Santander

Santander Totta - Débito Directo não autorizado

João Pereira
João Pereira apresentou a reclamação
29 de setembro 2017

Na passada 2ªfeira, dia 25 de Setembro, ao aceder ao Homebanking da minha conta pessoal do Santander Totta, constatei que me tinha sido debitado na conta, um valor referente a um débito directo que eu nunca autorizei, designadamente da Vodafone Portugal. Mais, no separador dos Débitos Directos activos, constatei que existia uma autorização activada!
Expus a situação junto do Banco e solicitei que para além da reposição do valor em causa, me fosse apresentada a ADC (Autorização de Débito em Conta – ADC) com o respectivo consentimento do credor, ou seja com a minha assinatura.
Tal como eu esperava, essa autorização nunca foi assinada por mim, tal como a lei exige!
Entretanto o valor foi reposto e a autorização do débito directo inactivada.
Contudo é imprescindível que o banco prove que os mecanismos de compliance relativamente a esta matéria estão a ser assegurados de modo a que os seus clientes não saiam lezados.
Para agilizar o tema e assegurar que este tema não se volta a verificar, efectuei uma reclamação junto do Banco de Portugal.

Data de ocorrência: 29 de setembro 2017
João Pereira
João Pereira avaliou a marca
16 de outubro 2017

Um pouco tarde mas a resposta veio no sentido do esperado, ou seja não existiu nenhuma ADC. Logo, foi activado um Débito Directo na minha conta, sem o meu consentimento.