Santander

Santander Totta - Valores debitados indevidamente

Ana Peixoto
Ana Peixoto apresentou a reclamação
9 de setembro 2020
No passado dia 28 de Julho dirigi-me ao balcão de gestão da minha conta Santander para solicitar um pedido de distrate e agendar a escritura de venda da minha casa para o dia 20 de Agosto de 2020. Na altura preenchi a documentação necessária para efectuar o pedido e no dia seguinte foi-me solicitada alguma documentação relativa ao imóvel que prontamente enviei. No mesmo encontro, solicitei também a liquidação de um Crédito Pessoal (denominado como multifunções) na mesma data para que todas as Responsabilidades em meu nome ficassem liquidadas.
Para garantir que não ficava esquecido, no dia 5 de Agosto enviei novo e-mail a questionar se estava tudo operacional para a escritura, se existia algo em falta da minha parte e garantir que os montantes do distrate entretanto enviado se estavam correctos. Foi garantido que estava tudo correcto.
No dia 20 de Agosto às 10h não apareceu nenhum representante do banco para ir buscar o cheque conforme tinha sido agendado. Ás 10.45h contactei o meu balcão de gestão a questionar o que se passava e tinham-se esquecido, pelo que contactaram uma colega de uma agência próxima para se dirigir ao Cartório e levantar o cheque. Na altura não me foi entregue nenhuma cópia do distrate, nem carta de desinteresse do banco para anulação dos seguros, nem qualquer tipo de informação.
Nos dias seguintes verifiquei que o cheque ficou disponível e que nem debitaram o valor do empréstimo, nem cativaram o valor do mesmo, pelo que me dirigi à agência mais uma vez a solicitar que o fizessem. Fui informada entretanto de que precisava de cancelar uma hipoteca para liquidar o meu crédito multifunções que nunca teve sequer hipoteca associada e pedi para além de me liquidarem o Crédito Habitação verificarem o que se passava para não conseguirem cancelar o outro.
No dia 28 de Agosto verifico que me debitam as prestações todas e continuam sem liquidar rigorosamente nada. Vou novamente à Agência e dizem que o constrangimento se deve à moratória e que a situação será brevemente resolvida. No dia 31 de Agosto procedem ao estorno mas os valores creditados não correspondem aos debitados e ficam a "dever" 1.35€ de uma comissão de processamento de prestação que eu como ex-bancária daquela instituição estava isenta de pagar.
No dia 1 de Setembro procedem finalmente à liquidação do Crédito Habitação com data valor mas os valores debitados são bem superiores aos do Distrate e até à data de hoje (nove dias depois) ninguém me sabe explicar porquê, nem como fizeram isso. O que é certo é que o valor em falta está do lado da Instituição e eu exijo que reponham o mesmo com data valor de 21 de Agosto com os respectivos juros creditados à taxa em vigor. Fui ainda informada de que o Crédito Pessoal só irá ser liquidado a 25 de Setembro, data de vencimento da prestação quando o cancelamento do mesmo já foi solicitado três vezes anteriormente sem efeito sempre acrescido de um pedido de cancelamento de hipoteca que não existe. Questiono se não podem simplesmente consultar o contrato assinado e verificar que o que pedem é impossível. E se no caso de inexistência do mesmo, se efectivamente existe dívida.
Aguardo breve retorno.
Data de ocorrência: 9 de setembro 2020
Ana Peixoto
Ana Peixoto avaliou a marca
18 de novembro 2020

Muito mau atendimento e serviço prestado ao cliente.