WiZink Marca Recomendada

WiZink - Cancelamento de cartão por morte do titular

Susana Seixas apresentou a reclamação
3 de julho 2018

Exmos. Senhores
A minha mãe era titular de um cartão WiZink e faleceu em Fevereiro deste ano. Após débito a 5 de Março do valor referente às compras que ela efectuou em Fevereiro (ela pagava tudo a 100%, sem juros), contactei a WiZink para saber como proceder e enviei toda a documentação solicitada e os meus contactos por correio registado com aviso de recepção. O aviso de recepção data de 16 de Março (ver anexo).
A 30 de Abril, recebi no correio um extracto e o valor de 30€ para pagar. Não entendi o que tinha que pagar e não sabia como o fazer, uma vez que a data limite de pagamento era 26 de Abril e eu só recebi a carta no dia 30. Liguei para a WiZink e disseram que não conseguiam visualizar os documentos e que deveria ligar uns dias mais tarde; perguntei se não havia problema em ultrapassar ainda mais o prazo de pagamento e pediram-me compreensão... Liguei novamente no dia 3 de Maio e informaram-me que a situação estava a ser tratada pelo departamento competente (que depois iria contactar-me) e disseram-me para não pagar nada.
A 22 de Maio, recebi novo extracto e o valor de 45€ para pagar. Voltei a ligar para a WiZink, disseram-me que os documentos já tinham sido recepcionados, que em breve entrariam em contacto comigo e que não podiam dar-me mais informações.
A 29 de Junho, recebi novo extracto e o valor de 60€ para pagar. Voltei a ligar para a WiZink, disseram-me para aguardar o contacto por parte da WiZink e para não pagar nada.
Hoje é dia 3 de Julho, passaram mais de 100 dias desde que receberam a documentação que eu enviei, a situação continua por resolver, eu continuo a não ser contactada e continuo a receber extractos e valores para pagar que aumentam a cada mês.

Solicito, assim, que:
1 - cancelem o cartão da minha mãe
2 - me enviem a indicação para não pagar qualquer valor recebido após o dia 5 de Março de 2018 (data do último débito referente a Fevereiro) e ainda a confirmação do cancelamento do cartão.

Obrigada,

Data de ocorrência: 3 de julho 2018
17 de julho 2018
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
17 de julho 2018
Como é que a situação se encontrava encerrada hoje às 11:59 se, na semana passada, me ligaram a pedir cópia do cartão de cidadão do cabeça de casal (e que só depois disso poderiam avançar com o processo), a tal cópia só ontem seguiu por correio e, pelo que vejo no site dos CTT (em anexo), só hoje às 17:00 é que foi entregue?

Susana Seixas
Esta resposta tem um anexo privado
30 de julho 2018
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
19 de agosto 2018
Mais uma vez, a situação não está encerrada.
No dia 30 de Julho, ligaram-me a dizer que no próprio dia ou nos dias seguintes me ligariam para terminar este processo. Ligaram-me no dia 8 de Agosto a pedir para enviar a certidão de óbito e a habilitação de herdeiros e informei que já tinha enviado em Março (tenho o aviso de recepção com data de 16 de Março, assinado por Inês Andrade). Disseram que iam verificar a situação e ligaram-me novamente no dia 10, dizendo que não encontram os documentos e por isso teria que os reenviar.
Não entendo como se podem ter perdido os documentos numa instituição bancária. Mais ainda estranho que quando liguei a 3 de Maio me disseram que já tinham recebido os documentos. Afinal receberam ou não receberam? E se não receberam, porque é que não me pediram para enviar estes documentos quando me pediram a cópia do cartão do cidadão?
Assim, a situação não está encerrada.
21 de novembro 2018
Depois de muitos telefonemas e de novo envio da documentação, consegui finalmente que me informassem a que dizia respeito o valor que recebia todos os meses para pagar e que ia aumentando inexplicavelmente (os extractos não eram claros na explicação daqueles valores). Pelos vistos, desde a data do extracto de Fevereiro até à data do óbito, houve despesas realizadas pela minha mãe e faltava então pagar esse valor, acrescido de cerca de 13€/mês de juros ou custos administrativos. Tentei explicar que não devia ter que pagar esses 13€/mês porque não paguei mais cedo porque, de todas as vezes que ligava, ninguém me dizia a que dizia respeito aquele valor e a demora no cancelamento do cartão foi da parte da WiZink e não minha (enviei os documentos todos menos de 1 mês após o óbito) mas disseram-me que tinha que pagar o valor completo (131,72€, quando o valor em dívida à data do óbito era apenas 62,89€). Nesse mesmo dia, 29 de Agosto, paguei esse valor e, 2 depois, ligaram-me do apoio a clientes, para saber se estava tudo resolvido relativamente a esta reclamação.
Disse que sim mas que iria abrir nova reclamação por causa do valor que fui obrigada a pagar e iria pedir que me devolvessem o que paguei a mais. Disseram-me para não o fazer, que iam abrir uma reclamação interna e iam contactar o departamento responsável. A 6 de Setembro confirmaram-me que iria receber esse valor e, por isso, iria receber uma chamada do departamento responsável com as indicações para procederem a essa devolução. Ligaram-me a 13 de Setembro indicando que teria que enviar o comprovativo do meu IBAN por email para me devolverem o valor e, no mesmo dia, enviei o solicitado.
A 3 de Outubro telefonei para a WiZink para saber qual o ponto de situação mas deram-me a resposta "não podemos dar essa informação mas vamos deixar uma mensagem para o departamento responsável entrar em contacto consigo". Estamos a 21 de Novembro e ainda ninguém me ligou nem recebi o valor devido. Se fosse ao contrário, exigiam-me o pagamento de mais 13€ por mês de atraso...

Solicito então que me devolvam o valor que paguei a mais. Se tal não acontecer até ao dia 13 de Dezembro (3 meses depois do envio do comprovativo do meu IBAN), deixarei de colocar respostas nesta reclamação e terei que abrir uma nova.
23 de janeiro 2019
Finalmente, hoje, dia 23 de Janeiro de 2019, recebi o valor que me deviam.
Vou dar esta reclamação como fechada, bem como a reclamação 20092818. Tenho pena que tenham sido precisas 2 reclamações para tratar algo tão simples quanto o cancelamento de um cartão por morte da minha mãe.
Susana Seixas avaliou a marca
23 de janeiro 2019

Depois desta reclamação, tive que abrir outra porque deixaram de me dar resposta a partir do momento que paguei e ficou a WiZink a dever-me um valor pago a mais. Tenho pena que tenham sido precisas 2 reclamações para tratar algo tão simples quanto o cancelamento de um cartão por morte da minha mãe. Sugiro que noutros processos semelhantes tratem as pessoas com mais cuidado e mais sensibilidade. A morte de um familiar é complicada por si só, quando se trata da morte de uma mãe/pai mais complicado é, e as instituições não devem tornar estes processos mais complicados do que são. Enviei todos os documentos que me solicitaram, tenho o aviso de recepção com data de 16 de Março de 2018. Estamos a 23 de Janeiro de 2019, ou seja, foram precisos mais de 10 meses para fechar este processo. Classifico isto como inaceitável. Agradeço o cuidado da Diana Ribeiro do Serviço de Apoio ao Cliente, foi a única pessoa que tentou realmente ajudar o processo a andar para a frente.