Santander

Vanessa apresentou a reclamação
2 de dezembro 2022
Exmos. Senhores,

Exmos. Senhores,
No dia 11 de novembro tomei conhecimento de que as minhas contas tinham sido encerradas pelo meu balcão da Terrugem devido a ter recusado que a gestora de particulares, Maria João Purificação Mata gerisse a minha conta, pois entendo que como cliente tenho direito a escolher quem me gere as contas.
Tudo começou no dia 13 de julho quando contactei o gerente Luís Castro do meu balcão afim de comunicar-lhe precisar de atualizar o meu domicílio e solicitar um cartão de crédito. Ele responde que devo preencher uma ficha de cliente apenas com a nova morada e assinar na última pagina, não sendo necessário preencher a ficha completa, e também enviar um comprovativo de domicílio e recibos de ordenado para pedir o cartão de crédito. No dia 21 de julho envio o comprovativo de domicílio e a ficha de cliente preenchida como o gerente me tinha solicitado e no mesmo dia recebo um email da Sra. Maria João Purificação Mata no qual me diz que tenho que preencher a ficha de cliente na totalidade e que o cartão de crédito deve ser pedido no netbanco quando no meu netbanco essa opção não estava disponível! Que falta de profissionalismo que o gerente diga uma coisa e a gestora diga outra!
Respondo ao email a dizer que eu tinha enviado o que o gerente me tinha solicitado, que não iria enviar o que a gestora me estava a solicitar e que por favor a partir de agora agradecia só tratar com ele, pois sou cliente do banco há 20 anos e que nos últimos 8 anos tinha sido sempre o gerente com quem eu tinha tratado.
O banco atualiza a morada de forma errada e a renovação dos cartões de débito feita em agosto é enviada para outra morada tendo que ser emitida uma segunda via para a morada correta.
Por último no dia 10 de novembro os meus cartões de débito deixam de funcionar, tanto o meu como o do meu marido, e depois de muito ligar para a superlinha que de super so tem o tempo que demoram a atender o telefone, pois são super demorados dizem que os cartões foram cancelados pelo balcão às 13H e que entre em contacto com o meu balcão.
No dia seguinte ligo para o balcão e sou informada que o banco decidiu unilateralmente denunciar e por tanto encerrar as minhas contas, e que me tinham enviado umas cartas para me informar de esta decisão. Cartas estas que foram enviadas para a morada errada e, portanto eu
não fui informada de que o banco (aliás a Sra. Maria João Purificação Mata) tinha tomado esta decisão sendo apanhada de surpresa! Conforme a lei eu tenho o direito a ser notificada com 60 idas de antecedência, logo se as cartas foram enviadas para a morada incorreta por erro do banco eu não fui informada do encerramento das minhas contas. Além disso, o banco tem que dar um motivo valido para encerrar as contas aos clientes e uma birra de uma empregada não é um motivo valido.

Que eu saiba as contas só podem ou devem ser encerradas nestes casos:
_Branqueamento de capitais, não é o meu caso, pois todo o meu dinheiro é justificado e posso provar de onde vem
_Contas sem movimento nenhum há muitos anos, também não é o caso, pois as contas são movimentadas diariamente.
-Dividas ao banco o qual também não e o meu caso.

Já fiz 4 ou 5 reclamações a superlinha
e a resposta que obtenho é que já reportaram a situação ao balcão e que o mesmo entrara em contacto comigo algo que não faz.

Portanto, conforme a lei, e somente se tal estiver estipulado nas condições gerais de conta (que nao sei se esta pois as contas tem uma antiguidade de 20 anos) o encerramento debe ser efectuado mediante comunicação por escrito com pré-aviso de 60 dias (na morada correta) bem como o direito a cartões de débito ativos durante esses 60 dias.
Quero que me enviem as condições gerais ou ficha de informação normalizada das minhas contas, pois estas foram abertas há 20 anos e já não as tenho e também exijo uma satisfação relativamente ao encerramento das contas, pois não acho normal uma empregada do banco fechar uma conta por ficar ofendida devido ao facto de um cliente se recusar a trabalhar com ela. Aguardo resposta com urgencia, pois esta situação tem-me causado um enorme transtorno.

Os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 2 de dezembro 2022
Santander
3 de outubro 2023
Caro(a) Cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiencia.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Banco Santander Totta, SA
Atenção ao Cliente