Santander

Santander Totta - Cobrança indevida de juros+ comissões

Marco Sousa
Marco Sousa apresentou a reclamação
14 de janeiro 2020
Venho por este meio reclamar de uma situação injusta que tenho com o banco Santander , fato este que é o seguinte:
Foi feito um pagamento de €210,84 no dia 5 de Dezembro, que não foi feito nem autorizado por mim, a única coisa pedida no dia 25 de Novembro ao gerente de balcão foi cancelar o cartão Light e ser pago a totalidade do mesmo, visto já ter o cartão 1,2,3 e não haver necessidade de 2.
No mesmo dia (5 de Dezembro) em que foi retirado os €210,84 foi reportado ao gerente que desconhecia que valor era este e solicitei a informação sobre o mesmo.
No dia 16 de Dezembro ao receber o extrato do cartão light, foi reportado outra vez ao gerente que o movimento de €210,84 afinal era um pagamento mínimo voluntário e que não tinha sido feito nem pedido por mim e que devia ter sido erro bancário ao receber a ordem de cancelamento, mas nunca foi pedido para alterar o debito dos 100%, pois sempre foi o meu desejo limpar o cartão e ainda mais para mim o cartão já estava cancelado. Neste mesmo extrato verifiquei que estava a ser cobrado €79,86 referente a juros e comissões, que não tenho que os pagar pois o que solicitei ao banco foi o pagamento da totalidade do saldo do cartão e cancelamento do mesmo, assim sendo não vejo o motivo de pagar, visto ser erro do banco, porque se tivesse sido como eu solicitei ao banco para fazer , neste momento o saldo do cartão seria 0, isto sim era o que eu solicitei ao banco para fazer, desta forma eu estava descansado , pois estava confiante no meu banco .
Solicitei a correção do extrato n-151 e que fosse retirado os juros e comissões que perfaz €79,86, antes do pagamento do mesmo, dia 4 de Janeiro.
O Santander deu a seguinte resposta :
"foi efetuado um pagamento ao Cartão de 18,20 euros no dia 22 de novembro e o extrato já se encontrava em pagamento. Esclarecemos que quando o extrato se encontra em pagamento e efetua um pagamento de valor igual ou superior ao mínimo a pagar, na data limite de pagamento não é retirado mais nenhum valor. Caso efetue um pagamento de um qualquer valor inferior ao mínimo a pagar, na data limite de pagamento, é retirado o valor correspondente à diferença entre o valor pago e o valor mínimo a pagar"
Confirmo realmente que no extrato em rodapé está essa informação, a qual eu não reparei, contudo essa informação não consta no contrato das condições gerais do cartão light que eu assinei.
Como podem verificar transferi recentemente um credito habitação de outro banco, o qual encerrei também essa conta para trabalhar em exclusivo com vocês, tendo ficado um saldo pendente da devolução dos cartões de débito que era os € 18,20, como a conta estava semi-cancelada só me deixava fazer pagamentos pelo netbanco, as transferencias estavam já bloqueadas. Assim a única coisa que me ocorreu seria um pagamento ao cartão, visto não ter outra maneira de limpar a conta.
Se o Santander tivesse efetuado o que foi solicitado por mim , eu não estaria nesta situação, com valores de juros e comissões pagos injustamente.
Julgo não ser uma boa forma de ser recebido por vos o qual me faz questionar manter a minha relação comercial.
Data de ocorrência: 14 de janeiro 2020
Marco Sousa