Cetelem
Cetelem Marca Recomendada
85.1
BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal.

• Rua Galileu Galilei, nº2, Loja 2G,
    Torre Ocidente, Centro Colombo,
  • provedor.cliente@cetelem.pt

Cetelem - Uso cashback do cartão / ausência de resposta

Pedro Pedroso apresentou a reclamação
15 de janeiro 2021
Após duas tentativas de contacto sem resposta ( a 30.12.2020 e a 08.01.2021) através do centro de mensagens da área de cliente, vejo-me obrigado a apresentar reclamação por este meio.

No extrato de Dezembro do meu cartão RP ON existiram movimentos de compras efectuadas na Rádio Popular, pelo que, de acordo com as regras de utilização do cashback acumulado no cartão, esperava ver esse valor deduzido do saldo em dívida, coisa que não acontece.

De acordo com as regras de utilização detalhadas no vosso site: "Como descontar o valor acumulado? Pode descontar o valor acumulado em compras na Radio Popular. O valor é creditado automaticamente na sua conta cartão no mês em que existam compras na Radio Popular , ou seja, deduzido ao saldo em dívida. Não aplicável em caso de incumprimento."

Uma vez que todos os pressupostos de uso do cashback estão preenchidos, não se percebe porque razão tal não foi feito.
Data de ocorrência: 15 de janeiro 2021
Cetelem
15 de janeiro 2021
Caro Senhor,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que, receberá em breve uma comunicação do BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal, com vista a serem prestados os devidos esclarecimentos.

Atenciosamente,

Provedor do Cliente
22 de janeiro 2021
Volvida mais uma semana, a situação continua por resolver. Tudo o que recebi foi a resposta automática acima.
Atenção ao cliente muitíssimo deficitária!
26 de janeiro 2021
Agradeço a atenção dispensada.

Alerto no entanto que os esclarecimentos por vós apresentados não estão em conformidade com a informação disponível no vosso próprio sítio web sobre a acumulação de cashback e respectivo rebate.

Segundo a informação no vosso site (cujo print-screen anexo), apenas a acumulação de cashback está dependente da utilização da modalidade de pagamento mínimo. Já o rebate desse cashback acumulado não tem qualquer condicionalismo a modalidade de pagamento estando apenas limitado a compras na Rádio Popular. Daí a minha reclamação. Esta informação disponível no vosso site é contrária à apresentada no vosso esclarecimento, só sendo possível uma delas estar correcta.

Solicito pois, que re-analisassem a situação, e caso confirmem a correcção dos esclarecimentos prestados, então que procedam à correcção da informação disponível no sítio web!

Ademais, agradecia ser informado acerca da análise desta discrepância de informação e medidas adoptadas na sua mitigação.

Sem mais de momento. Com os melhores cumprimentos.
Pedro Pedroso avaliou a marca
9 de fevereiro 2021

Primeiro contacto telefónico e esclarecimento por escrito por parte do provedor do cliente forneceram informação errada em prejuízo do cliente. Foi preciso um contacto subsequente junto do provedor com argumentação e documentação adicional para admitirem o seu erro e corrigirem a situação. A verdade e justiça prevaleceram no fim, mas o caminho foi algo tortuoso.

Viva.

Estou com dificuldades em perceber como é abatido o cashback disponível nas compras da RP.
Consegue ajudar-me a perceber como é feito?

Quando aderi ao cartão numa RP física, "obrigaram-me" a efetuar uma compra.
Nesse mesmo ciclo de extrato, efetuei outras compras e fiquei com cashback disponível superior à compra na RP, mas não usaram a parte do cashback para abater ao valor.

Telefonei para o Cetelem, mas a informação que me dão é diferente cada vez que o operador muda...
Há quem diga que para usar o cashback é preciso pedir para abater ao valor da compra na loja RP.
Disseram-me também que não foi usado desta vez porque não tinha saldo em dívida para abater (porque paguei o valor em dívida antes do extrato fechar).
Telefonaram-me de volta a dizer que tinham falado com uma colega que já lá está há muitos anos e que disse que na próxima compra que eu fizer na RP o valor que tenho acumulado já vai ser usado automaticamente, mas para compras iguais ou superiores ao valor que tenho acumulado.
Aqui perguntei, e como faço para comprar um artigo com valor inferior a 30€ (que é o que já tenho acumulado), não dá?
Disse que não dava, e quando achei estranho, disse que muito dificilmente a colega estava errada, porque já lá está há muito tempo.

É o pânico.

Consegue descrever como apareceu no extrato o abatimento do valor, no seu caso?

André Castro