WiZink
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Devolução do dinheiro da burla

Nelson apresentou a reclamação
15 de novembro 2022
Dia 23 de Novembro de 2021 por volta das 15.20h recebi um e-mail com o nome Wizink a dizer: “Detetamos atividades suspeitas no seu cartão de crédito. Decidimos desativar o seu cartão temporariamente ate que você verifique suas informações. Clique no link acima e conclua as etapas de reativação do seu cartão”. Inocentemente, cliquei nesse link e na sequência desse click foram realizadas duas compras, uma de 1.857.83 EUR na loja EXPERT.NL e a outra de 1.729.00 EUR na loja HARDWARE OUTLET BV ambas sediadas na Holanda, valor total dos movimentos não autorizados de 3.586.83 Eur. Salientar ainda, que apos o meu click nesse link a página web estava branca, não carregava conteúdos na totalidade e bloqueou a pagina/computador. Como não estava a entender nada da situação, estava tudo estranho decido instalar a APP Wizink no meu dispositivo movel (23-11-2021 as 16.02h) e verifico os dois movimentos fraudulentos. Por volta das 16.30h liguei para a linha Wizink através do número 915589902 a relatar o ocorrido. Segui as recomendações do colaborador Wizink, o cartão foi bloqueado, o e-mail fraudulento reencaminhado para o departamento de fraude Wizink (alertaseguranca@wizink.pt) e era só esperar pelo contacto deles. Salientar ainda que perguntei se seria necessário apresentar queixa na polícia ao qual, o colaborador disse que numa primeira fase não era necessário, só tinha que aguardar para ver se os montantes entravam para extrato. Dia 09 de Dezembro de 2021 verifiquei que os dois montantes tinham entrado para extrato. Volto a ligar para a Wizink e sou recomendado apresentar queixa na polícia e a preencher um formulário de movimentos não autorizados (queixa foi apresentada no posto territorial da GNR de Avintes no dia 09-12-21 pelas 19.00h).

Achando eu que o problema estava resolvido até porque os montantes em causa tinham sido repostos no extrato com a designação de: credit adjustment to billing account. No entanto, dia 27 de dezembro de 2021 aparece dois levantamentos a crédito com os montantes idênticos as duas compras fraudulentas. Entrei em contacto com a Wizink a pedir justificações porque tinha a dispensa de sigilo bancário assinada a dar autorização as entidades policiais para ter acesso aos meus dados bancários e essa manobra podia despistar as investigações policiais. Essa justificação só chegou dia 23 de Fevereiro de 2022 a considerar-me como responsável pelos movimentos não autorizados e pouco mais, nem nunca apresentaram provas que efetuaram diligências para averiguar o sucedido, nem demonstraram ao cliente que as operações foram autenticadas por mim apesar da minha insistência. Nunca me enviaram o IP dos movimentos, SMS validadas por mim, aparelho usado, de onde foram efetuados os movimentos, também pedi qual o meu perfil de comprador perante a wizink porque nunca tinha feito compras online com aquele cartão, inclusive a Wizink foi validar compras que o próprio cliente alertou a tempo e horas que o cartão estava a ser usado indevidamente.
Como não aceito essa decisão apresento hoje a minha denúncia contra a instituição financeira Wizink Bank, S.A.U - sucursal em Portugal sediada na Av. colégio militar n 37 F, piso 6 D. Entre falta de proteção dos meus dados, passando pela falta de segurança do meu cartão/cliente e terminando pela falta de responsabilidade da instituição perante o cliente, deixo aqui algumas reflexões sobre a minha defesa:

- PROTEÇÃO DE DADOS: Como é que os hackers tiveram acesso ao meu e-mail, como souberam que era cliente Wizink, que tinha plafond disponível, número de telefone, morada, entre outras;

- SEGURANÇA: Tenho meios necessários para fazer provar de que efetuei a comunicação de fraude ao banco poucos minutos de verificar as compras e que essa mesmas compras deveriam ser suspensas até se apurar os factos. Na sua carta resposta a Wizink afirma que as compras foram autenticadas por mim pela autenticação forte e pela APP WIZINK para aprovar as mesmas através das credenciais de acesso e mais uma vez, tenho meios necessários para fazer provar que a APP Wizink foi instalada no meu dispositivo já depois de uma compra estar finalizada;

- RESPONSABILIDADE: É evidente que a Wizink mesmo com a minha chamada/alerta dia 23 de novembro de 2021 não tomou nenhuma medida interna, nem externa através dos seus serviços de segurança como por exemplo PAYWATCH / SIBS para impedir a utilização não autorizada do meu cartão, como também nunca efetuou diligências para averiguar o sucedido e demonstrar que as operações foram autenticadas, devidamente registada e contabilizada;

RELEMBRAN-DO AINDA, que passou quase um ano e a Wizink ignora o caso atribuindo sempre a culpa ao cliente e nunca provou/mostrou as tais autenticações fortes, validação das compras junto do cliente etc, ultimamente ignora as mensagens deixadas pelo cliente na plataforma apenas diz: "Abrimos um processo nº ... aguarde pelo contacto"! Contacto que nunca chega acontecer ate porque e com interesse da Wizink quanto mais tempo passar, mais taxas e taxinhas serão aplicadas ao cliente.
Data de ocorrência: 15 de novembro 2022
22 de novembro 2022
Banco de Portugal compactua com isto ... Como é possível o cliente dar o alerta de burla, movimentos de cartão, assalto, carteira perdida e mesmo assim o banco culpa o sempre cliente! O meu caso foi igual, dei o alerta, fiz o trabalho que o próprio banco deveria ter feito e mesmo assim temos que pagar. Onde anda o banco de Portugal que regula e tem o dever de inspecionar isto???? Se o cliente por algum motivo informa a entendida bancária que algo está errado com a sua conta o mínimo que o banco deveria de fazer era suspender todos os movimentos mas não, faz uma coisa mais incrível que é cancelar o cartão mas posteriormente vai aceitar os pagamentos do cartão que está bloqueado. Incrível este país, paga Zé povinho por isso o Governador do Banco de Portugal ganha 24x mais o ordenado minimo
WiZink
25 de novembro 2022
A exposição encontra-se encerrada. Obrigado
25 de novembro 2022
Mais uma vez, encerram a reclamação sem resolução!

Apenas ignoram o cliente e deixo já aqui um desafio para o Banco de Portugal que tem o dever de inspecionar e regular estás identidades!

Será que não é evidente e demais as irregularidades deste banco?!

Todos os dias à relatos de burlas, fraudes relativas a este banco! Porque será???

Todos os dias à relatos de assuntos pendentes/não resolvidos sobre este banco! Porque será???

Todos os dias à queixas de juros altíssimos deste banco inclusive, este banco em Espanha já foi condenado a indeminizar clientes. Porque será?

Este banco tem a classificação mais baixa de índice de satisfação! Porque será??

Para terminar, qual é o banco ou entidade financeira qualquer que é alertada pelo cliente que existe movimentos não reconhecidos no próprio dia, poucos minutos depois de verificar os movimentos e não faz nada. Apenas bloqueia o cartão e prostriormente vai aceitar os pagamentos já com o cartão bloqueado.
29 de novembro 2022
Mais uma vez, encerram a reclamação sem resolução!

Será que não é evidente e demais as irregularidades deste banco?!

9 de dezembro 2022
????
7 de janeiro 2023
Meses, anos e o problema sem resolução
Nelson avaliou a marca
18 de fevereiro 2023