Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
84.8
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Critério de atribuição de crédito

Nuno Filipe Ferreira
Nuno Ferreira apresentou a reclamação
14 de setembro 2015

Exmos. Senhores.

Venho por este meio manifestar o meu desagrado para com a empresa de crédito Cetelem, empresa esta que “arrebata” a maior parte das lojas, oferecendo os seus créditos sobre os seus critérios pessoais e não sobre a condição financeira de cada cidadão.
Vou relatar aqui um episódio que me sucedeu, e que me tem limitado a aquisição de qualquer artigo, por prestações:
Dirigi-me a uma loja Conforama para comprar um sofá, no valor 500€, encontrando-se este artigo numa promoção de pagamentos sem juros, solicitei assim a compra do artigo por prestações, em que me foi recusado pela referida empresa Cetelem sem qualquer justificação.
A funcionária da loja sugeriu que contactássemos a empresa afim de solicitar esclarecimentos sobre a recusa, uma vez que nem a mesma percebeu o motivo, pois a minha condição financeira era acima da média e não apresentava qualquer problema a nível bancário.
Assim fiz, contactei essa empresa credora, expliquei o que se tinha passado e a resposta desses “senhores”, foi que, de facto o problema não se devia a nada que tivesse a ver com questões bancárias, tratava-se sim apenas de um critério interno e que não tinham de o justificar.
Pergunto, tendo esta empresa o monopólio de quase todas as lojas que funcionam com créditos para pagamentos em prestações, estarei eu impedido de adquirir seja o que for por conta de quê? Não mereço justificação do porquê de me recusarem um simples crédito para que eu possa resolver a situação se for o caso?

Nuno Ferreira

Data de ocorrência: 14 de setembro 2015
14 de setembro 2015

LOL... Ficar chateado por não conseguir um crédito?

Se isto for verdade, "pois a minha condição financeira era acima da média e não apresentava qualquer problema a nível bancário.", então porque um crédito?

Eu pessoalmente não gosto de créditos, tirando o da casa, é tudo a pronto, ou se tem dinheiro ou não se tem...

Qual é vantagem de comprar o produto a crédito?

O "reclamante" tem o direito de ficar "chateado", agora concordo que isso não é motivo para uma reclamação.
Quanto ao segundo ponto, tendo em conta que se tratava de um pagamento sem juros, vejo imensos casos que podem levar as pessoas a fazer um "crédito" deste tipo mesmo quando têm dinheiro: Gerir melhor o seu orçamento mensal, não querer mexer em contas poupanças e investimentos, etc.
Eu por exemplo, tenho o cartão de crédito, que pago sempre a 100%, logo não há juros, e consigo "ganhar" cerca de 30 ou 40 Eur por ano com o cashback. Pode parecer pouco mas sempre é algum.

A decisão do empréstimo,é sempre da entidade,os critérios são deles e NÃO VEJO RAZÃO DE RECLAMAÇÃO
Quando o vizinho lhe pede alguma coisa emprestada a decisão não é sua??aqui é a mesma coisa,seja pelo que for a razão ,nada tem a reclamar!!

Que comentários IGNORANTES!!! Não sabem ler?? O artigo estava com uma promoção de pagamentos com crédito!! Também já me aconteceu isso e também fiquei chateada e reclamei pois se não há problemas com a questão financeira da pessoa não percebo o porquê da recusa ainda por cima um crédito tão baixo!!! recusaram-me um crédito de 500€ sabe-se lá porquê mas passado um mês comprei um carro de milhares de € e foi aprovado em dois dias!! É estúpido...

18 de setembro 2015

D. Patricia, não percebi muito bem o seu comentário... Mesmo que compra-se o sofá a pronto pagamento, o preço era o mesmo...