58.4
1 Santander 83.1
3 ActivoBank 81.3
Banco CTT58.4
Banco CTT, S.A.

• Praça Duque de Saldanha, 1 - Piso 3 (Edifício Atrium)
  • reclamacoes@bancoctt.pt

Banco CTT - Cartão de crédito ... sem segurança nem transparência

José Carlos de Barros Callixto
José Callixto apresentou a reclamação
11 de janeiro 2019

Venho por este meio apresentar a minha reclamação pelo deplorável funcionamento que acabo de constatar quanto à segurança e ao funcionamento do cartão de crédito Banco CTT. Passo a expor a questão:
1) Utilizando os dados do meu cartão de crédito CTT, no passado dia 2 do corrente efectuei uma compra online.
2) Estranhei que o movimento não aparecesse na minha conta cartão, nem nesse dia nem em todos os dias seguintes. No dia 6 fiz nova compra online, que igualmente não apareceu na conta cartão, até dia 9, em que a conta cartão continuava a zeros. De referir que todos os dias verifiquei a conta, tanto na app CTT como na área de cliente.
3) Qual não é o meu espanto quando ontem (4 dias úteis depois do 2º movimento) verifiquei o aparecimento daquele segundo movimento, que reconheço e legitimo … mas também de dois outros movimentos que, embora com data de 2 do corrente, nenhum deles corresponde à primeira compra efectuada. Como se explica que quaisquer movimentos (sejam eles fraudulentos ou não) só apareçam 4 dias depois e mais de uma semana depois da data de referência?
4) Procurando um contacto, verifiquei que não existe uma linha directa para casos desta natureza, pelo que liguei para a linha geral de atendimento … na qual estive cerca de 12 minutos à espera. Relatei a situação, tendo sido informado que o cartão passará a estar bloqueado e que me vai ser enviado um formulário para reclamar os movimentos fraudulentos … até à próxima 2ª feira. Como se explica que sejam precisos dois dias úteis … para enviar um e-mail de preenchimento e devolução?!
5) Apresentei de imediato a minha reclamação por e-mail, para os endereços indicados para esse efeito no site do Banco CTT, ou sejam reclamacoes@bancoctt.pt e info@bancoctt.pt. Até ao presente, não recebi nenhuma resposta ao referido e-mail.
6) Hoje, recebi um e-mail da CETELEM, sem nenhuma referência ao Banco CTT, com um formulário que permite a identificação de apenas uma única transacção. De referir que nunca fui informado pelo Banco CTT que a gestão do Cartão de Crédito fosse via CETELEM, nem aliás no site do Banco CTT existe qualquer indicação nesse sentido.
7) Voltei a ligar para a linha de atendimento ao cliente do Banco CTT, voltando a explicar toda esta anómala situação. Disseram-me que me iriam transferir a chamada para o departamento de gestão de cartões de crédito … mas quem me atendeu a seguir informou-me estar a falar … com a CETELEM !!! Sobre o meu e-mail … nem sequer sabem da existência do mesmo!
Face ao exposto, considero desde já desvinculado de toda e qualquer responsabilidade da minha parte relativamente aos movimentos fraudulentos e respectivas taxas, ante um funcionamento do Banco CTT que é pelos vistos pouco fiável, nada transparente e gerando uma total ausência de segurança e de confiança dos clientes. Afirmo igualmente desde já a minha disposição de cancelar de imediato não só o cartão como a minha Conta no Banco CTT, à qual aderi recentemente … julgando poder confiar na segurança dos serviços, o que não acontece!

Data de ocorrência: 11 de janeiro 2019
Exmo. Senhor José Callixto,

Agradecemos a sua comunicação a qual mereceu a nossa melhor atenção, a mesma encontra-se em análise e foi registada com referência #25131119. Esclarecemos adicionalmente que por motivos de confidencialidade ser-lhe-á dada resposta de forma privada.

Exmo. Senhor José Callixto,

Informamos que procedemos ao envio de um e-mail, no dia de hoje, relativo à situação exposta.

