WiZink
WiZink Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
88,2%
Média das Avaliações
38,4%
Taxa de Retenção de Clientes
29,1%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
WiZink Bank, S.A.U. – Sucursal em Portugal
  • 218 700 500 | Custo rede fixa nacional
  • Av. Colégio Militar, nº37 F
    6º piso D
    1500-180 – Lisboa
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Actualização de informação com documento de identificação

Resolvida
4/10
LUIS MIGUEL CASTANHETA
LUIS CASTANHETA apresentou a reclamação
27 de novembro 2017

Recentemente recebi uma carta a solicitar a atualização dos meus dados. Para esta atualização ser efetuada com sucesso apenas teria que enviar uma Cópia do Documento de Identificação (Cartão de Cidadão) bem como um comprovativo de Morada. Após alguns dias enviei uma cópia de uma Factura para que a mesma servisse de Comprovativo de Morada (aceite pelo WiZink!) bem como uma Exportação de todos os dados do Cartão de Cidadão efetuado através da Aplicação do Cartão de Cidadão (obtida através de https://www.autenticacao.gov.pt) uma vez que tinha enviado a informação solicitada (por eMail) fiquei descansado (errado!).

Qual não é o meu espanto quando 1/2 semanas depois de ter enviado a documentação recebo uma nova carta a informação que o documento que enviei não é válido e que para que a situação seja regularizada devo enviar uma Cópia do Cartão do Cidadão. Como certamente é do conhecimento do WiZink existe legislação (Lei nº 7/2007) que proibe a Reprodução do Cartão de Cidadão (sem consentimento).

Antes de avançar aqui com a Queixa tentei uma abordagem (telefónica) que primeiramente passou pela Linha de Apoio que disse de imediato nada poder fazer mas que iria reencaminhar para o Departamento de Qualidade, porém esta mesma Linha de Apoio indicou que existe uma "excepção" á Lei que permite às instituições bancárias solicitar cópia dos documentos de identificação o que é TOTALMENTE FALSO. No dia seguinte fui contactado pelo Departamento de Qualidade e a resposta que recebi por parte do mesmo foi e passo a citar "...sim nós sabemos que não podemos pedir cópia do Documento de Identificação, mas são os processos internos..."

Uma vez que após a conversa com o Departamento de Qualidade não consegui chegar a nenhuma solução tendo feito eu inclusivé algumas propostas alternativas que passavam por:

* Deslocação a um Posto de Atendimento/Angariação WiZink para Leitura do Cartão de Cidadão (via Aplicação)

* Deslocação a um Posto de Atendimento/Angariação WiZink para confirmação visual dos dados constantes no Cartão de Cidadão, para posterior atualização nas vossas bases de dados.

* Resubmissão do documento exportado pela Aplicação do Cartão de Cidadão (obtida através de https://www.autenticacao.gov.pt)

Nenhuma das propostas foi aceites. Na última carta que me enviaram "ameaçam" inclusivé caso não envie a cópia do referido documento (e passo a transcrever) "...podemos adoptar medidas que terão impacto na utilização do cartão de crédito..."

Data de ocorrência: 27 de novembro 2017
WiZink
3 de janeiro 2018
Caro cliente tal como o informamos no dia 2 a situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
LUIS CASTANHETA
3 de janeiro 2018
Caro WiZink,

A v/ resposta foi "tem que nos enviar uma cópia do Cartão de Cidadão sob pena de, se não o fizer a sua conta sofrer limitações.." ou seja, mesmo sendo CONTRA A LEI o cliente se quiser manter as condições que aceitou é OBRIGADO a fornecer a cópia do Cartão de Cidadão.
WiZink
23 de janeiro 2018
Caro cliente tal como o informamos a situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
LUIS MIGUEL CASTANHETA
LUIS CASTANHETA avaliou a marca
23 de janeiro 2018

A situação não foi resolvida uma vez que a exigência da cópia do Documento de Identificação se mantém por parte do Wizink

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários

Que vergonha, essa empresa é lixo.
Cancele esse cartão e peça um cartão de crédito no seu banco, vai ver que terá melhores condições e taxa de juro menor.
Cumprimentos