Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
84.8
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Discriminação

ANDRE ARANTES BURGOS
ANDRE BURGOS apresentou a reclamação
6 de janeiro 2021
Venho por meio dessa expor minha indignação para com o tratamento dispensado por vossa empresa. No 16 dia de novembro do ano de 2020 procurei a loja DECATHLON de Faro no intuito de aquisição de crédito para compra de material esportivo, no que foi-me orientado a adesão ao cartão de crédito da Loja, cuja a financeira responsável seria a CETELEM - GRUPO BPN PARIBAS. Todos os documentos solicitados foram apresentados e o referido crédito foi aprovado de imediato sob proposta numero 8261965 e parte do valor foi utilizado para a compra do material esportivo com a utilização de um cartão provisório cedido pela loja. Após 2 semanas a loja da Decathlon de Faro entrou em contato com esse reclamante solicitando que me deslocasse à loja a fim de retificar algumas assinaturas que apresentaram discrepâncias, o que foi feito após o regresso desse signatário de uma viagem à Turquia. No final do mês de dezembro esse reclamante recebeu correspondência da CETELEM acusando um ATD - ausências de todos os documentos e determinando a regularização da situação no prazo de 20 (vinte) dias corridos. Contactei o gerente - Sr. Francisco da Loja DECATHLON de Faro solicitando esclarecimentos acerca do problema, no que me foi informado que o problema se tratava da falta da cópia do cartão cidadão, no que estranhei já que havia a cópia no contrato realizado, mas reenviei o documento solicitado e ainda. mesmo morando distante, me desloquei à loja para verificar se a situação havia sido corrigida, no que me foi informado que estava tudo bem. Na data de hoje, dia 06.01.2021 contactei a CETELEM por telefone a fim de verificar o motivo da demora do envio do cartão definitivo no que foi informado que, por ser brasileiro, havia necessidade da autorização de residência além do cartão cidadão que foi emitido ao abrigo do acordo de Porto Seguro e que seria enviado pela manhã, um SMS com o email para que o referido documento fosse encaminhado. Como não recebi o SMS pela manhã, entrei novamente em contato com a CETELEM e dessa vez para um tratamento desrespeitoso por parte da atendente que informou em tom de deboche e escárnio que eu não teria direito ao crédito por ser brasileiro e que o cartão cidadão apresentado não tinha nenhum valor legal, um embuste. Senti-me ofendido e retruquei dizendo que pela lei o cartão só não tem validade como documento de viagem e que eu o utilizava normalmente junto aos orgãos públicos portugueses sem nenhum problema, além de já ter utilizado parte do crédito aprovado, tendo inclusive sido descontada a primeira prestação na minha conta bancária por se tratar de crédito com desconto direto em na conta bancária. A atendente novamente afirmou que por ser brasileiro não tinha direito ao crédito e que eu procurasse a loja a fim de cancelar o contrato sob pena de ter "problemas". Novamente tentei argumentar que nunca tive problemas de obtenção de crédito junto à outras instituições e que se houve erro na aprovação desse crédito, o erro não foi meu e que me sentia discriminado por parte da empresa que após aprovar um crédito iria "desaprovar" em função de minha nacionalidade e que ela não poderia me tratar como se eu fosse algum "marginal". Tentei argumentar que já morava em Portugal á quase 4 anos totalmente legalizado e que tinha outros cartões de crédito, inclusive o do meu banco o Millennium bcp e nunca havia passado tamanho constrangimento; Se essa condição "não ser brasileiro" era critério da empresa , que o crédito tivesse sido negado então no momento do pedido e não depois de ter sido utilizado e já com descontos de parcela em conta. Dessa forma, solicito um posicionamento da empresa CETELEM de corroboração ou não do posicionamento da atendente para que eu possa tomar as providências que achar cabíveis.

Grato

Andre Burgos
Data de ocorrência: 6 de janeiro 2021
Cetelem
6 de janeiro 2021
Caro Senhor,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que, receberá em breve uma comunicação do BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal, com vista a serem prestados os devidos esclarecimentos.

Atenciosamente,

Provedor do Cliente
ANDRE BURGOS
13 de janeiro 2021
Simplesmente sem um retorno da empresa até a presente data. Aguardando.
ANDRE BURGOS
27 de janeiro 2021
Fingem que não entendem e mandam uma carta afirmando que não concluíram o crédito por documentos inválidos, o que além de ofensivo, É MENTIRA. EMPRESA DISSIMULADA E PRECONCEITUOSA.