12 de janeiro 2019
Acuso a recepção do e-mail a que se referem, que agradeço. Não posso contudo deixar de estranhar que, não tendo anteriormente recebido resposta à minha reclamação durante quase 24 horas … só após a queixa formalizada no Portal da Queixa é que me respondem de imediato...
Na resposta que o Banco CTT agora me envia, referem-me que a informação pré-contratual "identifica de forma clara e inequívoca o BNP Paribas Personal Finance, SA como instituição de crédito mutuante", o que é verdade e do meu conhecimento … mas será que os Clientes têm obrigação de saber que o BNP Paribas Personal Finance é a CETELEM? Aliás … a vossa resposta não refere a marca CETELEM, tal como o e-mail que recebi da CETELEM não refere nem o BNP Paribas Personal Finance nem o Banco CTT. Continuo portanto a não ter nenhum elemento escrito que me comprove que o e-mail recebido da CETELEM (servico.cliente@cetelem.pt) tem alguma coisa a ver com o Banco CTT e/ou com a minha reclamação.
Respondem-me agora que "o Banco CTT …. não dispõe de informação suficiente" (o que só por si é insólito ... e aconselham-me a endereçar a minha reclamação "diretamente ao Banco BNP Paribas Personal Finance". Ora … eu sou cliente do Banco CTT, sendo esta portanto a entidade responsável por toda e qualquer questão resultante da respectiva actuação e funcionamento, independentemente dos parceiros a que recorram!
Face ao exposto e à situação vivida, continuo a considerar a actuação do Banco CTT totalmente sem segurança nem transparência, pelo que declino toda e qualquer responsabilidade da minha parte relativamente aos movimentos fraudulentos e respectivas taxas. Reitero igualmente a disposição já assumida de cancelar não só o cartão de crédito como a minha Conta no Banco CTT, à qual tinha aderido recentemente … julgando poder confiar na segurança dos serviços e num eficaz respeito pelos clientes.
15 de janeiro 2019

15 de janeiro 2019
Exma Srª Dª Mara Fernandes,

No e-mail a que se refere, na prática é-me apenas transmitido que "a gestão do cartão de crédito é da exclusiva responsabilidade do Banco BNP Paribas Personal Finance" … pelo que terei de voltar a perguntar se os Clientes têm obrigação de saber "que o Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance".
Não é verdade que a CETELEM esteja "devidamente identificada a esta respetiva Entidade". Em nenhum documento por mim assinado consta a marca CETELEM. Quando da abertura de conta e adesão ao cartão de crédito, na Loja Banco CTT de Moscavide, não fui informado que a gestão não é do próprio Banco CTT. Independentemente da marca CETELEM, caso me tivesse sido transmitido que o Banco CTT "atua como intermediário de crédito na comercialização do cartão de crédito" não teria aceite a respectiva adesão, que me foi proposta pela funcionária e não por mim solicitada.
Acrescento também que a maioria das opções da Área de Cliente Online (homebanking) não funcionam e/ou funcionam deficientemente. Exemplos: como já referi na minha primeira reclamação, os movimentos no Cartão de Crédito só surgiram uma semana depois da data indicada para os movimentos fraudulentos, apesar de o portal referir que estavam em dia ao dia útil anterior; todo o portal tanto aparece em português como em inglês, aleatoriamente e no mesmo computador e no mesmo local; os movimentos de conta … por vezes diz que não existem … e só aparecem passado algum tempo; a opção do 'Gerir Cartão de Crédito' (https://homebanking.bancoctt.pt/foundation-guiwar/index.html#/creditcardoverview/view/view) … não tem qualquer conteúdo; tentando aceder ao link 'Resolução de litígios' (https://www.bancoctt.pt/home/rede-extrajudicial-de-apoio.html)... dá "Erro 404".
Face ao sucedido e atendendo à evidente falta de segurança que todo o portal manifesta, deixei apenas na conta à ordem o montante necessário para pagamento do único movimento não fraudulento surgido no Cartão de Crédito. Declino toda e qualquer responsabilidade por movimentos que não efectuei e que apenas surgiram na minha conta uma semana depois da data indicada. Após pagamento do único movimento que reconheço, a conta à ordem ficará portanto "a zeros", solicitando desde já o respectivo cancelamento. Banco CTT nunca mais … aliás antes de aderir eu deveria ter visto a quantidade de queixas presentes no Portal da Queixa, sobre o mau funcionamento de um serviço que se pretenderia à altura do nome que ostenta.
22 de janeiro 2019
Exmo. Senhor José Callixto,

Informamos que foram prestados os devidos esclarecimentos respeitantes à situação exposta.

22 de janeiro 2019
Exma Srª Dª Mara Fernandes

No passado dia 17 recebi e-mail vosso, assinado pelo Sr. Francisco Tavares, no qual me transmitem que, e passo a citar, "assim que for feita a análise ser-lhe-á envida a resposta".
Mais informo que desde essa data … não recebi mais qualquer comunicação vossa. Não faço ideia, portanto, onde e quando "foram prestados os devidos esclarecimentos respeitantes à situação", que continua exactamente na mesma!
Assim, perante um funcionamento injustificável, declino toda e qualquer responsabilidade por movimentos que não efectuei e que apenas surgiram na minha conta uma semana depois da data indicada, posição aliás já anteriormente por mim assumida.
Cumprimentos.
Exmo. Senhor José Callixto,

Informamos que foram prestados todos os devidos esclarecimentos respeitantes à situação exposta.

