WiZink

WiZink - Comissão de ultrapassagem de limite de crédito

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2020
Fiz hoje (dia 22/02/2020) duas compras com o meu cartão de crédito Wizink. Apercebi-me pouco tempo após as compras que teria excedido o meu limite de crédito em cerca de 20 euros, o que me surpreendeu, uma vez que esperava que os pagamentos fossem recusados caso ultrapassem esse limite. Entrei na minha conta Wizink online e apercebi-me que, de facto, tinha um saldo negativo de 20 euros. Perante esta situação estranha, liguei para a linha de apoio do Wizink, onde fui informado que tinha excedido o limite de crédito, e que me seria cobrada uma comissão de ultrapassagem de crédito de 20,80 euros!

Manifestei a minha estranheza, perguntando porque motivo não impediram que a segunda compra fosse efetuada, uma vez que estava a exceder o montante de crédito que me foi concedido. Para meu grande espanto, foi-me dito que não tinham forma de saber se o meu limite de crédito seria excedido com a segunda compra (????), isso apesar de o saldo negativo estar logo bem visível alguns minutos depois quando acedi à minha conta Wizink online. É um argumento muito pouco convincente... (alguém acredita que um banco não saiba quando um cliente já não tem saldo disponível na conta?).

Ainda assim disponibilizei-me a pagar de imediato o valor do crédito excedido, o que não me foi permitido (se soubesse que esta comissão existia, teria utilizado outros meios de pagamento), nem me foi dada qualquer opção de não me ser cobrada esta comissão.

Dadas estas circunstâncias parece que esta é claramente uma situação de cobrança abusiva de uma comissão por uma "falha" minha que na realidade foi uma falha do banco que não impediu que o montante de crédito fosse excedido.
Data de ocorrência: 22 de fevereiro 2020
WiZink
13 de março 2020
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado