Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
85.1
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Ligam sem Identificação

Diana Baptista
Diana Baptista apresentou a reclamação
27 de março 2014

Ao aderir ao cartao Worton, o meu companheiro, na altura sem número de telemóvel atribuído, forneceu o meu contacto telefónico, uma vez ser obrigatório.
Hoje, pelas 14h15 recebi uma ligação de uma "Elsa" que, ao verificar que não se encontrava a falar com o meu companheiro, exigiu falar com o mesmo, recusando fornecer qualquer outra identificação.
Solicitou deixar recado, para que lhe fosse ligado para determinado número ou que lhe fornecesse outro contacto, ao que indiquei não ser possível.
Mesmo tendo reforçado por diversas vezes, a mesma continuou a recusar identificar a empresa para a qual trabalhava, alegando que apenas poderia ser com o próprio, pelo que me vi forçada a mencionar que se quisesse falar com ele, que o fizesse numa outra altura.

Logo após este episódio, liguei ao meu companheiro a explicar a situação. Durante essa conversa, indica-me estarem a passar-lhe uma chamada no posto de trabalho. O que aconteceu, e segundo a sua explicação, a dita "Elsa" ligou para o posto de trabalho do meu companheiro, recusando igualmente identificar-se junto da receção.

Onde está o profissionalismo? Isto é, ligam para um número privado e recusam fornecer qualquer tipo de identificação e esperam que o "recado seja passado". Mais do que isso, ligar para um posto de trabalho, sem fornecer qualquer tipo de identificação? Que ideia passam aos nossos patrões? Que andamos a tratar de problemas pessoais no local de trabalho, e não saber separar a vida pessoal da laboral?

Tudo isto, somente para informar que as extratos e outras cartas informativas não se encontram a chegar ao seu destino! É esta a ética da Cetelem? Que os clientes arranjem problemas no emprego, mas que se mantenham informados das malditas campanhas publicitárias com taxas abusivas?!

Data de ocorrência: 27 de março 2014

as financeiras fazerem chamadas telefónicas com numero privado, deve ser normal, nomeadamente nos créditos "mal parados". Eu por norma quando me ligam e não se identificam desligo a chamada, seja onde for.

mas sinceramente, tenho dificuldades em acreditar que ligassem para o trabalho do titular de crédito por causa da não receção de extratos e cartas informativas.

Pois acredite que assim o fizeram (isto porque a morada entretanto fornecida já se encontra desatualizada). Se foi dada a indicação de que estariamos juntos mais tarde, então que fizessem a chamada num outro horário.

A mim custa-me a crer que achem ser "normal" não se identificarem. Se foi dado o meu número como contacto telefónico, não foi à toa, mas sim porque na altura não havia nenghum outro a dar.

Se não podem (e não devem) pronunciar-se sobre o assunto, assim defendo que deva ser. Mas estão a ligar-me para o meu contacto pessoal e recusam-se a dar qualquer identificação. Não apenas é uma falta de respeito, como falta de profissionalismo! Parece que voltámos aos nossos 15 anos, em que nos ligam em anónimo e nos pedem para adivinhar quem é o parolo do lado de lá da chamada!

E ainda esperam assim, obter qualquer tipo de credebilidade!

Sinceramente, se não estivesse a construir casa, e o crédito da Worten não desse tanto jeito, nunca mais me teriam como cliente!

Exmo. YaBa,
Passando a re-explicar a situação: a queixa prende-se, não apenas por haver uma recusa de identificação, como também pelo facto de existir uma ligação para o local de trabalho.
É portanto de salientar os seguintes aspecto que indica:
1º Pegando no meu caso, se o meu "namorado" não pretendesse que eu tivesse conhecimento de um crédito, porque razão iria dar o meu contacto?
2º Como explica, e muito bem, existe a confidencialidade entre empresa e cliente, da qual eu estou ciente e não ponho em causa. O que é posto em causa, é o tratamento que dão à situação: ora, se é indicado à empresa que poderá ligar num outro horário, qual a razão para ligarem para o posto de trabalho logo de seguida? E uma vez que se trata de uma empresa com central telefónica e, como tal, a chamada terá que passar por uma recepcionista, qual a imagem que se passa à empresa? Aqui é um pau de 2 gumes: ou se identifica e passa a ideia de que existem problemas com créditos ou não se identifica e passa a ideia que andamos todos a brincar com o fogo e a resolver os problemas pessoais à mistura nos nossos postos de trabalho. E qualquer uma das 2 opções, prejudica!
3º Não apenas para sim, podem dizer que é mesquinhince o quanto quiserem. Certo é que toda esta história resultou, tal como Sr. Vitor menciona acima, apenas pela não recepção das cartas! E nos tempos em que correm, cada vez é maior a necessidade de provar perante os nossos patrões que o trabalho é importante e que o levamos a sério!