Exma Srª Dª Mara Fernandes

Efectivamente recebi hoje um e-mail … da "famigerada" CETELEM. E-mail esse que nada acrescenta nem esclarece em relação às anteriores comunicações. A situação continua portanto em análise, inclusive de acordo com o e-mail hoje recebido, segundo o qual "posteriormente a essa análise e consequente decisão, irá responder diretamente ao V/pedido".
Reafirmo que em momento algum e em documento algum referente ao Cartão de Crédito Banco CTT é referida a marca CETELEM … e não me parece que os Clientes tenham obrigação de saber que esta marca é uma marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A.
Cumprimentos.
25 de janeiro 2019
Em aditamento ao que acabei de escrever, acrescento que recebi a informação de que o Banco CTT solicitou a alteração desta reclamação para o estado "Resolvida", o que obviamente recusei. Informam-me que "a situação foi encaminhada para o nosso departamento de Fraude, que irá efetuar a sua análise" … mas querem encerrar a reclamação!!!
30 de janeiro 2019
Quase um mês depois dos movimentos fraudulentos a que se reporta este caso … tudo continua exactamente na mesma!
Entretanto, o Banco CTT (ou Paribas, ou Cetelem…) tem ainda o desplante de me enviar o extrato do Cartão de Crédito (apesar de se encontrar indisponível), extrato do qual continuam a constar os movimentos fraudulentos, sem qualquer referência ao facto de a situação estar a ser analisada.
E a somar a tudo isto … acabo de receber um telefonema da "famigerada" CETELEM … a perguntar-me se reconheço o movimento efectuado no dia 6 de Janeiro … quando em todas as minhas comunicações anteriores referi que esse é (foi) o único movimento que reconheço!
Face a esta total inoperância, incompetência e desrespeito pelos Clientes por parte do BANCO CTT (ou Paribas, ou Cetelem…) , reitero a posição já anteriormente assumida de NÃO ME RESPONSABILIZAR PELO PAGAMENTO dos movimentos que não efectuei.
Conforme informei atempadamente, na conta à ordem resta o montante respeitante ao único movimento não fraudulento, após o que a conta ficará portanto "a zeros". Reitero igualmente a disposição de cancelar a conta à ordem e toda e qualquer relação com o Banco CTT, após o referido pagamento.
5 de fevereiro 2019
Mais de um mês depois, recebi hoje por correio uma carta da CETELEM com data de 31 de Janeiro … que apenas me comunica que o cartão de crédito está "temporariamente bloqueado por suspeita de utilização fraudulenta"!!!
Que o cartão está bloqueado … já eu sei desde o dia 10 de Janeiro, senhores da CETELEM e do BancoCTT!!!
O funcionamento desta "dupla" CETELEM/BancoCTT é cada vez mais patético. Competência e respeito pelos clientes, precisa-se!!!
7 de fevereiro 2019
O Banco CTT continua sem resolver a situação ... e agora inclusivamente sem responder aos mails nem a estas intervenções no Portal da Queixa. Deplorável!
15 de fevereiro 2019
Mais uma comunicação da CETELEM (por e-mail) … apenas para me dizerem que "com base na informação/documentação que nos remeteu, para dar seguimento ao processo de reclamação de uso indevido do seu cartão de crédito, foi encaminhada para o departamento competente do Banco, que após a decisão final, ficará responsável por lhe enviar diretamente a resposta"!!! Isto … mais de um mês depois da minha reclamação e de lhes ter enviado a informação/documentação pedida.
De quantos meses precisará a CETELEM/BancoCTT para a análise e resposta? Qualquer caso desta natureza, em qualquer outro banco … é analisado e resolvido em poucos dias, para não dizer horas…
E directamente do Banco CTT … silêncio total desde o dia 25 de Janeiro!!!
Paradoxalmente, recebi hoje o extrato do Cartão de Crédito Banco CTT, mas:
1) Não faço a mínima ideia a que se refere uma mensalidade de 50,00 € (!!!) constante do referido extrato; a anuidade/mensalidade do Cartão de Crédito BancoCTT é gratuita!
2) A importância correspondente ao único movimento não fraudulento que efectuei só não foi ainda debitada da Conta à ordem por total inoperância do BANCO CTT/CETELEM, dado que a modalidade de pagamento que aceitei quando (infelizmente) aderi ao Cartão de Crédito é a de 100% do valor do saldo em dívida, por débito directo em conta.
3) Tanto no presente extrato como no do mês anterior consta a identificação da Entidade Credora e o Nº de Autorização para o referido débito directo … que não foi processado.
Desde o dia 17 de Janeiro p.p. que não recebo quaisquer notícias do BancoCTT sobre este paradoxal caso. Apesar de o Banco se declarar "totalmente disponível em reclamacoes@bancoctt.pt" … ninguém mais me respondeu!!!
Face ao exposto, DECLARO NÃO ME RESPONSABILIZAR por quaisquer consequências da completa descoordenação e inoperância dos serviços do BancoCTT/Cetelem. Na minha Conta à Ordem (que pedi para cancelar assim que este insólito caso for resolvido) permanece em saldo a importância para pagamento do único movimento que efectuei com o Cartão … se e quando o quiserem debitar.
21 de fevereiro 2019
Desta vez responderam-me do BancoCTT … apenas para me dizer "reiteramos os esclarecimentos anteriormente prestados, na medida em que o Banco CTT é intermediário de crédito na comercialização do cartão de crédito objeto da presente reclamação e as questões suscitadas por V. Exa., quanto à utilização do mesmo, foram endereçadas diretamente ao Banco BNP Paribas Personal Finance".
Agradeci a resposta, mas relembrei que a minha Conta à Ordem é no BancoCTT e é na área de Cliente e na app do BancoCTT que vejo não só a Conta à Ordem como o extrato do Cartão de Crédito e respectivos movimentos! Área de Cliente que aliás continua a caracterizar-se por uma tremenda falta de funcionalidade, como referi num dos meus primeiros e-mails … assunto sobre o qual nunca me responderam. Exemplos: a opção de 'Gerir Cartão de Crédito' … não tem qualquer conteúdo; tentando aceder ao link 'Resolução de litígios' ... dá "Erro 404" … and so on…
6 de março 2019
Em aditamento às minhas anteriores informações, acrescento que nem o BancoCTT nem a Cetelem me responderam até hoje ao pedido de esclarecimento sobre a insólita mensalidade de 50 € surgida no extrato do meu cartão de crédito e debitada da conta à ordem.
Face à total ausência de resposta (questões colocadas por meus e-mails de 21 de Fevereiro e 1 de Março p.p.), procedi ao levantamento da importância que ainda detinha na minha Conta à ordem.
Caso não receba urgentemente uma resposta do BancoCTT e/ou Cetelem sobre todo este paradoxal caso, considero-me totalmente desvinculado de qualquer relação com o BancoCTT/Cetelem.
7 de junho 2019
Efectivamente até agora este caso não teve qualquer resolução, nem por parte do Banco CTT nem por parte da Cetelem, contra a qual apresentei nova reclamação - https://bit.ly/2Zdllcr - na sequência de uma paradoxal comunicação da Cetelem de que o processo foi comunicado ao Banco de Portugal e incluído no "Procedimento PERSI" … por suposto incumprimento meu!!!
É inconcebível que estas empresas tenham o total desrespeito pelo Cliente que manifestam impunemente. Pela minha parte, o caso está agora entregue ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa … aguardando que este Centro funcione melhor do que as entidades visadas.
José Carlos de Barros Callixto
José Callixto avaliou a marca
21 de fevereiro 2019

