58.2
1 Santander 83.1
3 ActivoBank 81.2
Banco CTT58.2
Banco CTT, S.A.

• Praça Duque de Saldanha, 1 - Piso 3 (Edifício Atrium)
  • reclamacoes@bancoctt.pt

Banco CTT - Conversão de conta em serviço mínimos

João Alberto Aires Nobre Silva Fernandes
João Fernandes apresentou a reclamação
13 de fevereiro 2021
Em Setembro do ano de 2020,fui ao banco CTT para converter a minha conta ordem em conta de serviços mínimos ( reuno todas as condições, segundo o banco de Portugal, a quem já reclamei o sucedido e corroborou a minha intenção). Foi-me dito que por razões de impossibilidade do sistema informático do banco não era possível converter, mas podia fechar a conta existente e abrir nova conta, com todos os inconvenientes que isso acarretar ia para mim não aceitei tal solução. Disseram para aguardar por Janeiro de 2021, pois aí já seria possível. Voltei ao bctt agora em Fevereiro de 2021,após ter recebido através do meu extrato mensal a informação de que já seria possível a esperada conversão, qual o meu espanto quando me foi dito pelo responsável do balcão que o mesmo ainda era impossível. Recebi por escrito do banco de Portugal a informação que tal é obrigatório, como diz a lei. O bctt após reclamação por escrito diz que posso fechar a conta e abrir nova, como sempre foi dito. Não aceito essa solução pois acarreta inconvenientes para mim. Estou a pedir algo ao abrigo da legislação em vigor há cerca de meio ano e não consigo. Porquê???
Data de ocorrência: 13 de fevereiro 2021
13 de fevereiro 2021
Exmo(a). Senhor(a) João Alberto Aires Nobre Silva Fernandes

Agradecemos a sua comunicação, a mesma encontra-se em análise e foi registada com a referência #55331621. Esclarecemos adicionalmente que, muito em breve, ser-lhe-á dada resposta de forma privada.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Mara Fernandes
28 de fevereiro 2021
Ainda continuo a aguardar resposta /resolução por parte do banco CTT, bem como do banco de Portugal, a quem também voltei a recorrer para solucionar esta questão.
5 de março 2021
O bctt enviou por correio normal uma não resposta, ou seja diz que continua a "cumprir a lei" pois permite a abertura de conta de serviços mínimos. Ora não é isso que pretendo, nem é isso que a lei diz. O que pretendo ao abrigo da lei é converter a minha conta à ordem numa conta de serviços mínimos, coisa que o bctt continua a dizer não estar informaticamente preparado para fazer. Mas está preparado para começar, ao contrário do que fazia, para cobrar comissão pela utilização do cartão multibanco(15€/ano). Não posso concordar com isso. Continuo a aguardar decisão do banco de Portugal relativamente à minha situação. Espero que o bctt converta a minha conta à ordem em conta de serviços mínimos bancários, enquanto tal não acontecer não posso admitir que me obriguem a pagar qualquer tipo de comissão. A minha mulher está na mesma situação. Sentimo-nos ultrajados por esta instituição.
João Alberto Fernandes
14 de março 2021
Continuo à espera de uma resolução para converter a minha conta numa conta de serviços mínimos bancários, como está na lei.
14 de março 2021
Está foi a não resposta enviada por correio normal pelo bctt.
15 de março 2021
Esta foi a primeira resposta do banco de Portugal, relativamente ao assunto em epígrafe.
Agradeço o vosso cumprimento da lei.
16 de março 2021
Esta foi a mensagem enganadora que recebi com extrato e que me levou, mais uma vez, a reclamar desta situação. Gerou a não resposta por carta do bctt e consequentemente nova reclamação formal ao banco de Portugal.
24 de março 2021
Ainda continuo a aguardar solução.
2 de abril 2021
Bom dia
Ainda continuo à espera da resolução. Recordo que o Bctt não está a cumprir as directivas do banco de Portugal, ao não permitir a CONVERSÃO da minha conta à ordem numa conta de serviços mínimos.
14 de abril 2021
Ainda sem resposta...
28 de abril 2021
O Bctt está a tentar "vencer" ( em desrespeito à lei) pelo cansaço, mas ainda aguardo nova resposta do banco de Portugal.
28 de abril 2021
É ultrajante a forma como o Bctt está a lidar com esta situação. Para além de não cumprir a lei, ignora e digo mais, vilipendia totalmente um cliente.
Mantenho a minha reclamação e reitero que aguardo nova resposta do banco de Portugal ao meu apelo ao respeito da legislação em vigor.
Uma "luta" desigual de que não desisto.
Cumprimentos.
29 de abril 2021
Exmo. Senhor João Fernandes

Informamos que procedemos ao envio de um e-mail, relativo à situação exposta.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Raquelly Gouveia
João Alberto Aires Nobre Silva Fernandes
João Fernandes avaliou a marca
3 de setembro 2021

Demoraram um ano a repor a legalidade e ainda assim fiquei sem acesso a uma conta poupança que possuía.