WiZink
  • Av. Colégio Militar, nº37 F
    6º piso D
    1500-180 – Lisboa
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Peço a resolução urgente dentro do possível do assunto em epigrafe

Americo Gomes apresentou a reclamação
7 de junho 2021
O motivo da queixa que irei aqui apresentar contra o “ WiZinK BANK, S.A.U”, pelo que constatei no Portal da Queixa, é a mesma de dezenas de clientes desta instituição, a qual a passo a descrever:
Em 04 de Junho, pelas 16H20, recebi uma mensagem no meu telemóvel do Wizink (O debito direto na sua conta foi rejeitado. Proceda ao pagamento urgente: Ent: 20890, Ref:800220803, Mont:19.95 Eur. Obrigado).
Não liguei a mensagem, dado que não tenho usado o cartão em nada, bem como pelo extrato por mim verificado de 15-02-2021, período a que se refere o extrato, mencionava o mesmo que tinha o saldo de 4.000.00 € disponível, montante este atribuído ao meu cartão.
No dia imediato 05-06-2021, pelas 10H13, recebi de novo uma nova mensagem a mencionar (INF: Para ver o detalhe dos valores em divida e gerir os seus pagamentos enviaremos LINK por SMS/e-mail. Pode validar origem do link em bit.ly/2W1eZxi).
No mesmo dia que menciona o anterior paragrafo, pelas 12H26, recebi outra mensagem com (INF: Aceda aos detalhes de pagamento do seu cartão que termina em 8293 e efetue a gestão dos mesmos clicando no link: https://wizink.pt/s/pfo5zxX4NDExO).
Qualquer destas 3 mensagens que ainda estão no meu telemóvel, não as abri ou cliquei nos links que me indicavam para clicar e os abrir, mas uma vez que constatei estar a receber demasiadas mensagens, resolvi abrir no meu computador em casa, e acedi á minha área pessoal e por sua vez aos Saldos e movimentos e constatei o seguinte:
Limite de credito -------------4.000.00 €
Saldo disponível ¬¬¬¬¬¬¬¬ ------------------ 9 .89 €
Saldo Utilizado ----------------3.990.11 €.
Assim decidi de imediato, proceder á Alteração de autorização de debito, ficando de imediato a situação da autorização inativa, conforme comprovativo que se junta.
Dado se tratar de sábado inicio de fim de semana, aguardei por segunda feira e assim ligar ou mesmo me deslocar a sede na AVª da Liberdade 131, 2º andar – 1250 – 104 – Lisboa.
Uma vez que tinha pedido um agendamento através da minha área de cliente, nesta segunda feira dia 07 de Junho, pelas 09H30, ligaram-me do Departamento de Cobranças o Sr.Rui Moura que lhe expos toda a minha situação, pediu-me para fazer a atualização de dados, tendo-me ainda questionado se eu conhecia a entidade que efetuou os respetivos movimentos, ao qu lhe respondi que não e, uma vez que teria sido fraude, teria que encaminhar para o Departamento de Fraude, o que ele diz ter tentado cinco vezes e não o conseguiu, pelo que me forneceu 2 contatos telefónicos, afim de ir tentando ligar com a finalidade do Departamento de Fraude, dar inicio a um processo.
Momentos depois fui informado pelo Apoio ao Cliente do WiZinK BANK, S.A.U, de que tinha sido dado início a um processo de “FRAUDE”, e que depois iria ser contatado pelo respetivo Departamento em causa.
Fui ainda informado pelo mesmo Apoio ao Cliente, que me iria cancelar o meu cartão, bem como pedir o envio de um outro em sua substituição e, que deveria ainda proceder dos seguintes modos:
- - - Ir á internet e no google, pesquisar e depois baixar Formulário de Movimentos não reconhecidos do WiZink
- - - Seguidamente preenche-lo e, depois de assinado e digitalizado, envia-lo juntamente com o Auto de Denuncia por mim apresentado na Polícia de Segurança Publica, por levantamentos indevidos e sem meu conhecimento por instituição/comerciante, cujo nome desconheço, para o e-mail: disputas@wizink.pt, ou em alternativa através de carta registada com aviso de ressecção para AVª da Liberdade nº131 – 2º Piso, 1250-140 – Lisboa.
Face ao aqui exposto e, como cidadão honesto com perto dos 62 anos, sempre trabalhei e paguei todas as contribuições, rendas e outras despesas que seriam da minha inteira responsabilidade e, como não deixara de ser, atualmente não me sinto bem comigo próprio, ainda a mais por algo que não pratiquei, assim peço os vossos bons serviços e das autoridades competentes, no sentido de ser reposta toda a normalidade, em relação a este caso.
Irei desde já enviar toda a documentação devidamente assinada e por vos pedida, para o e-maildisputas@wizink.pt, bem como irei de igual modo, remeter os originais por correio, devidamente registado
Data de ocorrência: 7 de junho 2021
12 de julho 2021
EM RELAÇÂO A ESTA QUEIXA; PRETENDO ANEXAR AS SAGUINTES QUESTOES:
OES SALVO MELHOR OPINIAO DE V.Exª., A SEREM TAMBEM INVESTIGADAS

A seguir terei de questionar o Banco de Portugal e a PJ.