Ao aderir ao BancoCTT, pensei estar a aderir a um serviço à altura do nome da "velha" instituição CTT. Rapidamente verifiquei que não, particularmente quando aceitei aderir ao respectivo Cartão de Crédito … que afinal não é deles … o BancoCTT é apenas um intermediário do Banco BNP Paribas Personal Finance … que nós, clientes, temos que adivinhar que é a famigerada CETELEM! Passado pouco tempo de ter o cartão de crédito … apareceram-me movimentos fraudulentos no mesmo … e a CETELEM está há praticamente 2 meses a analisar a situação! Isto para já não falar da completa falta de funcionalidade e de segurança do homebanking do BancoCTT. Exemplos: a opção de 'Gerir Cartão de Crédito' … não tem qualquer conteúdo; tentando aceder ao link 'Resolução de litígios' ... dá "Erro 404" … and so on…; reportei estes casos ao BancoCTT … nem sequer me respondem. Neste momento tenho na conta à ordem apenas o montante para pagamento do único movimento que efectivamente realizei com o Cartão de Crédito … mas há quase 2 meses que o mesmo não é levantado … apesar de a modalidade de pagamento que escolhi ter sido de 100% do valor do saldo em dívida, por débito directo em conta. E, para um Cartão de Crédito que dizem ser gratuito … no actual extrato enviam-me uma mensalidade … de 50 € !!! Explicações, que já pedi … até agora ninguém mas deu...