Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
84.9
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Exigida ILEGALMENTE Cópia do Cartão de Cidadão com o fim de terminar um contrato

José apresentou a reclamação
14 de junho 2017 (editada a 6 de julho 2017)

DENUNCIO o completo alheamento com a inerente irresponsabilidade, caracter e desrespeito pelo cliente ao email foi dirigido em 21MAR2016 à Cetelem, onde lhes havia sido comunicado o claro intuito de rescindir o contrato do cartão de crédito nessa data. Pois na última sexta-feira, para grande surpresa, chegou uma correspondência regular da “Cetelem”, ficando-se então a saber que o mencionado contrato vergonhosamente por irresponsabilidade e falta de profissionalismo da “Cetelem” (intencional ou não) encontra-se ainda em vigor um ano e três meses depois após o referido email lhes ter sido enviado.
Foi solicitado então por escrito hoje através de carta registada a IMEDIATA rescisão do contrato e respectivo cartão de crédito associado, esperando que desta vez de uma forma cabal, responsável e profissional a Cetelem termine de vez com este assunto, pois ao entrar em contacto com a linha deles, foi dito só agora por um dos operadores que este (por escrito), seria o procedimento correcto para cancelamento de contratos, exigindo ainda que enviasse junto ao documento escrito, cópia do cartão de cidadão do titular do contrato, acerca do qual nem foi questionado se o seu titular dava ou não autorização ou se era de sua vontade juntar cópia do seu cartão de cidadão, facto este, que por força da Lei n.º 7/2007, de 5 de Fevereiro, constitui esta prática, uma ILEGALIDADE por parte de Cetelem e respectiva aplicação de uma coima. LAMENTÁVEL por isso não terem logo informado o procedimento adotado pela Cetelem aquando do email de 21MAR2016 (o qual como já disse, eles ignoraram completamente). Mais lamentável ainda é a prática ILEGAL adoptada pela Cetelem neste âmbito.

Observação – Meramente a título de curiosidade, não se pode deixar de fazer um reparo à ABUSIVA e imensa carga burocrática com tal procedimento da parte da Cetelem para as rescisões de contratos, pois, terminei também recentemente mais dois contratos de cartões de crédito que tinha noutras instituições de crédito distintas, e nas quais me bastou apenas e só um telefonema. Isto para dizer que a forma de estar da Cetelem perante o cliente é extremamente ABUSIVA, ARROGANTE e completamente desajustada ao procedimento padrão, com o claro intuito, através de tamanha burocracia abusiva, forçar o cliente a manter um vínculo indesejado ou no mínimo forçar o arrastamento desse vínculo contratual no tempo. LAMENTÁVEL e VERGONHOSO.
Não posso deixar de referir, que, como é óbvio, a imagem e recomendação da “Cetelem”, da minha parte, será a pior que possam imaginar.

Data de ocorrência: 14 de junho 2017
Cetelem
14 de junho 2017
Caro Senhor,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Atenciosamente,

Provedor do Cliente
14 de junho 2017
A única resposta que espero é aplicação da Lei n.º 7/2007, de 5 de Fevereiro por parte das entidades competentes por me terem exigido a cópia do meu cartão de cidadão como factor imprescindível à resolução do assunto em causa, sem no mínimo me terem questionado se eu autorizava ou se era da minha vontade.
José avaliou a marca
21 de março 2018