WiZink
  • Av. Colégio Militar, nº37 F
    6º piso D
    1500-180 – Lisboa
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Obtenção e venda de dados pessoais sem conhecimento e consentimento das pessoas

Alexandre
Alexandre apresentou a reclamação
31 de agosto 2017

A empresa cujo site é www.mercadoweb.pt registada no portal do cidadão:
Nome: MERCADO WEB - SOLUÇÕES GLOBAIS, LDA
NIPC: 508030935
Nº de Certificado de Admissibilidade:
Concelho da sede: Vila Nova de Gaia
C.A.E. Principal: 73110
Situação: entidade definitiva

Refere no próprio site:
> Os dados recolhidos serão processados informaticamente e armazenados pela MERCADOWEB LDA, destinando-se ao envio das encomendas e para fins de publicidade e marketing.
> Garantimos, nos termos da lei, o direito de acesso, rectificação e eliminação dos seus dados, bastando comunicá-lo para o e-mail online@mercadoweb.pt.
> Os dados recolhidos poderão ser cedidos a outras empresas para apresentação de novas propostas. Caso não pretenda que os seus dados sejam facultados a terceiros de reconhecida idoneidade utilize, por favor, o mesmo e-mail ou não se registe.

Nunca me registei ou aceitei o envio ou partilha dos meus dados pessoais através desta empresa.
Tomei conhecimento da mesma através de um telefonema para fins comerciais da empresa WiZink que, supostamente, comprou os meus dados pessoais à empresa "Mercado Web". Neste mesmo telefonema, indicaram-me que estes dados foram provavelmente obtidos quando me registei em "sites na Internet" (sem qualquer menção específica).
É de notar que não me recordo de ter efectuado registos em sites onde dei a permissão para partilha e/ou venda dos meus dados pessoais.

De forma a remover os meus dados da base de dados da empresa Mercado Web, enviei um email para online@mercadoweb.pt com o seguinte conteúdo:

> Bom dia,
> A propósito de um contacto que recebi para fins comerciais, soube que a empresa respectiva adquiriu os meus meus dados pessoais através da vossa empresa. Por isso solicito que:
> 1. me indiquem em detalhe quais são estes dados;
> 2. me informem sobre a origem dos mesmos, ou seja, qual foi a empresa ou entidade que enviou os meus dados à vossa empresa (Mercado Web);
> 3. removam os meus dados da vossa base de dados.
> Caso necessitem de algum dado específico para efectuar a pesquisa na vossa base de dados, agradeço que indiquem o mesmo na vossa resposta.

Ao qual recebi, em menos de um minuto, um email automático do servidor com o seguinte erro:
> A message that you sent could not be delivered to one or more of its
recipients. This is a permanent error. The following address(es) failed:
> apereira@webmkt.net
> (ultimately generated from online@mercadoweb.pt)
> host webmkt.net [88.99.31.203]
> SMTP error from remote mail server after RCPT TO::
> 550 No Such User Here"

Ou seja, esta empresa obtém dados pessoais de forma aparentemente ilícita e vende-os a outras empresas sem o consentimento e conhecimento das pessoas.
Para além disto, actualmente não existe forma de solicitar a remoção dos mesmos da base de dados, visto que o único contacto que apresentam é um endereço de email cujo servidor rejeita a recepção de emails.

Data de ocorrência: 31 de agosto 2017
WiZink
18 de setembro 2017
Caro senhor Alexandre Gouveia agradecemos a situação exposta.

Informamos que a situação mencionada por v/exa. foi tratada na data de 11/09/2017.