Banco Credibom S.A

(97.6%)

Instituições Financeiras de Crédito

O Banco Credibom é parte integrante do grupo Credit Agricole, um dos maiores e mais influentes grupos bancários mundiais. Baseado numa cultura de apoio e cooperação transversal a todo o grupo e um enorme parceiro da economia Francesa.

O grupo estende-se por 54 países, com mais de 50 milhões de clientes e mais de 140 mil colaboradores em todo o mundo.

Em Portugal, o Banco Credibom tem uma história rica e completa que conta já com 20 anos e com mais de 350 colaboradores.

Desde o primeiro dia e até hoje estamos ao lado de 2 milhões de Portugueses, contamos com mais de 1000 parceiros espalhados pelo continente e ilhas, e contribuímos ativamente, com o nosso negócio para a economia de hoje e do futuro.

O Banco Credibom posiciona-se desde o início na concessão de crédito através de uma rede de Parcerias Comerciais, nos segmentos automóvel, lar tendo mais tarde alargado a sua área de atuação aos Canais Diretos, especializados em soluções financeiras para clientes finais, onde tem vindo a reforçar a sua presença.

Com uma clara aposta num elevado nível de serviço, rapidez de decisão, flexibilidade, simplicidade de processos e gama alargada de produtos, o Banco Credibom tem vindo ao longo dos anos a consolidar a sua posição nestas áreas de negócio, apresentando um crescimento sustentado dos seus ativos e resultados.

Temos a missão de facilitar e ajudar a concretizar os sonhos dos nossos clientes, queremos que se sintam seguros, somos transparentes e honestos.

Por isso, orgulhamo-nos em afirmar que 76% dos nossos clientes nos recomendariam aos seus amigos e familiares, e que temos um grau de satisfação global de 80%.

Em todos os momentos pretendemos ser o orgulho dos nossos clientes e também dos nossos parceiros.

Edifício Bessa Leite Offices
Rua Brigadeiro Nunes da Ponte, 114
4150-036 Porto

entidadesexternas@credibom.pt

Banco Credibom - Seguro ao crédito - demora na resposta

Paulo Soares apresentou a reclamação

Venho mostrar a minha insatisfação com o tratamento dado pelo Credibom relativamente ao meu caso (ativação do seguro de proteção ao crédito).

Tendo ficado desempregado e tendo subscrito (e pago) o seguro ao crédito não me parece minimamente razoável a resposta dada pela vossa instituição a esta situação!

A seguir transcrevo o e-mail que recebi e que muito me espantou:

"Exmo(a). Senhor(a),
Acusamos a recepção da participação de sinistro enviada por V. Exa., referente ao contrato 80003677116 o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Mais informamos que a referida documentação foi remetida à companhia de seguros para análise, prevendo-se que no prazo de 60 dias, sensivelmente, desde que reunidos os documentos e informações clinicas imprescindíveis, a seguradora se pronuncie.

Aproveitamos para nos colocarmos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional, através do telefone 707 502 732, disponível nos dias úteis das 10h00 às 19h00 ou através do email clientes@credibom.pt.

Com os nossos melhores cumprimentos,

BANCO CREDIBOM
Direcção de Recuperação e Gestão de Clientes"

Se fiquei desempregado significa que perdi alguma da capacidade para pagar o crédito e por isso participei o sinistro (paguei pelo seguro). Verificadas as condições de acesso (que se verificam) e anexando toda a documentação solicitada (que foi anexada) não consigo compreender o prazo de 60 dias para a seguradora se pronunciar...

Tal como disse no meu email (ao qual ainda não responderam passadas mais de 48h e que transcrevo também), que vos enviei na passado dia 03/07 às 09h41, 60 dias abrange 2 prestações mensais do referido crédito (cuja capacidade para pagar ficou reduzida)...

E-mail por mim enviado para clientes@credibom.pt quarta feira 03/07/2019 pelas 09H41 (sem resposta):
"Bom dia.

Gostaria de demonstrar o meu espanto ao ler o vosso e-mail que reencaminho.
Pelo meu entendimento vou ter que aguardar 60 dias para obter a resposta da companhia de seguros??

Durante estes 60 dias caso não consiga cumprir com as prestações do crédito, visto ter ficado desempregado e o seguro ter sido subscrito para isso mesmo, o Banco Credibom vai aguardar o mesmo período de tempo para comunicar a situação de incumprimento ao Banco de Portugal??
Não, não vai aguardar e irá cobrar os respectivos juros de mora...

