WiZink
    1500-180 – Lisboa
  • reclamacoes@wizink.pt

WiZink - Phishing através da aplicação

Patrícia Furtado apresentou a reclamação
29 de junho 2021 (editada a 17 de novembro 2021)
No passado dia 15 de Maio fui vitima de Phishing, atravês do meu cartão Wizink, após ter recebido um email e um sms sempre pelo remetente Wizink.pt e Wizink, no momento em que a fraude decorreu recebi um telefonema da Sibs onde me confirmaram estar a ser vitima de fraude, pois teriam efetuado transferências de 300€ e outra 4700€, disseram que iriam cancelar de imediato o meu cartão, (cartão esse que ainda nem sequer eu tinha ativado), no entanto para além destas transferências, ainda foi feita uma outra de 4100€, perfazendo o total de 9100€. Pois bem, sendo sábado e já ao fim da tarde, o apoio ao cliente da Wizink encontra se encerrado.
Primeira questão, como é que é possivel efetuarem transferências de montante elevado sem que o cliente receba algum código para efetuar a mesma?
Segunda questão, se a própria Sibs detectou a fraude, como é que não se cancelou as transferências de imediato?
O mais Estranho disto tudo, é que o montante esteve em transação durante 10 dias, só no dia 25 de Maio, constou como dívida e me disseram para preencher o formulário de montantes irreconhecidos e para ir apresentar queixa na Policia. Todos os dias desde dia 15 de Maio ligava para a wizink que dizia ter de aguardar, porque nada podiam fazer, até ver se realmente o valor saía ou não, e eu pergunto, então uma instituição bancária, não tem poderes para evitar transações de milhares de euros, ainda mais sem aprovação do seu cliente e após o seu cliente ter demonstrado ter sido vítima de burla?
Relembro que para aceder ao apoio ao cliente, temos de introduzir a data de nascimento completa, número de cartão de cidadão e ainda os últimos dígitos do número de telemovel, então é para transferir 9100€ não há segurança nenhuma????
Até que ponto este aumento despropositado de plafond já não tem segundas intenções, sim porque numa instituição bancária, com a delegação de vencimento e conta corrente, não se consegue ter mais de 1500€ de plafond, como é que na Wizink se começa com 500€ e aumentam até 10500€ sem averiguar se o cliente tem ou não capacidades para um plafond deste montante?? Bem após tudo isto e de me terem reposto o valor e eu na minha ignorância, pois pela primeira vez na vida me vejo numa embrulhada destas, acreditar que estaria resolvido, vejo me agora com uma dívida de 9100€ transferidos para a Binance, que só tive conhecimento do que era após fazer reclamação na PSP.
Data de ocorrência: 29 de junho 2021
26 de julho 2021
Continuo a aguardar a resolução da minha queixa perante a wizink, uma vez que a entidade em questão para além de não ter evitado que a burla acontecesse, uma vez que podia e deveria fazê-lo, assim como deveria ter feito um acompanhamento ao cliente a fim de evitar e resolver a situação e ou instruir o cliente dos meios necessários para este o fazer. E não apenas dizer, que nada podiam
fazer para que a transação não se conclua.
WiZink
13 de setembro 2021
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
13 de setembro 2021
Exmos Sr(s) da wizink, gostaria que definissem, a resposta de que a minha queixa se encontra encerrada?!
A situação não se encontra resolvida, decorre ainda um processo crime para averiguar as devidas diligências, pois eu fui vitima duma fraude, que vossas excelências, não acautelaram evitar, e que continuam a deixar acontecer diariamente, eu própria tive uma nova tentativa 2 meses após a primeira, no dia em que voltei a ter saldo positivo suficiente para uma nova burla, situação também que não se encontra explicada, como é que alguém advinha que eu tinha de novo valor num cartão, após ter alterado todos os acessos à minha conta, depois da 1° fraude, portanto só considero que a queixa esteja encerrada, quando me for devolvido todo o valor resultante da fraude e todo o que ja paguei aos advogados que tenho a tratar do caso.
11 de outubro 2021
Passados 5 meses, continuamos na mesma situação, a Wizink continua a imputar me a culpa de algo que só eles são responsáveis, pois foi a partir da plataforma deles que houve o roubo dos meus dados de identificação, portanto , a Wizink e apenas a Wizink tem a responsabilidade da fraude cometida em meu nome, mais por terem permitido o acesso aos meus dados pessoais, sendo eles intransmissíveis e apenas facultados a essa identidade terão ainda de responder por essa mesma situação. A partir do momento em que eu comuniquei á Wizink, que os valores retirados do meu cartão, não eram reconhecidos por mim, a responsabilidade deixa de ser da minha pessoa, tendo eles deixado a situação pendente por 10 dias sem que NADA fizessem para evitar a saída do dinheiro.
Tenho que conhecimento que as burlas continuam a acontecer, usando o mesmo procedimento, portanto nada mudou, continuam pessoas a serem prejudicadas diariamente por falta de segurança da entidade Wizink.
