Santander
Santander Marca Recomendada Marca do Mês
84.1
Banco Santander Portugal

Santander Totta - burla em relação a valores de venda de imovel

Edite Maria Vilela da Silva Monteiro Hipólito
Edite Hipólito apresentou a reclamação
24 de julho 2017

Há cerca de 11 anos aproximadamente, eu e o meu marido (Fernando Jorge Soares Hipólito - contribuinte nr. 203297695) éramos proprietários de um imóvel em Vila Nova de Gaia, mas por motivos de saúde do nosso filho não poderíamos continuar a viver naquela localidade. Fomos ao balcão onde tinhamos conta (Porto - Almeida Garret) e expusemos a situação.
Fomos informados que poderíamos fazer uma dação ao banco, era feita a venda do imóvel e o comprador seria o próprio banco. Foi-nos dito também que nós é que pagávamos a escritura e a partir da data da mesma a nossa conta no banco era fechada.
Procedemos então á respetiva escritura.
Após algum tempo tentamos fazer um crédito quando percebemos que o nosso nome estava registado no banco de Portugal, impossibilitando assim qualquer crédito.
De imediato dirigimo-nos a um balcão Totta onde residimos actualmente, e
foi-nos dito que o processo era bastante antigo e teriam de confirmar a situação com os colegas do Porto.
Aguardamos resposta sem sucesso.
Posteriormente fomos novamente ao banco de Portugal em Lisboa para saber o ponto de situação e estava tudo igual. Dirigimo-nos mais uma vez ao balcao Totta em Lisboa, junto ao banco de Portugal e a resposta foi a mesma.
Mais uma vez continuamos a aguardar sem sucesso.
Achamos que devíamos fazer reclamação em um balcão, e assim o fizemos. Dirigimo-nos a um balcão Totta na Quinta do Conde (onde residimos) e dissemos que queríamos fazer reclamação. O funcionário prontamente contactou com os colegas do Porto. Depois de expormos novamente toda a situação, onde pedimos esclarecimentos, demos o beneficio da dúvida e aguardamos pela resposta do banco. Entretanto nesse mesmo dia ficamos a saber que a nossa conta não tinha sido fechada e permanecia aberta.
Após cerca de 3 dias fomos contactados pelo Sr.António Veloso (balcão Almeida Garret - Porto) que nos disse que devíamos estar equivocados e que não foi nada disso que nos foi dito no balcão aquando da escritura. Disse ainda que hoje em dia o melhor era alugar casa em vez de comprar!!! e que inclusivé estava muito arrependido de ter comprado casa!!! Depreende-se que este não é o diálogo mais adequado de um gestor do banco. Questionei porque nunca fomos informados que tínhamos uma dívida e a resposta foi que o banco assume logo o valor em dívida como crédito mal parado/fundo perdido e não contacta os clientes!!
Questionei como poderíamos resolver a situação. A resposta por parte do balcão não foi clara, propus empréstimo para pagamento da divida e foi-me dito que como tinha um valor muito elevado de juros, o banco de portugal não empresta dinheiro para pagamento de juros, como tal o melhor era esquecer-mos a situação e deixar tudo como está!!! Juros esses que continuam a aumentar e nada podemos ou conseguimos fazer!
Simultaneamente e para nosso espanto, ao aceder ao portal das finanças para registar facturas, verifico 2 notas de crédito do banco Totta no contribuinte do meu marido (203297695). Dirigo-me ao balcão Totta para obter explicação e dizem que não percebem o que aconteceu e não conseguem dar resposta. Ao fim de 2 dias novamente o Sr. Veloso telefona-me e diz-me que houve um erro informático, para eu não me preocupar com a situação. Eu pedi para me darem um documento escrito com essa informação e foi-me negado.
Depois de todos estes comportamentos incompreensíveis por parte do banco em não querer resolver a situação, contratamos uma advogada para tentar chegar a acordo.
Após diversas tentativas por parte da advogada o acordo foi sempre negado.
Questionamos então o seguinte, como é possível um banco criar uma divida ao cliente e não querer resolver a situação? Como é possível nunca ter-mos sido informados e contactados da dívida? Como existe um erro informático em que creditam valor perante as finanças e não se responsabilizam de tal facto?
A realidade é que esta situação já dura há imenso tempo, e o banco parece não querer facilitar e inclusivé parece querer que o processo fique abafado! Queremos resolver a situação, queremos limpar o nosso nome no banco, queremos respostas e é sempre tudo negado!!
Agradeço a vossa melhor apreciação para o caso exposto e estamos á disposição para enviar qualquer informação adicional que necessitem para uma melhor avaliação do processo.
Gratos pela atenção

Data de ocorrência: 24 de julho 2017
Santander
3 de outubro 2023
Caro(a) Cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiencia.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Banco Santander Totta, SA
Atenção ao Cliente