60 dias compreende duas prestações mensais que terão que ser assumidas tendo eu tido uma perda de rendimentos e tendo subscrito o seguro para prevenir precisamente essa situação!

No mínimo lamentável...
Paulo Soares"

Não vou alongar mais esta questão porque acho que as transcrições dos e-mails falam por si...
07 Jul2019

Exmo(a) Senhor(a) Paulo Soares,

Registamos a interpelação que nos dirigiu em 2019-07-07 com o nº 29695919, informando que prontamente iremos analisar a mesma respondendo com a maior brevidade possível.

Com os melhores cumprimentos.

Área de Reclamações - Banco Credibom, S.A.

Paulo Soares adicionou uma resposta

A tática da vossa instituição em enviar uma resposta automática às reclamações aqui apresentadas é bastante interessante...
O cliente faz uma reclamação, a vossa resposta automática é enviada e parece que está tudo bem!
Pois não está tudo bem!!!
A resposta que recebi foi de um processo computorizado até porque a reclamação foi feita num Domingo (não acredito que ninguém do banco ligado às reclamações trabalhe neste dia) e passada mais de uma semana ainda não houve nenhum contacto feito por "pessoas".
Não tive resposta neste portal nem ao e-mail inicial que menciono na queixa aqui feita.

O e-mail inicial foi enviado dia 03/07/2019 e a queixa no portal foi feita no dia 07/07/2019, 12 e 8 dias respectivamente.

Extremamente eficiente o vosso departamento de reclamações...
Ganhem vergonha e pelo menos respondam!!

Exmos. Senhores,

Informamos que à presente data encontra-se respondida a reclamação nº 29695919, apresentada pelo nosso cliente Paulo Cesar Soares.

Com os melhores Cumprimentos,

Sandra Gonçalves

Paulo Soares adicionou uma resposta

É de louvar a vossa capacidade de complicar a vida às pessoas!!!
Então a Vossa Resposta foi:
"Exmo. Sr. Paulo Soares,

Acusamos a recepção da reclamação de V. Exa., via Portal da Queixa, que mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à questão apresentada, somos a reiterar o prazo mencionado pela Companhia de Seguros no formulário de declaração de sinistro e, referido na nossa comunicação anterior.

Não obstante o prazo indicado, cumpre-nos esclarecer que, dependendo da análise do processo, a tomada de decisão por parte da Seguradora, poderá ser assumida antes de cumprir os 60 dias previstos.

No âmbito da instrução do processo, fomos informados pela Companhia de Segurados que, é imprescindível que, mensalmente o Sr. Paulo Soares proceda ao envio da declaração emitida pela Segurança Social, que transmite a informação detalhada relativa ao subsídio de desemprego do Estado.

Nesta sequencia, agradecemos que em resposta à nossa comunicação seja enviado para os nossos serviços, a declaração da Segurança Social atualizada e referente ao mês corrente.

Esperando ter contribuído para o esclarecimento da questão apresentada, estaremos disponíveis para qualquer outra informação que V. Exa. entenda por necessário, através do e-mail clientes@credibom.pt ou do telefone 214 138 573, de 2ª a 6ª feira, entre as 09h00 e as 20h00.

Sem outro assunto, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Sandra Gonçalves

Área de Reclamações

Departamento Experiência do Cliente"

Posto isto:
1º - Começam o e-mail a MENTIR - no formulário de declaração de sinistro da seguradora não é referido qualquer prazo para tomada de decisão - vou anexar o ficheiro com o formulário à reclamação inicial para consulta;
2º - Não acrescentaram nada quanto ao prazo para resposta por parte da seguradora (que é inaceitável);
3º - Ainda vêm acrescentar mais uma obrigação da minha parte - "fomos informados pela Companhia de Segurados que, é imprescindível que, mensalmente o Sr. Paulo Soares proceda ao envio da declaração emitida pela Segurança Social, que transmite a informação detalhada relativa ao subsídio de desemprego do Estado" - ainda não tomaram a decisão mas já tenho que enviar declarações mensais (já parecem as apresentações semanais nas esquadras impostas aos criminosos)...
4º - Cumpri com todas as obrigações por vós impostas na abertura do processo (enviei toda a documentação por correio com o formulário correctamente preenchido) e agora vêm acrescentar mais qualquer coisa só para dificultar...
4º - Já respondi ao vosso e-mail a pedir esclarecimentos, espero que a vossa resposta não demore mais uma semana!

