Bancos
1 Santander 83.9
Banco CTT61.3
Banco CTT, S.A.

• Praça Duque de Saldanha, 1 - Piso 3 (Edifício Atrium)
  • reclamacoes@bancoctt.pt

Banco CTT - Dinheiro retido indevidamente

Clara Borges apresentou a reclamação
14 de maio 2019
Venho por este meio reclamar de montante cativo na conta à ordem indevidamente, de forma recorrente.
Sou cliente do banco CTT há 2 anos. A 08/05 e 10/05/2019, realizei duas compras 'online' com o cartão de débito do Banco CTT, no total de 446,51€. O montante foi debitado da conta à ordem e recebi email dos comerciantes a confirmar que as transações decorreram sem problemas.
No entanto, apercebi-me que o montante tinha ficado cativo da minha conta à ordem, após ter sido debitado, ou seja, a minha conta ficou com menos 893,02€ (446,51€x2), forçando-me a saldo negativo.
Contactei o banco pelo Homebanking, mas não tive resposta em 3 dias úteis, pelo que me dirigi a uma agência bancária, onde fui informada que o dinheiro estava retido pelo banco e que demoraria 10 dias a ser desbloqueado. Isto implica estar 10 dias com saldo negativo na conta à ordem, incapaz de pagar contas ou levantar dinheiro, o que é uma situação insuportável.
Uma situação semelhante aconteceu em Abril de 2019, com um montante menor que ficou cativo 10 dias após o débito. Na altura, alertei o banco para a situação, tanto em agência, como online, sendo assegurada que iam resolver o problema.
Uma vez que se trata de uma situação recorrente, que me impede de fazer transações com o cartão de débito de forma segura, venho por este meio entregar oficialmente uma reclamação.
Data de ocorrência: 14 de maio 2019
“ Exma Sra. Clara Borges,

Agradecemos a sua comunicação, a mesma encontra-se em análise e foi registada com a referência # 28166919. Esclarecemos adicionalmente que, por motivos de confidencialidade, muito em breve, ser-lhe-á dada resposta de forma privada.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Carla Martins
14 de maio 2019
O email recebido por parte do banco CTT, apesar de muito cordial, não foi útil na resolução do problema.
Agradeço, por favor, uma nova avaliação do meu pedido de desbloqueio do montante e orientações sobre como evitar este problema em futuras transações online, se mantiver a filiação ao banco.
15 de maio 2019
Resposta do Banco CTT - Diana Freitas a 15/05/2019: "Relativamente à situação exposta, reiteramos os esclarecimentos prestados quanto ao intervalo temporal estipulado para desbloqueio de valores cativos, adiantando que, não serão aplicados novos débitos para transações já processadas."

Gostaria de perguntar qual a sugestão do banco CTT para compras online, de forma a que a não bloquear o dinheiro durante 10 dias.
15 de maio 2019
Exma Sra. Clara Borges,

Informamos que procedemos ao envio de um e-mail, no dia de hoje, relativo à situação exposta.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Carla Martins
29 de maio 2019
Após 10 dias de me terem debitado o dinheiro da conta à ordem, o montante foi desbloqueado. Durante esses 10 dias, não tive acesso à minha conta para levantar dinheiro, pagar contas ou fazer compras com o cartão de débito apesar de ter cerca de 400 euros na conta.
As respostas por parte do banco não me ajudaram a resolver a situação.
Uma vez que se trata de uma situação recorrente e não me foi sugerida nenhuma solução para fazer compras online com segurança no futuro, eu fiz uma reclamação formal com o Banco do Portugal e com a Deco e estou a investigar outras opções.
Clara Borges avaliou a marca
29 de maio 2019