Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
84.5
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
98%
Média das Avaliações
42,3%
Taxa de Retenção de Clientes
41,5%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.
  • Cetelem é uma marca do BNP Paribas Personal Finance, entidade especialista em crédito ao consumo do Grupo BNP Paribas, e um player de referência a nível Europeu.
    Em Portugal desde 1993, tem como propósito promover o acesso a um consumo mais responsável e sustentável para apoiar clientes e parceiros. Uma missão diária de mais de 650 colaboradores – especialistas em crédito pessoal, financiamento automóvel, cartões de crédito e seguros. Produtos subscritos por milhões de clientes no site, na app, por telefone, nas lojas ou num dos 3800 estabelecimentos de parceiros.

  • Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
    1500-392 Lisboa
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Crédito sem fim

Resolvida
Veronica Amorim
Veronica Amorim apresentou a reclamação
21 de novembro 2015

Em Setembro de 2007 pedi 10 mil euros de empréstimo à Cetelem. Já fiz 96 pagamentos de 170 euros cada. Julgava que estaria próxima de acabar de pagar o referido empréstimo pois já se passaram 8 anos que pago, tendo as prestações em dia. Há 2 meses mando email à Cetelem a perguntar qual o montante em falta e sou informada que ainda falta pagar mais de 8 mil euros.
Após contacto com um advogado para perceber o que se passa, informa-me que a Cetelem e outras instituições de crédito têm certos produtos com "condições contratuais agravosas e abusivas" que são oferecidos aos clientes em situações específicas. Até hoje já paguei mais de 16 mil euros à Cetelem mas continua em falta mais de 8 mil anos a pagar em mais 5 anos, o que faz com que este crédito específico tenha um custo total de 26 690 euros!!
Procuro outros lesados pela Cetelem com este produto específico.

Data de ocorrência: 21 de novembro 2015
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários

É assim que ganham dinheiro! Mas essas informações estão nos contratos que as pessoas aceitam porque na altura precisam dos valores que pedem emprestado! É verdadeiramente abusivo, mas não é só essa instituição, são todas incluindo bancos!
Não temos escapatória!

Para um empréstimo a pagar em tantos anos é perfeitamente normal saírem valores desse tipo.

Sem os estar a defender, pois essas entidades não têm defesa (moral) possível, creio que aquilo que se encontra a pagar é um crédito com as condições contratuais antigas e deve estar a pagar cerca de 30% de juros ao ano.
O Banco de Portugal alterou a lei para limitar os juros desses créditos mas, pelo que sei, isso não se aplica aos contratos mais antigos.
Na sua situação, provavelmente, deverá estar a pagar apenas os juros e a não amortizar quase nada o valor inicial do empréstimo, de forma a que o vínculo se poderá perpetuar muito para além dos 5 anos que indica.
A única solução é amortizar o crédito que tem em dívida com essa entidade e deixar de pagar a aberração de juros que lhe estão a cobrar.
Se tiver possibilidade de pedir emprestados os 8 mil euros a alguém ou alguma outra entidade, faça-o o quanto antes e amortize esse crédito assim que possível.
Poderá não conseguir contratar outro crédito numa instituição bancária, pois todos se seguem pelo estado que a pessoa tem na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, mas se puder pedir emprestado o dinheiro a um amigo ou familiar, por 3 ou 4 meses, depois desse tempo após a amortização do crédito em causa, já terá o mapa de responsabilidades de crédito sem esse crédito (ele é limpo cerca de 3 meses após a liquidação do crédito).
Espero ter esclarecido. Cumprimentos

é um abuso mas nao so a cetelem
devera faalr com um advogado