Paulo Soares adicionou uma resposta

Mais informo que a declaração mensal por vós exigida não é referida em nenhum documento que esteja na minha posse, seja ele o "Contrato de Crédito" ou o "Formulário de Declaração de Sinistro" (que anexo para consulta pública).

Se realmente está a ser exigido pela companhia de seguros quero um documento que o comprove, não tem que me ser comunicado numa resposta a uma reclamação feita no Portal da Queixa (abençoada existência)!!!

Exmos Senhores,

Informamos que, foi à presente data prestado ao cliente, os esclarecimentos devidos no âmbito do processo de seguro de desemprego que decorre.

Com os nossos cumprimentos.

Paulo Soares adicionou uma resposta

Agradeço o esclarecimento relativamente à declaração que terei que enviar mensalmente (e que é compreensível) mas que não é mencionada no "Formulário de Declaração de Sinistro" tal como tinha referido anteriormente mas sim na "Nota Informativa Sobre os Termos e Condições do Seguro Contributivo de Proteção ao Crédito" que anexou na sua resposta.

No documento que enviou e que reli atentamente devo salientar o ponto 18 - PAGAMENTO PELOS SEGURADORES onde se lê:
"Os Seguradores obrigam-se a efetuar os pagamentos devidos num prazo de 30 dias após a confirmação da ocorrência do sinistro e das suas causas, circunstâncias e consequências."

Considerando (como é dito na sua resposta) que a documentação foi por mim remetida por carta registada com aviso de recepção no dia 25 de junho e por vós recebida na morada indicada no dia 1 de julho (data do carimbo dos CTT), será esta a data (1 de julho) que tomarei em conta como sendo a data da "confirmação da ocorrência do sinistro e das suas causas, circunstâncias e consequências" conforme o referido ponto 18.

Toda a documentação solicitada foi enviada para a morada mencionada pela seguradora por vós contratada.
Se a documentação depois tem que seguir para a Irlanda de barco ou avião ou não tem que seguir de todo não é problema meu.

O que não dá para aceitar é o prazo de 60 dias para tomada de posição da seguradora que me foi comunicado por e-mail pelo banco...

Caso o prazo de pagamento de 30 dias, dado pela própria seguradora nas condições do seguro, não seja cumprido avançarei com uma queixa na própria ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Paulo Soares adicionou uma resposta

Reclamação será sempre reaberta enquanto não for tomada a decisão por parte da seguradora que, confirme mencionei na minha resposta anterior, se compromete nas condições do seguro a fazer o pagamento dentro de 30 dias...

02 Ago2019

Exmos Senhores,

Com os nossos cumprimentos.

02 Ago2019
03 Ago2019
Paulo Soares adicionou uma resposta

"Informamos que, foi à presente data comunicado ao nosso cliente, a tomada decisão ao processo que decorre."

E a tomada de decisão foi:
"No seguimento do seu seguro de crédito que foi acionado no passado dia 28-06-2019, na cobertura de Desemprego Involuntário, gostaríamos de comunicar que o processo em questão vai ser deferido.

Chamamos a sua atenção para o facto de o prazo para análise do processo ser 60 dias, que, por sua vez, foram indicados na carta que Marsh remeteu no dia 22-07-2019. Os 60 dias são a contar da data de 28-06-2019. Como poderá verificar o prazo de análise ainda não foi ultrapassado, agradecemos que deste modo, aguarde pelo processamento final e consequentemente reembolso de capital.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Victoria Brezinscaia, O&T

Marsh, Lda. | Rua António Pedro, 111, 1150-045 Lisboa"

Continuam a não cumprir com o que está contratado (Cláusula 18 da nota informativa sobre os termos e condições do seguro contributivo de proteção ao crédito).

Já respondi diretamente à Marsh, Lda visto que desta vez o Banco Credibom nem se dignou a responder diretamente ao seu cliente - aguardou que uma entidade (que não é o segurador) se pronunciasse para dar a reclamação como encerrada sorrateiramente.

Pois a questão não está encerrada de todo, comunicaram que o processo vai ser diferido mas mantêm o prazo descabido de 60 dias!!!

Enfim, não são gente séria e ponto final...

03 Ago2019
17 Out2019

Exmos Senhores,

Por referência à reclamação 29695919, informamos que foram prestados os esclarecimentos em mensagem particular.

Disponíveis para quaisquer esclarecimentos adicionais, subscrevemo-nos apresentando os melhores cumprimentos.

Banco Credibom, S.A.

17 Out2019
16 Nov2019
Paulo Soares avaliou a marca

Dificultam ao máximo a abertura de processo de sinistro...