Santander
83.9
Banco Santander Portugal

Santander Totta - Burla

Andreia amaro
Andreia amaro apresentou a reclamação
30 de maio 2020 (editada a 3 de junho 2020)
Exmos senhores , venho por este meio reclamar a negligência perante os serviços do santander.
No passado dia 5 de Maio de 2020 verifiquei a impossibilidade de entrar na aplicação ( appSantander) , posteriormente passado 10/15 minutos recebi uma mensagem cujo numero de telemovel é 115544 que sitava o seguinte : “ Estimado cliente pedimos lhe que reveja os seus dados pessoais . Verifique a sua identidade com os dados facultados. Https://santan-totta.info?a=1. “ . Como nunca tinha sido alertada pelo Santander de mensagens fraudulentas pensei que a mensagem fosse fidedigna.
Com isto , abri o link da mensagem , voltei a tentar entrar na appSantander e consegui , daí pensar que tinha sido uma mensagem do banco Santander .
No dia 12 de Maio de 2020 as 16h19 recebi um email do Santander a alertar a existência de mensagens fraudulentas em nome do Banco . De imediato contactei a minha gestora bancária que me aconselhou a ligar para a linha 24 . Passei o dia todo a ligar e ninguém me atendeu pelo que pedi para ser contactada e enviei um email para o banco com a mensagem falsa em anexo pelo que me disseram para contactar a linha 24 , a minha gestora ou o balcão .
No dia 13 de Maio de 2020 as 9h34 liguei para a linha 24 pois tinha uma chamada não atendida do número 938889999 as 09h07, expliquei o sucedido , que tinha entrado no link da mensagem e que suspeitava que fosse burla uma vez que foi alertada via email pelo banco , perguntaram me quais os dados que tinha dado e eu disse que não me lembrava ao certo visto que já tinham passado alguns dias e a resposta foi que ficaram com a informação gravada , noto que as chamadas são gravadas pelo que peço que façam a audição das chamadas .
Como tinha pedido para ser contactada , retornaram a chamada no dia 13 de Maio do numero 938889999 às 10h23 , voltei a explicar o sucedido e perguntaram-me se eu queria bloquear o cartão e perguntei o que o assistente faria no meu lugar e se achava que era necessário ao qual obtive a seguinte resposta : normalmente fazem movimentos de baixo valor e no meu lugar deixava ficar como está , para ir verificando se havia movimentos estranhos na conta , noto que as chamadas são gravadas pelo que peço que façam a audição das chamadas .
Nada constou que eu teria que bloquear a conta pelo que deixei as coisas como estavam tal e qual como foi sugerido.
No dia 19 de Maio (passado 6 dias ) verifiquei 4 transferências no valor de 991.60€ , 991.77€ , 991,88€ e 991,60€ . Voltei a ligar novamente para a linha 24 a expor novamente a situação e só depois de terem detado os 3966,85€ em falta é que proseguiram com o bloqueio do cartão de débito , o qual tinha sido feita a transferência. Avisei que tinha um cartão de credito associado á conta e disseram que não era preciso bloquear .
No dia seguinte , apresentei queixa á policia e dirigi-me ao meu balcão em Massamá em que fiz quatro reclamações de transações , passado 8 dias foi me negado o pedido de reembolso e que a responsabilidade era minha.
No dia 28 voltei a entrar em contacto com a linha24 novamente perguntei em caso de suspeitas de burla quais as medidas a serem tomadas ao qual me responderam que é o bloqueio de tudo , encaminharam a chamada para a Sra. Ana Morgado ao qual me informou que a minha conta continuava desprotegida e aí sim tomou as diligências necessárias , bloqueando tudo (o acesso ao net banco e o cartão de credito ).
Contactei outras entidades competentes deste ramo e o que me foi dito é que a conta deveria ter sido bloqueada desde o primeiro instante em que a situação foi reportada tanto é que se tal tivesse sido feito passado 6 dias não teriam sido feito tais transferências.
Nomeadamente no meu banco foi me dito que a banca tem um lema : em caso de duvidas , não há duvidas ou seja o cartão era para ter sido logo bloqueado. Aguardo uma resposta da vossa parte e espero que a situação seja reposta com maior brevidade possível.
Data de ocorrência: 30 de maio 2020
Santander
3 de outubro 2023
Caro(a) Cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiencia.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Banco Santander Totta, SA
Atenção ao Cliente