WiZink

Barclaycard - Ações de Marketing contra consentimento

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues apresentou a reclamação
30 de janeiro 2017

Fiz o preenchimento dos impressos do cartão Barclaycard, no entanto nunca o cheguei a ativar nem a enviar o comprovativo de morada ou recibo de vencimento, conforme seria necessário para completar a adesão. Dos impressos preenchidos consta a informação de que não autorizo a utilização dos meus contactos para efeitos de marketing, no entanto é comum receber por correio e email correspondência a publicitar serviços, lojas e promoções a marcas associadas com o cartão. Hoje, recebi um telefonema onde me queriam dar a conhecer um qualquer serviço do cartão, e me inquiriram se tinha interesse no mesmo. Quando confrontado com a não autorização do contacto, o funcionário teve a distinta lata de me informar que o dar-me a conhecer um serviço não é marketing, porque está relacionado com o cartão. Ora, se a divulgação "per se" do serviço pode deixar alguma dúvida se o contacto é ou não uma ação de marketing, uma vez que foi feita de forma dirigida e, portanto, decorrente de um estudo de marcado prévio de onde constavam os meus dados, não tenho dúvidas de que o é. De qualquer forma, a inquirição do meu interesse no mesmo, não deixa qualquer dúvida de que o telefonema foi uma ação de marketing.
Assim, além de perder tempo a atender estes telefonemas (apesar de já ter pedido no passado para não os fazerem), e a deitar as cartas ao lixo, ainda tenho que lidar com a sagrada ignorância e prepotência dos agentes que os efectuam, contra autorização dos mesmos.

Data de ocorrência: 30 de janeiro 2017
WiZink
17 de abril 2017
Situação exposta resolvida
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues avaliou a marca
7 de outubro 2019

Ativaram um cartão de crédito sem autorização ou consentimento do cliente, pelo que não os reconheço como sérios e recomendo que nunca preencham qualquer impresso desta marca.