WiZink

Pedro Miguel Marques Correia
Pedro Correia apresentou a reclamação
31 de maio 2015

Reclamação Barclays

Venho por este meio reclamar de uma suposta divida ao Barclaycard, a qual foi paga na íntegra, conforme já provado e demonstrado junto da instituição de crédito.
Detenho um cartão Barclaycard há alguns anos, embora desde Junho de 2013, não faça qualquer movimento com o mesmo.
Entre Dezembro de 2012 e Fevereiro de 2013, informei e solicitei, em várias chamadas telefónicas, a minha firme vontade na liquidação total da dívida, tendo pedido os valores totais para a liquidação integral das responsabilidades financeiras que detinha junto do Barclaycard àquela data, responsabilidades essas divididas em dois produtos – Cartão de crédito e um denominado Crédito adicional.
Por motivos que não consigo neste momento precisar milimetricamente, embora acreditando que por sugestão do colaborador da empresa e pelas necessidades de operacionalidade dos serviços, o pagamento foi efectivado em três tranches. O primeiro pagamento via referência multibanco no dia 3-1-2013 no valor de € 2.292,70. O segundo pagamento por transferência bancária ocorreu em 14-1-2013 no valor de € 4.056,83 e um último pagamento por referência multibanco no valor de € 1.000,00 para liquidar a restante dívida, efectuado a 13-2-2013.
Desta forma, a minha dívida para com o Barclaycard estaria totalmente liquidada.
Ainda assim, mantive a o Débito Directo activo, caso houvesse necessidade de mais algum acerto mensal, até porque eventualmente iria utilizar o cartão mais algumas vezes.
Todavia, em Novembro de 2014, quase dois anos depois, fui contactado pelo serviço de cobranças do Barclaycard, dando conta de uma suposta dívida num valor acima de € 500,00. Questionei-os de como seria possível tal coisa, dado que tinha liquidado a totalidade da dívida quase dois anos antes. Informaram-me que o valor teria ficado a crédito por não terem efectuado a conciliação do valor liquidado com o valor em dívida. Por esse motivo, a dívida, acrescida de juros, bem como seguro, etc, foi sendo debitada mensalmente durante mais de 18 meses, até não existir mais valor a crédito e obviamente, criando uma nova dívida suportada pelos juros e seguro que foram pagos durante todo este tempo. Reclamei desse facto pois o Barclaycard tinha sido informado que este valor seria para liquidação da dívida. Além disso, o Barclaycard, com o qual não tenho nenhuma conta à ordem - Até por não serem um Banco - nunca poderia ficar com valores a crédito. Teria de fazer uma, de duas situações – Ou devolvia o dinheiro para a minha conta à ordem no Banco Millenniumbcp, ou entrariam em contacto comigo para confirmar o que pretenderia fazer com um suposto valor a crédito, algo que já antes tinha sido transmitido telefonicamente.
Nesse sentido, desde Novembro de 2014, fiz chegar um sem número de tentativas de reclamação à área competente desta instituição, tendo gasto horas em chamadas telefónicas, entre pedidos de código de acesso infindáveis, a transferências de chamadas onde nunca chegava a falar com anteriores colaboradores, já devidamente informados do que se passava. Mais grave, as únicas chamadas que recebi do Barclaycard, solicitavam o pagamento do "valor em atraso" ao invés de se preocuparem em desvendarem o imbróglio criado pelos seus serviços.
Infelizmente, desde um pedido de alteração de morada que demorou mais de três meses a ser processado, até aos extractos que tive de ir buscar aos escritórios do Barclaycard, a ausência de informação sobre como e quando poderia ouvir as chamadas telefónicas, tudo correu mal na resolução deste processo, deixando toda a ideia que o Barclaycard pretende adiar o mais possível a resolução deste processo e tentar derrotar-me pela exaustão no processo, o qual é obviamente assiste a razão do meu lado, por ter liquidado totalmente a dívida à SFAC Barclaycard, como comprovam os extractos, sendo que a verba que me pedem é fruto de um erro operacional grosseiro, do qual ainda pretendem descaradamente, obter proveitos. .
Por fim, lamentar que a audição das chamadas tenha sido solicitada à mais de dois meses, não tendo ainda recebido qualquer telefonema no porquê da demora da sua audição, Deverei lembrar-lhes o que ouvimos infinitamente antes da gravação da chamada "Para sua segurança a chamada será gravada" - algo que pelos vistos, não se revela como verdadeiro.
Nesta exposição, faltaram relatar alguns episódios kafkianos decorridos de alguns telefonemas, mas certamente que havendo profissionais qualificados, conscientes da definição de ética e bom-senso - como existem em todas as empresas - bastará apenas esta reclamação e os resumos escritos dos muitos telefonemas que efectuei e a análise atenta dos extractos, para concluir o que se passou e os erros que cometeram,
Farei tudo o que estiver ao meu alcance para resolver a meu contento esta situação, bem como denunciar este tipo de abuso de que estou a ser vítima, para que outros antecipem estes problemas e não contraiam qualquer tipo de relação financeira com esta empresa Barclaycard.

Data de ocorrência: 31 de maio 2015