WiZink
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Movimentos fraudulentos

Fernando Neves Martins
Fernando Martins apresentou a reclamação
17 de agosto 2021 (editada a 20 de agosto 2021)
Em 14/05/2021 às 22:53 horas, recebi uma sms supostamente da Wizink pedindo para concluir uma operação mediante a introdução de um código cuja validade era de 5 minutos. Apenas vi a mensagem no dia seguine e não lhe dei importância visto já ter passado o tempo mencionado.
No passado dia 16/06/2021, recebi via telemóvel uma sms do banco WiZink, em que me alertava para o facto de o plafond (4500€) do cartão de crédito ter sido ultrapassado. De imediato entrei em contacto com o apoio ao cliente WiZink, foi-me cancelado de imediamente o cartão de crédito, fui aconselhado a apresentar queixa na policia e a preencher um formulário de movimentos não reconhecidos e enviar todos esses dados para o email disputas@wizink.pt. Posteriormente consultei o extrato eletronico do cartão de crédito e deparei-me com 2 movimentos de 3850€ e 650€ realizados em compras de criptomoeda (Binance) em 14/05/2021.
No dia 18/06 formalizei a queixa na esquadra da PSP, preenchi o referido formulário, juntei extrato dos referidos movimentos e fiquei a aguardar resposta, tal como me tinha informado do apoio ao cliente.
Na falta de qualquer resposta, no dia 16/08/2021, tomei a iniciativa de ligar novamente para o apoio ao cliente, para me informarem do estado do processo e para meu espanto, dizem-me que me vão responsabilizar pelos referidos movimentos. De imediato alertei o operador que não concordava com essa decisão unilateral e que queria reclamar, ao que afirmou ter direccionado a minha reclamação para o Departamento de Fraude dizendo que teria uma resposta no prazo de 7 dias úteis
Sou cliente WiZink há alguns anos e nunca utilizei o cartão para compras online, nao tenho os codigos disponíveis em parte alguma, nem o cartão está acessível a terceiros e sempre que o usei, fi-lo fisicamente. Por isso pergunto onde é que foram buscar os meus dados pessoais a não ser à base da dados da wizink? A Wizink não tem um seguro para cobrir estas situações? O que é que esperam para o activar?
Para mim a situação ainda não se encontra resolvida mas a Wizink já me está a cobrar juros. Com que direito o estão a fazer se ainda nem sequer me comunicaram formalmente da decisão?
Data de ocorrência: 14 de maio 2021
17 de agosto 2021
O texto saiu truncado. O texto total é este:
28 de setembro 2021
Aguardo que a WiZink reconheça as falhas na segurança dos seus sistemas e invalide os mivimentos feitos de forma fraudulenta.
WiZink
6 de outubro 2021
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
6 de outubro 2021
A Wizink encerra a questão mas não a resolve!
Esta situação só pode ser resolvida quando a Wizink assumir que houve, da parte dela uma fuga, dos meus dados pessoais que levou a que fossem efectuados estes movimentos fraudulentos.
Considero que a Wizink nã protegeu os meus dados tal como o deve fazer qualquer prestador deste tipo de serviços e também não respeitou as políticas de RGPD.
Mantenho a minha queixa aberta porque o meu problema não foi resolvido e só o será quando a Wizink anular totalmente todos os movimentos feitos de forma fraudulenta devido à sua incapacidade de proteger os dados dos seus clientes.
Fernando Neves Martins
Fernando Martins avaliou a marca
18 de novembro 2021

A Wizink é uma entidade do pior que há no merdado. São uma cambada de incompetentes que deixam roubar os clientes e nada fazem para resolver a falta de segurança dos seus sistemas. Se não querem ser roubados descaradamente, não façam negócios de nenhum tipo com essa gente. Se já fizeram, aconselho vivamente a que cancelem tudo o mais rápidamente possível.

Este é um tema que me interessa porque fui vitima de phishing há uns anos e estes problemas não podem ficar impunes. É um facto, a Wizink através de procedimentos pessoais de validação autorizou a transação destes movimentos alegando a iniciativa do titular em fornecer estes dados mas o insolito é o envio específico de e-mails de endereços pessoais que entidade deveria isolar para evitar que clientes sejam vítimas destas ações. A minha perspetiva e é especulativa é que os angariadores de clientes tivessem alguém com motivos mais obscuros recolher dados pessoais e partilhar na " dark web " onde proliferam hackers e scammers profissionais. A Wizink vai perder milhares com esta ação mas tem de defender o seu bom nome que agora está em maus lençois . Boa sorte e não desistam.