1 - Por que motivo a vossa linha de roubo/extravio de cartão não funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana?
2 - Por que motivo a estes clientes foi esgotado o saldo de contas de cartões que ainda não tinham sido ativados?
3 - Por que motivo permitiram movimentos de 3/4/5/6/7/9/10 mil euros de uma só vez sem contactarem o cliente para assegurar que não se tratava de uma fraude?
4 - Por que motivo o vosso sistema permite a alteração do número de telefone associado à conta-cartão sem que o código de confirmação da operação seja enviado para o número original ou sem confirmação dos dados do cliente por telefone?
5 - Como é possível que alguém tenha alterado os dados de acesso dos clientes burlados sem que tenha havido fuga de dados da Wizink, dando aos hackers nomes, números de telefone, etc?
6 - Como é possível que clientes Wizink tenham sido contactados telefonicamente por alguém que se fez passar pela Wizink que pretendia confirmar dados pessoais - quem tem acesso à base de dados para saber números de telefone e nomes de clientes Wizink?
7 - Como é possível responsabilizarem os clientes burlados pelas fraudes quando os IP e números de telefone associados ao cliente e utilizados para realizar as transferências são diferentes e a Wizink não adoptou medidas adicionais de segurança?
8- Como podem ter concluído as investigações sobre as queixas dos clientes em poucos dias, acusando-os de serem culpados sem apresentar provas e sem direito a contraditório?
9 - Sabendo que estão a decorrer ataques de "phishing" em Portugal, como admitem no vosso site, que medidas adicionais de segurança tomaram (não me refiro a informação aos clientes, mas a medidas proativas que mantenham a confiança no v/empresa)?
10 - Alegam no v/ site que " Estamos atentos a qualquer movimento irregular através do Serviço Anti-Fraude". Movimentos súbitos de 7 mil euros em cartões onde só existiam pagamentos de baixo valor não deveria gerar um alerta? Que serviço é esse?
11 - Que serviço de alerta possuem que possa detetar tentativas de pagamento sucessivas até acertarem no plafond disponível em cada cartão? Há lesados que ficaram sem o último cêntimo de plafond, o que indicia ação de bots e tentativas consecutivas… Ou terá havido acesso aos registos de cartões da Wizink?
12 - Por que motivo aumentam o plafond dos clientes sem autorização destes, para valores milionários?
Virar a página S.F. FAVOR
13 - Sabendo que a Binance, a Revolut, a Banxa, a 2gether e a Crypterium têm sido associadas a atividades ilícitas relacionadas com criptomoedas e fraudes online, por que motivo não é gerado um alerta imediato e travada qualquer transação de milhares de euros para estas entidades, pelo menos sem confirmação indiscutível por parte dos clientes?
Amora, 12 de Julho de 2021

Americo Esteves Gomes
25 de julho 2021
Manter a recelamaçao, aguardar decisao do banco portugal e das investigaçoes do ministerio publico e da policia judiciaria
6 de agosto 2021
Ainda estou aguardando as provas em que me acusam de ter a responsabilidade da Fraude/Burla que fui vitima, pois necessito dessas mesmas formas onde voçes me condenam
Não tenho aplicação Wizink
Não efetuei compra alguma com esses comerciante
Não confirmei nada de palavras fortes ou fracas
Quero a indicação do I.P. , dispositivo e as confirmações que falam dos SMS
Pois uma vez que já existe uma queixa contra a Wizink, pondero assim no espaço de pouco tempo, também apresentar uma queixa contra o Banco de Portugal, neste caso por difamação , dado que me estão a acusar de uma coisa que não fiz, e não apresentam as provas de tal transação onde comprove a minha culpa.
Acusam, têm que provar por A+B, que fui culpado
22 de agosto 2021
Ainda aguarda a resposta á ultima questão, que coloquei
29 de agosto 2021
Não ainda não recebi nada em resposta.
Quero ainda acrescentar para a WizinK, me informar do seguinte:
Como um Hacker tem acesso aos meus dados mesmos sem passar pela WiZink. . ?
Assim: Ou a WiZink foi hackeada e não deu essa informação como teria que o fazer no prazo maximo de 72 horas.
Tenho assim em mente que os meus dados, foram fadados na WiZinK.
Irei continuar com esta e outras que também já apresentei, ate ser contatado e ter o meu assunto resolvido, a meu favor, eu não comprei moedas no valor de quase 4000€
12 de setembro 2021
Continuo a aguardar respostas a queixa inicial e as restantes anexadas a mesma queixa.
27 de setembro 2021
28 de outubro 2021
Ainda nao tive resposta
WiZink
9 de novembro 2021
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
9 de novembro 2021
18 de abril 2022
18 de abril 2022
4 de maio 2022
1 de junho 2022
Nao vai nada ser encerrada, a Wizink ainda nao se pronunciou acerca da queixa
16 de junho 2022
Estou aguardando uma resposta ao mesmo
Americo Gomes avaliou a marca
26 de março 2023

nada

Américo faça queixa no Banco de Portugal também. Temos de Apresentar queixa conjunta contra o Wizink. Vão- se deitar de fora...

Criamos um grupo no whatsapp para nos juntarmos todos para combater o esquema que fomos vítima
Se quererem fazer parte enviem email
ricardofernandoflorencio@hotmail com

Fiz queixa ao Banco Portugal....vamos combater este esquema....irei pagar todos os movimentos que fiz....mas eu não comprei 4.200 em criptomoedas, não vou pagar, que o wizink me ponha em tribunal

Senhor João Silva, tentei contactar o endereço de email que facultou e não está disponível. Há outra maneira de fazer parte do grupo whatsapp? Também fui vítima deste roubo descarado.

Quero fazer parte do vosso grupo, pois fui vitima de fraude no passado dia 15 de Maio, no valor de 9100€ supostamente transferidos para a Binance em critptomoedas, hoje fui entregar o caso a uma advogada que aconselha a que quanto mais pessoas se juntem , mais força teremos para combater toda esta situação.