Santander

Santander Totta - Moratória

Helder
Helder apresentou a reclamação
9 de julho 2020
A minha reclamação prende-se com a moratória que permite deixar de pagar a mensalidade do crédito à habitação.
Eu nunca aderi à moratória.
Em 20 de Abril fiz um contacto via telefone, para o Santander, na tentativa de perceber se no meu caso a referida moratória poderia ser aplicada, visto que só a minha esposa tinha entrado em lay-off. A resposta por parte da colaboradora do Santander foi de que apesar de não ter certeza, seria melhor mesmo assim aderir e depois seria dada uma resposta concreta. Em 21 Abril, nunca tendo aderido à moratória, recebi ainda assim um email do banco a solicitar os documentos necessários à adesão, ao que no mesmo dia respondi que iria prescindir dessa possibilidade e nunca enviei qualquer tipo de documento. Em 4 Junho percebi que a minha mensalidade do crédito à habitação deixou de ser cobrada, como se eu tivesse aderido. Quando me apercebi disso liguei para o meu balcão e perguntei o porquê. Respondera-me que apenas porque fiz o telefonema, a questionar se a adesão era possível quando só um dos cônjuges entra em lay-off, o banco assumiu que eu pretendia aderir e deixou de me cobrar a mensalidade. Liguei de seguida para um número que me foi facultado pelo colaborador do balcão. 217807125 é o número que o Santander tem para as desistências da moratória e segundo o que me foi explicado no momento a minha desistência (Apesar de eu ter referido que NUNCA aderi) estava registada e que iria ser efectivada. Foi-me também dito que essa regularização demoraria alguns dias mas que me seria cobrada na totalidade as mensalidades em falta. Ora, de certa forma é aqui que a minha reclamação começa. Eu não aderi a nada. Não me está a ser cobrada a mensalidade, sem que eu tenha feito algo para isso. Vai-me ser cobrada na totalidade, quando for. E desde 04 de Junho não me resolveram a situação, tendo já em dívida 3 meses (Mai, Jun e Jul) da mensalidade. Porque é do interesse do banco, fizeram-me aderir a algo que eu nunca quis, agora que é do meu interesse não solucionam esta questão, fazendo-me pagar num acto único o valor de 3 ou mais meses. Gostaria portanto que esta situação fosse resolvida rapidamente, sem, pelo menos acumular mais mensalidades. Obrigado. Aguardo resposta.
Data de ocorrência: 9 de julho 2020
Helder
Helder avaliou a marca
14 de janeiro 2021

Fui incluindo, indevidamente, nas listas de clientes que aderiram à moratória do pagamento da prestação da habitação. Na minha reclamação pretendia ser retirado das listas, pois nunca fiz a adesão. O banco Santander não tinha, de forma fácil e simples, um processo de reversão da situação. Após conseguir que o empréstimo à habitação voltasse a ser normalmente cobrado, mensalmente, tive que fazer o pagamento por inteiro dos 3 meses em que a prestação foi suspensa. Considero que o banco deveria ter feito a cobrança desses 3 meses de forma mais faseada, uma vez que o erro foi deles. Mas por fim tudo se regularizou.

Eu tenho o mesmo problema. Desisti de algo feito por acidente em finais de maio e jà la vão 1 mês e meio e nada. No meu caso são 4 prestaçôes por pagar que segundo a super linha serão cobradas em alturas diferentes mas até agora nada. Já contactei a super linha N vezes e a agência tambêm sao uma cambada de incompetentes de fato e grava. Banco Corrupto!