WiZink

Luis Pereira apresentou a reclamação
30 de julho 2021
Assunto; Burla no cartão de credito Wizink

Exm.s senhores

Fui contatado via telefone no dia 05/04/2021, pelas 16h15 pelo número 936772438, sendo uma voz feminina, a informar que estaria a contatar por parte da instituição bancária wizink para me alertar devido a uma tentativa de fraude bancária na localidade de Faro, no valor de aproximadamente 500.00€. Informei que não uso o cartão desta instituição há já bastante tempo, sendo assim, impossível ter efetuado este movimento.
A pessoa que me contatou informou que iria proceder ao cancelamento do cartão, pedindo para isso que confirmasse alguns dados relacionados com os meus dados pessoais, tais como contato, e-mail, n.º cartão bancário, morada, data de nascimento e dados do cartão de cidadão (NIF). Após ter confirmado e, reforço, confirmado apenas (em nenhum momento forneci quaisquer dados. Os mesmos foram ditos pela pessoa que me contatou e, apenas e só, os tive que confirmar). De seguida fui informado que iria receber um código via sms e limitei-me apenas a dizer que o tinha recebido. Devido a suposto "problema técnico" foi-me enviado um segundo sms com um novo código e foi-me solicitado que confirmasse o seu recebimento, também. Posteriormente, fui informado que o cartão já se encontrava cancelado e que iriam enviar-me um novo, via ctt.
Pensei que o assunto estaria encerrado, mas ao receber o meu extrato digital verifiquei que nesse mesmo dia do contato, foram efetuados na minha conta cartão, um movimento com a descrição REVOLUT e, no valor de 2500€.
Realço que o valor total deste movimento foi o valor total do meu plafond e só tendo acesso a esta informação na base de dados da instituição bancária wizink, juntamente com os meus dados pessoais foi possível a terceiros realizar tais operações. Acrescento ainda que já tive conhecimento através desta plataforma que outras pessoas foram alvo do mesmo tipo de burla/fraude. Também foi notícia na comunicação social que a polícia judiciária desmantelou uma rede de crime informático que operou nesta altura no nosso país e no estrangeiro com o mesmo modus operandi.
Após ter contatado a linha de apoio da wizink para solicitar apoio face ao sucedido, foi-me indicado que fizesse queixa nas autoridades policiais e preenchesse o formulário de movimentos não reconhecidos, o que fiz de imediato, procedendo de seguida ao seu envio, tal como solicitado, para análise. Apesar da decisão por parte da wizink ser a de me responsabilizar pelo ocorrido, afirmo terminantemente que não reconheço tais movimentos, nunca forneci quaisquer dados ou informações a terceiros que facilitassem este tipo de operações. Desta forma, não me é possível assumir uma dívida que não contraí.
Desde modo, venho pela presente denunciar este movimento não reconhecido, e não perdendo pagar o que nao utilizei

Fico, pois , a aguardar uma resposta de V.Ex’s na convicção de que o problema seja prontamente resolvido o meu caso como os das outras 50 pessoas .

Com os melhores cumprimentos

Antuérpia Belgica , 30 de julho de 2021

Luis Miguel Pereira
Data de ocorrência: 5 de abril 2021
Luis Pereira
7 de agosto 2021
Porque estão a demorar tanto tempo ? Não fui culpado de nada completamente! Fico triste como as pessoas da Wizink não percebem mas irá se fazer justiça !
WiZink
2 de setembro 2021
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado