Santander

Santander Totta - Ilícito criminal aprovado pelo Santander

ANTÓNIO RICARDO SEQUEIRA LOPES DA ROCHA
ANTÓNIO ROCHA apresentou a reclamação
13 de outubro 2017

Nos tempos que correm, ter um cartão de crédito com um grande plafond, pode ser uma grande aventura.
É o meu caso, em que tenho um cartão de crédito Totta Light, com plafond superior a 5000 euros, que, perante as notícias que vou recebendo de sucessivas fraudes e burlas informáticas, me deixava bastante receoso…
Ainda assim, há que acreditar que os bancos dispõem de condições para defenderem os interesses dos seus clientes… Deveria ser assim…
No meu caso, estou a reclamar pela módica quantia de 13,90 euros… É esse o valor que o Banco Santander Totta se recusa a devolver-me, mesmo perante as evidências inquestionáveis de que fui vítima de um crime e esse valor foi ilegalmente retirado da minha conta.
Na consulta regular que faço aos movimentos da minha conta cartão, constatei que ali havia sido creditado e debitado um valor de uma compra online na empresa HXPAYMENTS, no valor de 23,07 euros, algo que me levantou suspeitas, no entanto, tendo em consideração esse vice-versa, descurei.
No dia 26.ABR.2017, recebi no meu telemóvel via SMS uma mensagem para autorizar uma compra no valor de 1230,98 euros, no comerciante FNAC. Obviamente que iniciei contactos com o meu gestor de conta para apurar o que se estava a passar, tendo o mesmo, por indisponibilidade no momento, fornecido o contacto do seu colega, ambos do balcão do Padrão da Légua, para me ajudar.
Contactado o dito funcionário, fui informado de que não me deveria preocupar, pois esse SMS teria sido um engano e que não havendo autorização da minha parte, nada iria acontecer.
Assim, julgando estar perante uma informação fidedigna e não havendo qualquer prejuízo ou valores creditados indevidamente, decidi resignar-me…
No dia 27.ABR.2017, recebi no meu telemóvel via SMS uma mensagem para autorizar uma compra no valor de 204,00 euros, no comerciante MISSGUIDED. Voltei à fala com o dito funcionário, que manteve a tese de que não me deveria preocupar, pois esse SMS teria sido mais um engano e que não havendo autorização da minha parte, nada iria acontecer.
Volvidos alguns dias, no dia 02.MAI.2017, recebi no meu telemóvel via SMS uma nova mensagem para autorizar uma compra no valor de 924,49 euros, no comerciante FNAC. Tal como havia feito anteriormente, comuniquei com o dito funcionário, que manteve a tese, a qual acabava por estar comprovada pelo facto de não existirem registos de quaisquer movimentos no extrato do meu cartão.
Apesar da estranheza de não ser sugerido o imediato cancelamento do cartão de crédito em causa, após a detecção do primeiro movimento suspeito, achei estar a ser devidamente aconselhado pelo funcionário da instituição.
Entretanto, ia dando conta, por email, destas suspeitas, ao meu gestor de conta.
Finalmente no dia 02.MAI.2017, sabendo eu que me encontrava em formação durante todo dia, eis que verifiquei um movimento no meu cartão, tendo ali surgido creditada a quantia de 13,90 euros numa compra com a designação NOS CINEMAS SUP OPER ATOR ANTONI16. Obviamente que contactei de imediato o serviço de cancelamento de cartões do Banco Santander.
Através desse serviço, fui informado de que, além dos movimentos acima descritos, teriam ocorrido diversas outras tentativas de compras em lojas virtuais, fazendo uso dos dados do meu cartão, todas elas supostamente contornadas pelos sistemas de segurança do Banco.
Cancelado o cartão, desloquei-me à dependência do Banco Santander Totta de Carnaxide, reportei os factos pessoalmente, preenchi o formulário que me foi fornecido e entreguei o cartão que já havia sido cancelado, assim como a competente Participação na PSP do ilícito de que fui vítima.
Posteriormente formalizei Denúncia na PSP onde mencionei todos os factos acima narrados e o detalhe de não ter sido até àquele momento ressarcido do prejuízo patrimonial que sofri.
Imagino se tivesse sido consumada uma das compras mencionadas, de valor considerável… Segundo parece, com o meu prejuízo, o Banco convive bem…
Volvido um mês dessa ocorrência e logo que me começou a parecer demasiado extenso o prazo para resolução do problema, contactei via correio electrónico com o meu gestor de conta, que me informou que “O processo de reclamação que apresentou encontra-se em curso. O prazo expectável de conclusão do processo é entre os 30 a 120 dias”.
Assim, restou-me aguardar que decorresse o referido prazo… Passaram-se 30, 60, 90, 120, 150 dias… Nem uma resposta, nem uma satisfação, nem um esclarecimento, nem uma consideração me foi remetida por qualquer via… Pior… Depois de ter colocado esse assunto por correio electrónico ao balcão do Padrão da Légua e ao meu gestor de conta, nunca obtive qualquer resposta…
Este serviço padece de profissionalismo de uma forma estranhamente acentuada… Não seria expectável que eu ou qualquer outro cliente sofresse este tipo de tratamento, pelo que venho aqui expor publicamente a minha reclamação.

Data de ocorrência: 13 de outubro 2017
ANTÓNIO RICARDO SEQUEIRA LOPES DA ROCHA
ANTÓNIO ROCHA avaliou a marca
2 de novembro 2017

Depois de ter entrado em contacto com o departamento de qualidade do Santander, tudo se resolveu sem demora e afinal o problema reaidiu no facto de um funcionário estar de baixa... Mas por morrer uma andorimha, não se acaba a primevera... Problema resolviso. Obrigado ao Portal da Queixa pela intervenção e ajuda.