Banco CTT, S.A.
  • O Banco CTT tem como missão disponibilizar produtos financeiros simples e competitivos, um serviço de excelência e estabelecer relações de confiança e inovação.

• Edifício Adamastor, Torre A, Piso 11
    Av. D. João II, n.º 11,
    1999-002 Lisboa
  • reclamacoes@bancoctt.pt

Banco CTT - Débito de anuidade de cartão indevidamente cobrada

Alexandre Azevedo apresentou a reclamação

Quando aderi ao Banco CTT no final de Novembro e recebi o cartão de débito em Dezembro de 2019 foi-me informado que o mesmo estava isento de anuidade, que nao teria anuidade nem de cartoes nem despesas de conta e por este motivo aceitei aderir ao cartão e ao Banco CTT que tinha a estratégia de comunicação como o banco tudo a zero ou sem comissões. No entanto, sendo a anuidade respeitante a 1 ano a partir da data de adesão, estão a cobrar uma anuidade respeitante ao ano que deveria estar isento, deste modo, solicito a devolução do montante retirado da minha conta referente à Comissão Anual Disponibilização Cartão Débito do meu cartão de débito, no valor de 15€ + 0,60€ (IS).
Esta anuidade deve contar apenas depois de terminar o periodo de 1 ano de adesão ao cartão ou então não pode ser considerada uma anuidade porque o que conta são as regras no momento de adesão e o banco não pode anunciar tudo a zero ou sem comissões para os clientes aderirem ao mesmo para depois cobrarem logo comissões adientadas ou seria publicidade enganosa.
Até hoje, nunca tive conhecimento de que algo alterou, portanto, agradeco que seja creditado o valor de 15€ + 0,60€ (IS) e se pretendem comecar a cobrar anuidade, notifiquem me para que eu, como consumidor, tenha o possibilidade de decidir manter a conta aberta ou optar por a encerrar. Se o meu pedido não for atendido ou optarem por ignorar, irei proceder a queixa perante o Banco de Portugal a alegar abuso do banco em cobrar esta anuidade indevidamente. Aguardo resposta
08 Dez 2020
Banco CTT adicionou uma resposta

Exmo(a). Senhor(a) Alexandre Azevedo

Agradecemos a sua comunicação, a mesma encontra-se em análise e foi registada com a referência #50088620. Esclarecemos adicionalmente que, muito em breve, ser-lhe-á dada resposta de forma privada.

Para qualquer esclarecimento adicional, estamos totalmente disponíveis em reclamacoes@bancoctt.pt.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Mara Fernandes

11 Dez 2020
Banco CTT adicionou uma resposta

Exmo. Senhor Alexandre Azevedo

Informamos que procedemos ao envio de um e-mail, relativo à situação exposta.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Raquelly Gouveia

11 Dez 2020
Banco CTT alterou o estado para Resolvida
20 Dez 2020
Alexandre Azevedo adicionou uma resposta

Informo que recebi apenas parcialmente o valor da anuidade do cartao de debito mas se foi por ter passado 12 meses foi porque estava a aguardar resposta as minhas perguntas dado que enviei varias mensagens através do homebanking e nem sempre responderam.
Em 03-10-2020 enviei a seguinet mensagem:
"Verifiquei no preçário que o Banco CTT vai começar a cobrar anuidade nos cartões de débito (multibanco), cujo valor se via fixar em 15 euros e a este valor acresce também os 4% do imposto de selo.
Eu aderi ao Banco CTT e ao cartão de débito porque este apresentou-se como um banco zero, ou seja, sem anuidades e sem comissões. Deste modo, gostaria de saber ate quando vou poder utilizar o cartão de débito sem que esta anuidade seja cobrada ou se devo cancela-lo para que nao me seja cobrada a referida anuidade?"

Por outro lado, quando aderi ao Banco CTT apresentaram-me a Conta Poupança Livre com as seguintes condicoes em Dezembro de 2019:

Remuneração

Taxa de 1% TANB para quem domiciliar o vencimento a partir de 250€ ou 3 despesas em débito direto
Taxas de remuneração para montantes até 5.000€
Sem Prazo
Sem Montante
Mobilizável a qualquer altura
Reforços
São permitidas transferências programadas, mensais ou trimestrais, ou transferências pontuais.
Pagamento Trimestral de juros

Tenho o meu vencimento domiciliado neste banco, no entanto, ate hoje nunca recebi juros nenhuns do Banco CTT.

20 Dez 2020
Alexandre Azevedo reabriu a reclamação
Banco CTT alterou o estado para Resolvida
Alexandre Azevedo adicionou uma resposta

Estou muito descontente com a atitude de quem fechou a minha reclamação sem sequer dar uma resposta a minha anterior mensagem.
Mas o meu descontentamento não é so devido aos motivos anteriormente referidos.
O homebanking também funciona mal, as vezes tento escrever uma mensage e vou para enviar e faz logout.
Também ia para consultar a minha conta e aparece este erro:

"Internal Server Error
The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.

Please contact the server administrator, you@your.address and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.

More information about this error may be available in the server error log.

IBM_HTTP_Server at homebanking.bancoctt.pt Port 443"

Alexandre Azevedo reabriu a reclamação
07 Jan 2021

Continua sem resposta

29 Jan 2021

Continua sem resposta

Alexandre Azevedo está a aguardar resolução da marca

Ver perfil de Carlos Emanuel

Carlos Emanuel

A mim também senão não aderia esta conta.Estou sem casa e sem rendimentos.Aguardo a reposição desse dinheiro que me foi roubado e preciso para sobreviver.Caso, contrário, vou recorrer para devidas instancias.