Santander
Banco Santander Portugal

Santander - Seguro multiriscos aegonsantander

Bruno Parra
Bruno Parra apresentou a reclamação
5 de junho 2023 (editada a 5 de junho 2023)
No dia 28 de fevereiro foi realizada uma escritura de transferência de crédito para o banco Santander Totta, tendo sido mencionado pela minha parte a vontade de que tanto o seguro de vida como o seguro multirriscos fossem efetuados fora do banco.
Após a escritura, contactaram-nos a informar que teríamos de nos dirigir ao banco para assinar documentação em falta, sendo que quando nos dirigimos ao balcão Santander Santo António na baixa de faro, a funcionária Carina Lopes informou que uma das condições para obtermos o spread mais baixo seria fazermos o seguro multirriscos com o banco, mas que poderíamos cancelar após o primeiro mês e substituir por um seguro multirriscos externo ao banco, desde que mantivéssemos as mesmas condições da apólice, de realçar que a funcionária não mencionou que teria de ser feito o cancelamento logo após a assinatura do mesmo, para caso fosse feito alguma cobrança indevida após esse mes. Perante este facto tivemos de aceitar.
A primeira mensalidade cobrada foi de 37,89 euros tendo sido realizado o débito da conta no dia 1 de marco 2023.
De forma a completar o mês exigido, dirigi-me ao balcão Santander no dia 28 março de 2023 e solicitei ao gestor de crédito, Sr. Carlos Cavaco, para proceder ao cancelamento do seguro multirriscos AEGON SANTANDER e substituir pela nova apólice de seguro efetuado com a Tranquilidade, sendo que ainda estaríamos a 3 dias úteis do término do seguro AEGON. O banco solicitou a correção de um item da nova apólice pelo que procedemos ao envio por e-mail, ao gestor de crédito. Alertei para o facto de que o próximo débito do seguro AEGON SANTANDER iria ocorrer no dia 3 de abril de 2023 e que queria o estorno do valor já que tinha solicitado a anulação da apólice e não iria usufruir do mesmo mais um mês.
No dia 3 Abril foi debitado da conta 35,55 euros, pelo que solicitei ao Sr. Carlos Cavaco para expor a situação e solicitar o estorno do valor do seguro, contudo a resposta ao e-mail foi que o valor não iria ser devolvido pelo que teríamos de informar da anulação com um mês de antecedência. Desta forma teríamos de informar da anulação do seguro logo no momento da realização do mesmo? Esta situação não faz sentido. Adquirimos um produto que afinal não era obrigatório, pagamos por ele e usufruímos durante um mês, solicitamos a anulação atempadamente e tivemos de pagar mais um mês sem o utilizarmos.
Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2023
Bruno Parra