonema gastei aproximadamente 16€. No mês seguinte a mesma coisa e mais 11€ +/- para o 707... e até à data ninguém se dignou a contactar-me, identificar o erro e/ou dar a cara sequer (com excepção das ditas mensagens no tlm que são aos potes). Parece-me mais que má fé e a verificar-se a anulação de autorização de debito por eles mesmos, com certeza até crime. Esta estratégia não é nova, conhecida até muito bem no mundo da banca, para que com a pressão feita, msgs, ligarem e desligarem chamadas e depois enviarem mail a dizer que não foi possível contactá-lo, ameaças de comunicação ao BdP, e depois receberem bem mais do que se pediu, juros de mora, etc etc...É que isto chateia, cansa e na grande maioria nem fazem contas nem estão para isto. Pagam e pronto. Refiro que o Cartão universo chegou a dia 8 de Fevereiro e continua colado à folha tal e qual como veio, pois nunca o ativei nem ativo. Por ultimo é de referir que até à data não identificaram o erro, autor, responsabilidade e ainda me mandaram ir ao meu Banco. Fazer o que? Fotografaram os documentos todos, autorização e contrato assinado, será que sou eu que ainda tenho de andar atrás para resolver o problema? Até à data a informação mais precisa que me deram foi num mail que me enviaram a dizer tal e qual o que vou aqui plasmar e que certamente será suficiente para elucidar qualquer um [... de acordo com a informação do seu banco, não foi possível efectuar o levantamento da mensalidade referente ao contrato de crédito, pelo seguinte motivo: ERRO CODIFIC.. Se esta informação não estiver correta, contacte o seu banco para regularizar a situação...] Bravo, é de ficar esclarecido efectivamente. Agradeço desde já a atenção dada a esta minha queixa.

Data de ocorrência: 20 de abril 2018
Cetelem
20 de abril 2018
Caro Senhor,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Atenciosamente,

Provedor do Cliente
27 de abril 2018
Caros,

Mais uma vez, obrigado pela atenção prestada à minha situação.

Cunha ferreira
30 de abril 2018
Caros,
Importa referir que apresentei queixa/exposição de todo o processo, junto do Banco de Portugal com a Referência: PCB-RCO.54988.629

2 de maio 2018
Caros,

Passados 12 dias efectivos da exposição feita, ainda não tive qualquer informação sobre o que correu mal em todo o processo e como pode o mesmo ser resolvido.
Informo ainda que no final do 15º dia se não obtiver qualquer resposta da vossa parte, resposta essa que identifique o erro, seus autores e o agendamento de uma reunião na sede de Lisboa, a fim de por cobro a esta "malapata", efectivarei queixa crime através da PGR/Policia Judiciaria contra a denominada Cetelem/Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A,.

É tudo quanto me cumpre informá-los para os fins tidos por convenientes.
10 de maio 2018
Caros,

Como info adicional, na passada sexta-feira dia 4 do corrente mês e ano, efectuei o pagamento do valor contratado, em dinheiro, nas instalações da CETELEM de Lisboa C.C.Colombo, tendo unicamente na minha posse esse recibo. Até à data nada mais me foi dito a não ser a vossa resposta a esta queixa volvidos 13 dias úteis e apenas com a indicação de que a receberam e se encontra em analise.
Bravo, mais uma resposta rica em fatos e elucidativa, não fossem terminar os 15 dias úteis.

Sempre a considerá-los, sem mais de momento.
15 de maio 2018
Caros,

Como info adicional, no dia de ontem segunda-feira 14, recebi na minha caixa postal uma carta CETELEM a informar a regularização do processo.
Também no dia de hoje terça-feira 15, percepcionei no meu tlm uma sms da CETELEM/Universo a informar que a linha de crédito associada ao cartão já se encontra desbloqueada.

Relembro os pontos essenciais em discussão e que até à data não obtive qualquer resposta:

Diligências por vocês efectuadas para a resolução do problema? Nenhuma, a iniciativa foi única e exclusivamente minha;
Identificação do erro e seus autores em todo o processo? Por apurar;
Cancelamento de todo e quaisquer contacto para fins de marketing e partilha com terceiros; Por efectuar;

Em resumo, tudo se mantém na mesma no que concerne ao meu pedido e desprezo total quanto ao suporte que prestam.

"A ver vamos" onde todo o enredo nos vai levar.
Obrigado pela vossa resposta e atenção.
Cunha Ferreia avaliou a marca
1 de junho 2018

Caros, devo informá-los que efectivamente o "litígio", encontra-se resolvido. Tal aconteceu no momento em que me desloquei à sede CETELEM no C.C.Colombo em Lisboa e efectuei o levantamento da quantia solicitada aquando do crédito e efectuei o pagamento. Identificaram o erro na semana passada e via carta (erro ao transcreverem o IBAN); Todo o processo foi resolvido à custa do meu trabalho e interesse, gastos pessoais, deslocações e contactos. Ainda assim agradeço-lhes o trabalho prestado. É de referir que apesar de resolvido todo o processo, todas as diligências realizadas, troca de informações, registos, cartões não ativos, pareceres e justificações das entidades envolvidas, bem como estão a ser apensas em dossier a fim de ser realizada uma nova exposição ao Banco de Portugal. Ainda assim, agradeço-lhe o tempo e trabalho desenvolvido para a resolução do processo. Cumprimentos.