Santander

Santander Totta - Falha nos mecanismos de segurança nas transações electrónicas

Ana Felicidad Dias
Ana Dias apresentou a reclamação
25 de setembro 2019
No dia 06/09/19 intentei fazer a compra dum bilhete de avião na pagina web da empresa Copa Airlines, após ter introduzido os dados saiu como é habitual uma pequena janela de segurança do banco na qual se solicita um código sms para confirmar o pagamento após ter solicitado o código, a pagina entrou em modo de atualização continua por longos minutos sem me ter chegado o tal código de confirmação, assumi que se trataria de uma falha de sistema encerre a pagina e voltei a repetir o procedimento de compra tendo voltado a acontecer o mesmo pelo que acabei por desistir de comprar o bilhete por esta via. Após este episodio verifiquei os movimentos do cartão na página eletrónica do banco e o mesmo não mostrava qualquer movimento relacionado com esta tentativa de compra pelo menos até o dia 09/09/2019 e como também a própria página da companhia aérea não emitiu qualquer email a confirmar reserva e ou compra , esqueci o assunto , assumindo falha no sistema. Qual não é o meu espanto quando ontem ao revisar os meus emails encontro dos correios da companhia área a solicitar 2 check-in???? Verificando de seguida na pagina eletrónica de banco o debito das 2 tentativas de compra registradas com o nº 909110001 e 909110003. Posto isto, hoje entrei em contacto com os serviços do banco através do 217807321 expliquei a situação tendo sido orientada para fazer queixa na policia por fraude e anular o cartão . Ainda questionei o porque estes movimentos não apareceram logo na hora e imediatamente e nos dias a seguir na pagina do banco e para o meu espanto foi informada que podiam levar até 7 dias a aparecer. Questionei o porque ter de fazer uma queixa na policia quando claramente houve uma falha no sistema de segurança eletrónica, porque foi isso o que efetivamente se passou a segurança falhou.

Como é que nos podemos proteger destas situações quando o movimento pode demorar até 7 dias em se ver refletido na pagina do banco?

Como é que o banco emite um pagamento quando nem chegou a enviar o código sms que confirmaria a compra? De que serve então os tais códigos?
Data de ocorrência: 25 de setembro 2019
Santander
3 de outubro 2023
Caro(a) Cliente,

Obrigado pela partilha da sua experiencia.

Apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Banco Santander Totta, SA
Atenção ao Cliente