WiZink Marca Recomendada

WiZink - Calculo errado de Juros e cobranca de comissoes indevida

Cristiano Filipe Oliveira
Cristiano Oliveira apresentou a reclamação
1 de julho 2018

No passado dia 3 de Junho de 2018 enviei o seguinte email para o Banco de Portugal e para o Wizink. 1 mes depois ainda nao obtive nenhuma resposta ou resolução para o meu problema. Passo a transcrever o email na integra.

"Nos passados meses de Abril e Maio efetuei alguns contactos com a instituição bancaria Wizink afim de esclarecer o porque de ao efetuar pagamentos extra no meu cartão de credito no valor de 50€ mensais, a prestação descia somente 3€ e por vezes subia 3€, mesmo efetuando o pagamento extra, nunca utilizando algum saldo do cartão e quando o mesmo era utilizado o mesmo valor era reposto no próprio dia em que a compra era efetuada. Em jeito de comparação verifiquei que no passado (ainda com a instituição com o nome Barclaycard) os mesmos 50€ refletiam uma redução de sensitivamente 40€ na mensalidade seguinte e com um saldo em divida bastante semelhante ao que se encontra de momento.

Foi me informado que isso estaria relacionado com o facto dos extratos não fecharem sempre ao mesmo dia e que o juro é calculado conforme os dias de calendário do extrato. Solicitei que me fosse explicado como efetuar os cálculos de juro para poder certificar que tudo estava a ser feito em conformidade.

Após uma analise dos últimos meses, pude constar que os extratos estavam minimamente corretos (por vezes com oscilações de 0,10€ a mais ou a menos). Decidi então verificar um pouco mais atrás e verifique uma irregularidade em que no extrato esta indicado que a TAN no período é de 15% mas no extrato foi calculado a 26,99% (TAN do extrato anterior). Contactei o Wizink e fui informado que teria sido um erro informático e que a TAN daquele extrato seria 26,99% e não os 15% que foram acordados telefonicamente comigo e com a instituição bancaria. No dia em que efetuei o acordo telefónico para a redução da taxa de juro fui informado que a alteração seria efetuada no extrato do mês seguinte, que é o que o Wizink diz que se tratou de um erro informático, portanto posso concluir que a ser um erro informático o erro esta no calculo de juros pois foi efetuado com a TAN antiga e nao com a TAN que estava previamente acordada e escrita no próprio extrato. (Ver Anexo D)

Com a descoberta desta irregularidade decidi verificar todos os extratos desde o inicio do meu cartão de credito (na data Barclaycard) e ai encontrei, pelo menos, mais 3 irregularidades. Foram cobrados indevidamente Comissões por excesso de limite da linha de credito por 3 vezes quando o saldo do cartão estava abaixo do limite de credito. Duas delas, o saldo ficou acima da linha de credito devido a cobrança dessa mesma comissão, esta comissão é cobrada logo no inicio do extrato não dando oportunidade de efetuar algum pagamento para evitar a mesma (Ver Anexos B e C). A outra irregularidade notada foi muito semelhante à relatada anteriormente, foi também cobrado o mesmo tipo de comissão estando o saldo bem abaixo do limite de credito (Ver Anexo A). Estas 3 comissões, a meu ver, são cobradas de forma indevida pois o saldo no fecho de extrato é abaixo do limite de credito, não se justificando a cobrança do mesmo.

Tentei por varias vezes encontrar explicação para estas irregularidades efetuando reclamações telefónicas ao qual nunca obtive uma resposta. Venho assim por este meio requerer auxilio a esta instituição a fim de poder resolver este conflito e reaver todo o meu dinheiro cobrado indevidamente (através de juros e imposto de selo) desde 2011 ate ao dia de hoje.

Em anexo podem encontrar os extratos do meu cartão em que detetei as irregularidades. Caso requeiram mais algum tipo de documentos ou extratos estarei ao vosso dispor para facultar tudo o que acharem necessário."

Data de ocorrência: 1 de julho 2018
4 de julho 2018
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
Cristiano Oliveira
6 de julho 2018
a situação exposta não se encontra encerrada pois não aceito a totalidade da resolução. no meu entender as comissões foram cobradas indevidamente.
18 de julho 2018
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
Cristiano Oliveira
16 de agosto 2018
Passados mais de 2 meses desde a reclamação por escrito e várias chamadas telefónicas lá me resolveram aquilo que sempre disse. Foram cobrados juros e comissões indevidamente.

A todos vós com problemas com esta empresa, não deixem de lutar por aquilo que é vosso.
Cristiano Filipe Oliveira
Cristiano Oliveira avaliou a marca
16 de agosto 2018

Evitar a tido o custo

Cristiano bom dia, preciso da sua ajuda ou sugestão, estou a pagar mais de 251€ de juros, e sendo cobrado poucos € da dívida, você poderia me ajudar. Melhores Cumprimentos