WiZink
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Phishing

Pedro Ribeiro apresentou a reclamação
29 de junho 2021
No passado dia 21 de Maio, recebi via telemóvel uma sms do banco WiZink, em que me alertava para o facto de o plafond (4000€) do cartão de crédito ter sido ultrapassado. Juntamente com a sms, era-me fornecida uma entidade e referência multibanco com o montante de 60€ e poucos Euros para regularizar a situação. De imediato entrei em contacto com o apoio ao cliente WiZink, foi-me cancelado de imediato o cartão de crédito, fui aconselhado a apresentar queixa na policia e a preencher um formulário de movimentos não reconhecidos e enviar dodos esses dados para o email disputas@wizink.pt. Posteriormente consultei o extrato eletronico do cartão de crédito e deparei-me com 2 movimentos de 3740€ e 150€ realizados num site holandês,
destinados á compra de bitcoins. No próprio dia formalizei a queixa, preenchi o referido formulário, juntei extrato dos referidos movimentos e fiquei a aguardar resposta, tal como me tinha informado do apoio ao cliente. No dia 18 de Junho recebo sms do WiZink a informar-me que em breve iria receber correspondência com a resolução do processo de fraude. No dia 21 de Junho, tomei a iniciativa de ligar novamente para o apoio ao cliente, para me informarem do estado do processo e para meu espanto, dizem-me que me vão responsabilizar pelos referidos movimentos. De imediato alertei a operadora que não concordava com essa decisão unilateral e que queria reclamar, ao que tomou nota e atribuiu um número à reclamação. Sou cliente WiZink desde 2015, utilizei o cartão uma única vez para uma compra na internet há mais de 1 ano, nao tenho os codigos disponíveis em parte alguma, nem o cartão está acessível a terceiros e das restantes vezes quese usei o cartão, fi-lo fisicamente.
Alertei ainda a operadora, para uma sms que recebi e abri, alegadamente da WiZink, em meados do mês de Maio, talvez coincidente com a data dos movimentos, em que me dizia que o cartão estava inativo, não fiz caso da mesma, pois o prazo do cartão de crédito estava perto do fim e pensava eu, ser um alerta para a receção iminente de novo cartão. Se de alguma forma houve violação dos dados, foram através do meus dados pessoais constantes na base de dados da entidade WiZink, porque para me enviarem algum tipo de correspondência fraudulenta relacionada com o WiZink a eles os foram buscar. Eu pergunto, a WiZink não tem um seguro para estes casos?
Data de ocorrência: 29 de junho 2021
26 de julho 2021
Continuo sem obter qualquer resposta escrita por parte da WiZink.
Entretanto já tenho efetuado diligências para apurar o que se passou e como se passou, nomeadamente, entrei em contato com o comerciante (www.banxa.com), que me confirmou a existência das transações por mim descritas e que estaria à disposição das autoridades para fornecer todos os dados que lhes fossem solicitados.
No entanto, muitas questões pertinentes continuam por responder por parte da WiZink: - Porque motivo os plafonds dos cartões foram aumentados dias antes das burlas? - Porque não recebi os códigos de confirmação das transações no meu telemóvel? - Não tendo recebido os ditos códigos, para que número foram enviados? - Porque razão a Wizink não entrou em contato com o comerciante ou informou o cliente para o fazer, tendo em vista o cancelamento das transações? - Onde esteve a atuação do serviço anti fraude que a WiZink apregoa e diz ter, que supostamente deveria monitorizar e alertar transações incomuns face ao perfil de cliente? (Nunca efetuei transações superiores a 150€, logo uma de 3740€ deveria ter sido suspeita para esse serviço).
WiZink
6 de agosto 2021
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
6 de agosto 2021
Então escreve a WiZink que a situação exposta se encontra resolvida? Mas as coisas funcionam assim? A situação está resolvida só porque sim? Onde estão as respostas ás minhas perguntas? Onde estão as provas de que fui eu quem fez as transações? A WiZink deu-se ao trabalho de contatar o comerciante para obter todos os dados de quem efetuou tais operações? Sejam sérios e não brinquem comigo
15 de agosto 2021
A WiZink na correspondência que me enviou, diz não haver phishing, assim sendo, se não fui eu que efetuei as transações, nem autorizei que alguém as efetuasse por mim, do que esperam para acionar o seguro por fraude? Dizem tambem que não encontraram o comprometimento do cartão, o que não quer dizer que não tenha acontecido.
25 de agosto 2021
Continuo sem que a WiZink me apresente as provas com as quais se baseia para me atribuir responsabilidades. A WiZink não aciona o seguro, porque não quer, ou, porque não o tem. Sei que a WiZink se encontra a propor a alguns dos lesados, o pagamento dos valores das burlas, em prazos que podem ascender os 60 meses e sem juros... mas alguém de bom senso, acredita que uma financeira dê uma benesses dessas aos clientes, se não estiver melindrada com alguma coisa?
23 de setembro 2021
Continuo sem ver a minha situação resolvida, quando sei que a WiZink tem resolvido alguns casos a conta gotas. Já passaram 4 meses, a única coisa que fazem é colocar colaboradores a ligar constantemente, a pressionarem para pagar aquilo que não gastei. É um autêntico terrorismo psicológico aquilo que estão a fazer aos lesados em geral e a mim em particular. A situação em que me vi envolvido afetou sobremaneira a minha vida em todos os sentidos e isso não há dinheiro nenhum que pague. Espero que seja reposta justiça o mais depressa possível, para me ver livre deste pesadelo.
Pedro Ribeiro avaliou a marca
18 de novembro 2021

Instituição fraudulenta. É bastante permissiva a burlas e não protege os clientes