Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
84.8
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
98%
Média das Avaliações
45%
Taxa de Retenção de Clientes
40,5%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.
  • Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas, e um player de referência a nível Europeu.
    Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 650 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.

  • Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
    1500-392 Lisboa
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Crédito rejeitado: Cetelem Mediamarkt sem justificação

Resolvida
Salgado
Salgado apresentou a reclamação
5 de junho 2018

Boa tarde,

Antes de expor a situação, devo esclarecer o seguinte:
- Não tenho qualquer crédito
- Não tenho dívidas
- Vivo em residência de familiares, não pago renda.
- Tenho um salário e emprego estável

No dia 3/06/2018, dirigi-me à MediaMarkt Alfragide no sentido de aproveitar a campanha de crédito sem juros.
Dei o meu cartão de cidadão e o cartão bancário, conforme solicitado. Foi-me informado que a CETELEM, rejeitou o pedido de crédito. A colaboradora da MediaMarkt ligou para a CETELEM que rejeitou a reavaliação. Alegou confidencialidade para não dar informações. A mesma colaboradora disse-me para contactar a CETELEM na segunda feira.

Na segunda feira, dia 04/06/2018, ligo para a CETELEM, e é-me informado que, por ter feito um pedido de credito ao fim de semana ainda não tinham o "processo" em sistema, e que deveria voltar a ligar na terça ou quarta-feira. Questionei sobre o porquê de, não tendo o processo, a sua colega no fim de semana ter recusado reavaliar, questão que não me soube responder.

Na terça feira, dia 05/06/2018, volto a contactar a CETELEM. Num tom arrogante, o assistente que me atendeu:
- mostrou desconfiança face ao facto de dizer que no dia anterior a colega me disse para ligar 1 ou 2 dias mais tarde, dizendo que tal não fazia sentido, porque o pedido estava em sistema

- disse-me que é confidencial, ninguém na CETELEM me pode dizer o motivo pelo qual não me concederam crédito

- em tom jocoso, pelo facto de eu estar descontente com a ausência de informação, disse-me que "se eu ficava mais contente" então a justificação era: "não cumpre os requisitos para a concessão de crédito, está bem assim?"

Segundo o Banco de Portugal:
"
A instituição de crédito deve avaliar a solvabilidade do cliente, ou seja, a sua capacidade para pagar o crédito, e avaliar a adequação do produto de crédito aos objetivos e riscos que o cliente está disposto a assumir.
A instituição deve esclarecer todas as dúvidas do cliente e apresentar uma avaliação rigorosa dos riscos que o cliente corre ao contratar o crédito.
"
Caso seja recusada a concessão do crédito ou o aumento do montante total do crédito com base na avaliação da solvabilidade, a instituição deve, sem demora injustificada, informar o cliente bancário desse facto.
A instituição apenas está obrigada a informar o cliente das razões da recusa do crédito quando tal seja motivado pela informação que consultou acerca do cliente nas bases de dados de responsabilidades de crédito.
"

Com base nesta informação, agradeço que me seja dada justificação para a recusa do crédito e para este péssimo serviço e tratamento aos clientes.


 

Data de ocorrência: 5 de junho 2018
Cetelem
6 de junho 2018
Caro Senhor,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que, receberá em breve uma comunicação do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A, com vista a serem prestados os devidos esclarecimentos.

Atenciosamente,

Provedor do Cliente
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.