Bancos
1 Santander 84
Banco CTT61.1
Banco CTT, S.A.

• Praça Duque de Saldanha, 1 - Piso 3 (Edifício Atrium)
  • reclamacoes@bancoctt.pt

Banco CTT - Scam juros conta poupança

Andre
Andre apresentou a reclamação
14 de outubro 2019
Boa tarde.

Disponho de uma conta poupança com 5000€ e domiciliação de ordenado ao qual recebi no dia 01/10 os respectivos juros já líquidos de impostos, e logo de seguida foram retirados mais 2.55€ referentes a retenção na fonte.

Logo se 1%-0.28%=0.72% de juros ao ano, fica assim 0.72%/4=0.18% de juros liquidos por trimestre, que por sua vez, 0.18*5000=9€ já limpos de impostos.

Desta forma, ainda foram retirados mais 28% sobre o valor já recebido. 9€-2.55€=6.45€ o que equivale a uma taxa de juro liquida apenas de 0.48% ao invés dos 0.72% prometidos.

Enviei vários emails para reclamacoes@bancoctt.pt, contacto no próprio homebanking e directamente no balcão onde foi aberta a conta, e até agora não recebi qualquer resposta sobre este assunto.

Não sei se serei o único com este problema, ou se este "erro" abrange outras pessoas que poderão não estar atentas e poderão deixar passar.
Data de ocorrência: 14 de outubro 2019
15 de outubro 2019
Exmo Sr. André Bento,

Agradecemos a sua comunicação, a mesma encontra-se em análise e foi registada com a referência #32673419. Esclarecemos adicionalmente que, muito em breve, ser-lhe-á dada resposta de forma privada.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Guilherme Machado
Andre
15 de outubro 2019
Em resposta ao email recebido, encaminho a respectiva resposta:

Pelo exposto por vós:
Capital Investido x Taxa / 360 x n.º de dias em que a aplicação foi feita .
Logo:
5000€x1%=50€
50€/360dias=0.138888...€
0.138888...€x90Dias=12.50€

Eu apenas recebi 9.15€ ao invés dos 12.50€

E ainda foram debitados mais 2.55€.

Ficando com apenas 6.60€.

Não está em conformidade, está a haver dupla tributação pois os 9.15€ recebidos já são líquidos de impostos.

Os 5000€ foram colocados na conta poupança a 29/06 pelo que não houve qualquer movimentação até ao dia de hoje, como pode ser confirmado.
16 de outubro 2019
Exmo Sr. André Bento,

Informamos que procedemos ao envio de um e-mail, no dia de hoje, relativo à situação exposta.

Para qualquer esclarecimento adicional, estamos totalmente disponíveis em reclama-coes@bancoctt.pt.

Certos da Sua compreensão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Guilherme Machado