Neste momento já estou em incumprimento no banco de Portugal, situação essa que a Wizink vai ter que ser responsabilizada por ter feito comunicação ao Banco de Portugal, estando a decorrer uma queixa crime no Diap para averiguação dos verdadeiros culpados desta acção.
17 de novembro 2021
A situação mantêm se, agora com a diferença que sou massacrada com chamadas diariamente da Wizink, a perguntar se tenho conhecimento da situação em causa? Ao que respondo, impossível não saber, pois recebo chamadas vossas todos os dias e várias vezes ao dia. Para além de não me terem protegido enquanto cliente, de não acautelarem evitar a situação, também não procuraram resolver a mesma. Pois porque segundo a Binance, entidade para onde foram feitas as transações da fraude, bastava a Wizink ter entrato em contacto com a Binance e ter referido que a sua cliente (eu) tinha sido vítima de uma fraude e que não reconhecia aqueles montantes e pedir a anulação e respectivo estorno dos mesmos, que a situação teria ficado resolvida e mais, até poderiam conseguir chegar ao burlão.
Tenho o caso a ser tratado por uma advogada, advogada essa que já os tentou contactar por diversas vezes, a pedido da própria Wizink, mas sem sucesso, segundo a própria Wizink, deve ser derivado a "problemas técnicos ", mas pelos vistos , no sentido inverso, não ocorrem, pois a Wizink consegue ligar me vezes sem conta sem quaisquer dificuldades.
Confiando na" boa fé desta entidade financeira", em que realmente existem problemas técnicos, que reconheçam que houve problemas técnicos aquando do roubo dos meus dados pessoais, dando origem à Burla da qual fui vítima. Continuamos a ter conhecimento de casos iguais que ocorrem passados 6 meses após o meu, em que o procedimento da entidade Wizink é o mesmo, sabendo eles que o desfecho será o mesmo, pelo menos para eles. Dão falsas esperanças aos clientes, aquando do contato a informar da burla, ao dizer para aguardar a transacção da operação, a encaminhar para a policia, quando eles (Wizink) , nada fazem para anular as mesmas ou mesmo chegar aos verdadeiros culpados e mais estando um processo crime a decorrer interposto pela minha advogada não aguardaram pela resolução do mesmo, atribuindo me a culpa a mim, a colocar indevidamente o meu nome no banco de Portugal, quando eu não lhes devo rigorosamente NADA. Espero que ainda lhe reste alguma dignidade enquanto dita "entidade financeira " e que reponham no plafond aquilo que me foi roubado porque eles assim o permitiram.
15 de dezembro 2021
Passaram 7 meses, e continuo sem resposta, a wizink inclusive já me ofereceu 30% de redução na dívida. E eu pergunto qual a instituição bancária que perdoa 30% do total da dívida de um cliente que considera culpado, só demonstra, que a situação só ocorreu porque a Wizink o permitiu, porque não a evitou nem procedeu a meios para cancelar a fraude de 9100€ da qual fui vítima com um cartão desta instituição bancária que nem sequer o tinha alguma vez utilizado, nem por mim ativado.
29 de dezembro 2021
Continuo a aguardar resposta da Wizink, aquilo que eu pretendo é a anulação dos valores roubados ou desviados do plafond do meu cartão, para que possa finalmente anular quaisquer vínculo com a entidade Wizink , uma vez que a mesma não tem capacidade de proteger os dados pessoais e intransmissíveis dos seus clientes, pois passados mais de 7 meses, as burlas com cartões da Wizink continuam a acontecer exatamente usando o mesmo método, só demonstra que a Wizink nada fez para evitar estas mesmas fraudes.
13 de janeiro 2022
Continuo a aguardar resposta da wizink, a única coisa que recebo são 8 ou 9 chamadas ou mais por dia, desde manhã à noite, inclusive fins de semana e feriados, o engraçado é que o horário de funcionamento deles é de segunda a sábado ate as 15h30, mas para MASSACRAR as vítimas de fraudes de milhares de euros feitas com os cartões deles, já tem disponibilidade 24h por dia.
A minha fraude é de 15 de Maio de 2021 e até aos dias de hoje, as fraudes continuam a acontecer sem que a Wizink as impeça ou que as resolva mesmo sendo alertados pelos clientes na hora. Deixa muitas dúvidas a maneira como actua a wizink perante todas estas fraudes.
24 de fevereiro 2022
Não há muito a acrescentar, apenas que passou praticamente 1 ano e que a wizink continua a permitir e ser "conivente" com as burlas, porque para além de não investigar, nem contactar com os comerciantes para onde transferiram o dinheiro roubado dos nossos cartões, a fim de exigir o devido estorno, continua a imputar a culpa ao cliente, e passa os dias a massacrar com telefonemas, com exigências e ameaças.
E depois por outro lado oferecem descontos, sobre valores em que atribuíram a culpa ao cliente.