Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
84.8
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Crédito Infinito

Mauro Dias Félix
Mauro Félix apresentou a reclamação
13 de março 2014

Boa noite,

Um familiar fez um crédito junto da Financeira Cetelem, o crédito feito em 2008, o valor do crédito foi de 10 000 euros e o valor da mensalidade é de 170 € desde o inicio até à data,com uma TAEG de 14%, acontece que passado 6 anos dos 10 000 euros, o valor em divida é de 8733 euros, ou seja, já pagou 12 000 Euros e do valor do empréstimo foi apenas liquidado 1300 euros sensivelmente.
Entrei em contacto com a financeira, a informação que foi dada é que é um crédito do género de um cartão de crédito, ou seja, é pago um valor mensal sem numero de prestações.
Pelas contas que fiz, a pagar os 170 euros mensais, irei pagar durante mais 20 anos.
Gostaria de saber se isto é sequer possível, parece-me absurdo que alguém fique a pagar um empréstimo de 10 000 € durante 26 anos ou seja no total pagar sensivelmente 53 mil euros.
Devo acrescentar que desde a utilização dos 10 000 euros pela altura da atribuição do plafond, o cartão nunca mais foi utilizado

Obrigado

Data de ocorrência: 13 de março 2014
Mauro Félix
20 de março 2014
O mais curioso, é que segundo o apoio telefonico, como disse anteriormente, informaram-me que o crédito é do genero de uma conta corrente, um cartão de credito, no entanto na altura que o crédito foi feito, o valor do emprestimo foi depositado na conta bancária, ou seja, não foi utilizado cartão.
Continuo a aguardar a 2ª via do contrato, só aí poderei saber ao certo o que tipo de emprestimo foi feito.
14 de março 2014

É verdade...eu pensei o mesmo.
A pessoa que fez o crédito na altura fez pela Cetelem por causa do anuncio que aparecia na TV (como quase toda a gente), e tal como dizia na televisão, pensava que seria um credito por 5 ou 6 anos, ora quase como toda a gente faz, não leu devidamente o contrato, e pelo que me informaram na cetelem nem um credito pessoal é, é uma conta corrente, ou seja, tem um cartão de crédito e vai sendo debitado, acontece que dos 170 euros apenas 36 são debitados aos 10 000 o restante é juros, imposto de selo, seguro, etc etc.
Neste momento não sabemos do contrato e já foi solicitado uma segunda via, demoram cerca de 2 a 3 semanas a enviar, mas apesar da ingenuidade de assinar um contrato deste genero sem o ler, parece-me incrivel como é sequer possivel existir um crédito deste genero, se isto é possivel, deverá existir centenas senão milhares de pessoas nesta situação, porque por falta de conhecimento ou falta de cuidado, assinam uma coisa destas.

14 de março 2014

Vasco Palma, agradeço a sua ajuda, no meu segundo contacto com a empresa, no 1º não me foi dito nada, também me apresentaram essa solução, estou à espera do contrato para verificar se as condições são realmente as que me informaram por telefone, caso sejam, penso que não terei outra hipotese senão avançar com essa solução pagando o credito novamente (a diferença entre o valor em divida e o valor pedido são 1000 euros portanto é praticamente o credito na totalidade).
Se existir boa vontade da empresa, penso que poderia ser resolvido de uma outra forma, mas infelizmente sabemos como funcionam estas coisas.

20 de março 2014

O mais curioso nisto tudo, é que segundo me foi dito telefonicamente, e como informei anteriormente, foi um crédito tipo conta corrente, ou seja, temos um cartão que é utilizado e os juros vão sendo calculados de acordo com o plafond utilizado, no entanto, o cartão nunca foi utilizado e o valor do empréstimo (os 10 000 euros) foi depositado numa conta bancária e não através da utilização do cartão.
Enfim, continuo a aguardar a 2ª via do contrato, só quando tiver posso saber ao certo que tipo de crédito é este.

tenho familiares em empresas iguais e todos vivem á grande á custa dos pacóvios como eu que por precisar e ser familiar entrei no esquema. SÃO UNS * PROIBIDO *...

Boa noite Mauro.andava a procura de informação sobre este assunto que abordou aqui.já se passaram uns anos desde esta reclamação.como resolveu? É que estou na mesa situação e quero resolver isto da melhor maneira. Cumprimentos, david