Santander

Santander Totta - Condições contratuais e comissões

Daniel Neto
Daniel Neto apresentou a reclamação
21 de setembro 2019
Celebrei em novembro de 2006 um crédito habitação com o Banco Santander. De acordo com as condições do contrato celebrado, constantes da Ficha Europeia de Informação Normalizada que me foi disponibilizada, era “obrigatória a abertura de conta à ordem para toda a movimentação referente ao empréstimo” e “a domiciliação do vencimento e a adesão à Super Conta Ordenado eram recomendadas”, sendo que “esta situação conferia a isenção das Despesas de Manutenção.”

Para além do referido anteriormente, por forma a beneficiar do spread contratado, tive de subscrever 3 produtos de uma lista de produtos de subscrição possível, tendo optado pelos seguintes: “domiciliação de ordenado, domiciliação de 2 pagamentos domésticos, cartão de débito com média de utilização no mínimo de 50 euros mensais respeitante ao último trimestre.”

Por outro lado, a abertura da Conta Connosco Super Conta Ordenado concretizou-se tendo em consideração as seguintes condições apresentadas pelo banco: isenção das despesas de manutenção, isenção nas transferências nacionais (através de canais complementares), isenção da anuidade de 2 cartões novo classic (desde que sejam efetuadas compras com o cartão num montante igual ou superior a 120€/ano) e livro de 10 cheques cruzados/mês (através de canais complementares), entre outros.

Sucede que volvidos quase treze anos desde a celebração deste contrato e tendo eu e a minha mulher cumprido escrupulosamente as condições que nos foram impostas desde então, o Banco Santander Totta tem vindo a alterar sucessivamente e de forma abusiva as várias comissões bancárias que nos tem vindo a impor.

Em primeiro lugar, deixou de ser gratuito o acesso ao livro de cheques e às transferências bancárias através do canal online. Em segundo lugar, começaram a ser cobradas comissões trimestrais pela utilização dos cartões de débito (4,48€ + 0,18 IS), independentemente da média de utilização, o que nos levou a ter de cancelar um dos cartões por forma a evitar despesas redundantes. Finalmente, desde o presente mês, o banco começou a cobrar uma comissão de manutenção de conta mensal no valor de 4€ + 0,16€ IS. No total, passámos a ter de pagar anualmente 68,56€ em despesas bancárias, o que contraria as condições do contrato que celebrámos em novembro de 2006.

O banco argumenta que as condições de mercado alteraram e que, se o cliente não concorda, pode sempre rescindir o contrato. Naturalmente que, tratando-se de um crédito à habitação, a maioria dos clientes não pode pura e simplesmente liquidar o valor em dívida e terminar a relação que tem com o banco. No nosso caso, não é de todo possível, pelo que nos vemos reféns de uma instituição que nos força a manter o crédito e os produtos subscritos (conta ordenado e cartões de débito), caso contrário o spread aumenta para 2,5%, com condições que estão em permanente mudança. Acresce que, face à discricionariedade evidenciada pelo banco no que respeita à alteração das condições contratuais, num futuro próximo, nada o impede de impor comissões ainda mais elevadas.

Assim, solicita-se que o banco cumpra as condições do contrato que celebrou em novembro de 2006 com o cliente e a sua esposa, mantendo as isenções das comissões de disponibilização do cartão de débito que permite a movimentação da conta ordenado, bem como da própria conta bancária que assegura toda a movimentação referente ao empréstimo, conforme estipulado pelo banco.

Entretanto, foi apresentada exposição ao Banco de Portugal e feita a reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico em 09/09/2019, mas o banco limitou-se até ao momento a enviar dois emails (em 16/09 e 17/09) a informar que a situação se encontrava em análise.
Data de ocorrência: 21 de setembro 2019
Santander
3 de outubro 2023
Caro(a) Cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiencia.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Banco Santander Totta, SA
Atenção ao Cliente

Conseguiu alguma resposta positiva da parte do banco? Estou na mesma situação.