Santander
84.0
Banco Santander Portugal

Santander - Procura crédito a habitação? Na minha opinião procure outro

carlos nascimento
carlos nascimento apresentou a reclamação
14 de março 2023
Comprei um apartamento para pagar em 30 anos e faltam 6/7 anos apara acabar o empréstimo. Que neste momento se encontra Banco Santander Totta (contrato inicial com o BANIF)

Devo a essa instituição bancária por crédito à habitação um valor residual.

O meu apartamento vale aproximadamente 200.000€ pois não tenho garagem nem arrecadação.

Mas este ano decidi fazer alteração de companhia de seguro, ( para uma que tivesse equipas proprias de trabalho pois isso é algo dificil de arranjar hoje em dia de um momento para o outro e uma intervenção rapida diminui estragos e custos) e segundo várias simulações em várias seguradoras o valor de RECONSTRUÇÃO é sempre o mesmo, pois segue-se por uma tabela oficial, e neste calculo as seguradoras não restituem mais de 90.000€ no caso de destruição total do Imóvel. Em que o capital em divida ao Santander Totta está sempre garantido pois É RESIDUAL está sempre dentro dos 90.000€.

Hoje telefonaram-me da minha agencia do Santander Totta em onde tenho empréstimo, a exigir que o valor mínimo a assegurar é de 250.000€.

O que mais do duplica o valor do prémio a pagar anualmente pelo seguro. De onde vem este número? A justificativa é que existe a norma 11/2022 de 29 de Dezembro.

Ao contactar a DECO, disseram-me para contactar a autoridade de supervisão de seguros e fundos de pensões.

Esta autoridade disse-me telefonicamente que não fazia simulações, e disse-me que essa norma não se tratava de calcular o valor do prémio, mas sim do fator de atualização ( o que na minha perspetiva também não está correto, pois não se trata do valor do imóvel, mas sim do valor da reconstrução em caso de colapso) e que deveria fazer uma simulação no site da Associação Portuguesa de Seguros (que por si só aparentemente já é uma parte interessada, pois tem por obrigação defende o interesse da sua classe).

Mas mesmo assim essa simulação deu menos de metade do valor dos 250.000 € exigidos pelo Santander Totta.

E questiono se o valor máximo para a reconstrução de um imóvel é de 90.000 euros, se o banco exige 250.000€ para uma dívida de RESIDUAL para quem vai a diferença do prémio entre os 250.000€ e os 90.000€ não só de mim mas também dos outros clientes?

Aparentemente para as seguradoras. Assim sendo qual é o interesse no banco nesta discrepância?

Também quero saber se a entidade reguladora faz o seu serviço, se esta regra se aplica só a mim, ou se aplica a todos os empréstimos do Totta?. E se, por exemplo, aos meus vizinhos que já têm a casa paga (sem empréstimo) também, a entidade de reguladora exige 250.000€ de seguro de incêndio (obrigatório) em apartamentos iguais ao meu (ou não)???

E se as mesmas regras estão a ser seguidas por todos os bancos?

Colocarei esta questão a todas as entidades a que tiver conhecimento publicas e privadas (neste caso principalmente comunicação social).

E como devem saber, neste momento está em discussão pública as propostas do governo sobre as novas políticas de habitação. E farei questão de apresentar este (mau) “estudo de caso” de como um banco de génese estrangeira pode ser uma barreira à resolução do problema de habitação em Portugal, e que os consumidores devem procurar outras alternativas. O MEU CONSELHO É:

NA MINHA OPINIÃO SANTANDER NÃO, MAIS TARDE VÃ -SE ARREPENDER. PROCUREM OUTRAS ALTERNATIVAS. HÁ MUITAS MELHORES NO MERCADO.
Data de ocorrência: 14 de março 2023
13 de maio 2023
Aguardar resposta
Santander
3 de outubro 2023
Caro(a) Cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiencia.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Banco Santander Totta, SA
Atenção ao Cliente
carlos nascimento
carlos nascimento avaliou a marca
18 de outubro 2023

Não dou opinião porque acho que a reclamação não deveria ser finalizada