WiZink

WiZink - Cartão de crédito bloqueado indevidamente por 0,48€

Paulo Silveiro apresentou a reclamação
16 de abril 2019

Exmos. Srs.,
Venho por este meio reportar a seguinte situação que teve lugar junto do Banco Wizink, do qual sou cliente, e para a qual agradeço a vossa melhor atenção:
No mês de março de 2019 realizei uma compra de 12€ através do meu cartão de crédito associado à minha conta junto do Banco Wizink. Quando recebi o extrato de conta do Banco Wizink, através de carta relativamente aos meus movimentos mensais do cartão de crédito, apercebi-me que iriam descontar esse valor acrescido de 0,48€. Imediatamente liguei para o apoio ao cliente do Banco Wizink a questionar a razão do acréscimo de 0,48€, e fui informado, via telefone, que se tratava de um mero erro informático e que a situação iria ficar resolvida imediatamente.

No início de abril, recebi uma carta da Wizink a referir que eu tinha uma dívida de 0,48€ e que, por essa razão, iriam bloquear o meu cartão de crédito. Nesse mesmo instante, liguei para a linha de apoio ao cliente a reportar a situação: (i)que não devia nada; (ii) e mesmo que tivesse essa dívida, a mesma estaria associada à minha conta bancária podendo ser descontado o valor de 0,48€, pois tenho pagamento a 100%; e (iii) na pior das hipóteses cobravam esse valor, e não cancelavam o cartão sem primeiramente tentarem perceber junto do cliente o que se passava (e posteriormente devolviam o valor descontado indevidamente). Referi ainda que iria efetuar uma reclamação junto do Banco de Portugal caso esta situação não ficasse resolvida. No entanto, disseram para não me preocupar que era um erro deles e que o valor iria ser creditado e que não iriam bloquear o cartão de crédito. Fiz ainda questão de solicitar uma confirmação por escrito, a comprovar em como a situação acima descrita foi devida a um erro do sistema informático do Banco Wizink, e que a mesma se encontrava resolvida. Contudo nunca chegaram a enviar tal informação.

No decorrer destes acontecimentos, e ficando garantido pelo Banco Wizink de que a situação se encontrava resolvida, tentei, hoje, efetivar um pagamento de uma compra online através do meu cartão de crédito. No entanto, tal não foi possível, tendo verificado que o meu cartão de crédito está bloqueado. Neste sentido, e tratando-se de uma compra inadiável e necessária, fui forçado a pedir a um familiar que procedesse com a respetiva compra, tendo agora de restituir esse montante a essa pessoa. Liguei para o apoio ao cliente e disseram que o erro era efetivamente deles, para não me preocupar que iriam resolver o assunto. Eu referi que já deviam ter resolvido, tal como me tinham confirmado em telefonemas anteriores e que neste momento apenas pretendo cancelar o cartão e a minha conta com a Wizink, de forma a procurar outra instituição financeira. Que era inadmissível bloquearem um cartão por causa de 0,48€, quando não devo nada, quando é um erro informático do banco e quando têm acesso a descontarem 100% dos valores em dívida. Disseram que não era possível cancelarem o cartão.
Neste sentido, e não obstante o constrangimento em pedir a um terceiro para realizar uma compra em meu nome, não compreendo como poderá ser negado o direito de cancelar o meu cartão de crédito a qualquer momento, bem como o cancelamento imediato da minha conta bancária (não obstante ter de preencher documentação própria para o fazer).
Assim, e tendo esgotado as minhas opções de tentativa de resolução do problema acima exposto junto do Banco Wizink, agradecia a vossa intervenção direta junto da instituição financeira acima identificada de modo a: (i) continuar a usar o meu cartão de crédito de acordo com as condições contratadas, sem custos acrescidos; ou (ii) cancelar o meu cartão de crédito aquando a minha solicitação..
Desde já agradeço a disponibilidade e atenção dada a este assunto.
De modo a agilizar qualquer questão, deixo abaixo os meus contatos diretos:
Email: paulosilveiro@yahoo.com
Telefone: 969035366
Paulo Silveiro

(Reclamação para banco de Portugal)

Data de ocorrência: 16 de abril 2019
WiZink
18 de abril 2019
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
Paulo Silveiro avaliou a marca
11 de outubro 2019