WiZink

WiZink - Prepotência, insensibilidade e incumprimento das condições contratuais

Ricardo apresentou a reclamação
6 de junho 2021
Boa tarde:
Segue o meu testemunho relativamente ao modus operandi desta instituição que já vem, há anos, infernizando a minha vida financeira.

Em 2019 foi-me proposto aumento de plafond do cartão Wizink dos 6900 para os 8000€, bastando para tal efetuar o envio dos documentos pretendidos para atualizar informações (recibos salários, morada, etc).
Resulta que passadas 2 semanas comecei a utilizar o suposto aumento de plafond, fui levantando dinheiro e não me foi posto qualquer entrave ("Operação não autorizada pelo seu banco" ou "Ultrapassa plafond cartão"), pelo que parti do principio que o referido aumento de plafond estava efetivamente contratualizado.
Utilizei o cartão ate ao limite proposto, não sendo possível ultrapassar os referidos 8000€, como seria de esperar.
Qual o meu espanto quando recebi o extrato do mês seguinte a dizer que tinha ultrapassado o limite de credito em mais de 1000€ (a diferença entre o plafond antigo - 6900€ - e o proposto - 8000€)!

Pelas informações que recebi, delegaram qualquer responsabilidade, alegando que eu tinha de - periodicamente - verificar os meus extratos na área de cliente.

Ora, varias questões surgem:
- Se foi proposto o aumento (por parte deles) o aumento dos 6900 para os 8000, e me foi possível levantar dinheiro ate perfazer aproximadamente o valor do plafond, fiz mal em considerar que o aumento de plafond tinha sido efetivamente contratualizado?
- Mais, se o referido limite não tivesse sido aumentado, e se tivesse mantido nos 6900€, não seria suposto o cartão estar bloqueado/limitado a esse valor? É que por vezes utilizei o cartão em compras, e se ultrapassa-se o plafond, em apenas 20 ou 30 euros, ele automaticamente recusava a transação, porque não aconteceu isso!?!?

Ora, obviamente, eu não tinha como pagar mais de 1000€ de prestação num mês como pretendiam e foi-me proposto um acordo de um ano, em que ia pagar menos juros (que os juros ditos normais dele é de cortar a respiração), ficando a pagar sensivelmente 115 euros por mês, com data de pagamento ate 20 de cada mês.

Resulta que em Abril efetuei o pagamento da mensalidade em 6 de Abril, e o mesmo não foi considerado como sendo a prestação desse mês mas sim um "reforço" do pagamento do mês anterior (considerando assim 115€+120€, um total de pagamento de 235€ no mes de Março).

Julgando que tinha as contas em dia, fui contactado na ultima semana de Março dando conta que não tinha efetuado o pagamento da prestação de Abril, e que tinha de pagar pouco mais de 95 euros ou iriam ter de comunicar ao banco de Portugal o "atraso".

Expliquei o sucedido, em que afinal paguei cedo demais a prestação de Abril. Mas isso não impediu que tivessem comunicado o meu nome ao banco de Portugal, portanto borrifaram-se para o facto de ter pago 2 prestações num só mês.

Acabei por, mesmo assim, pagar os 96€ a dia 5 de Maio. E a prestação de Maio, a 20 de Maio.

Sendo assim, o meu nome consta no BdP numa altura que procurava um credito e o mesmo foi negado graças a esta bela atitude de quem não teve em conta esta situação. Eles erraram na situação do aumento de plafond, e eu calei e comi, com todos os prejuízos para mim e eles não tiveram a mais mínima consideração nesta situação, mesmo tendo-lhes explicado o sucedido.
Data de ocorrência: 6 de junho 2021
WiZink
30 de junho 2021
A situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado
30 de junho 2021
Boas. É com agrado que vejo que a situação foi resolvida. Já agora, como a mesma foi resolvida? Importa saber. Tipo, assumiram finalmente a vossa quota parte de culpa ao permitir que um cartao, supostamente bloqueado ao uso de 6900€, desse para utilizar ate aos 8000€? Que curiosamente foi o plafond por vos proposto, para o qual enviei a documentação requerida, e que na pratica foi concedido mas na teoria e nos papeis permanece o plafond antigo, de forma a vos gerar mais lucros por excesso de utilizacao, e mais nao sei o que, fora os altos juros? Pergunto eu ... resolveram, de que forma?? Da mesma forma ate agora, ou vão ao menos atenuar o vosso erro e permitir-me, como ja requeri, a continuação do plano de pagamentos mais vantajoso, por forma a pagar a suposto excesso de credito?
20 de julho 2021
????????
Ricardo avaliou a marca
30 de junho 2022

São uma nulidade, maldita a hora que me deixei seduzir pela merd@ de um GPS, que era o oferta de boas vindas na adesão ao cartão.- Oh tempo, volta atrás... vida completamente do avesso, há anos, devido a esta entidade.

Olá Ricardo. Vi um comentário seu numa outra reclamação também da wizink. Mencionou neste comentário que a melhor forma de cancelar o contrato é por carta registada. Sabe me dizer qual a morada parabo efeito. É que ao falar com o comercial do banco, disseram-me que só posso cancelar pelo telefone. Se puder me ajudar, agradeço. Boa sorte na sua situação.

Ricardo Autor
11 de julho 2021

Boa noite. Peço desculpas por só agora responder, mas so hoje vim ver se tinha novidades sobre o caso.
Morada:
WiZink Bank, S.A.U. – Sucursal em Portugal

Av. Colégio Militar, n.º 37 F, 6.º Piso, D

Penso que o melhor é cancelar pelo telefone, e de seguida enviar na mesma carta registrada.
Ou perguntar por algum comprovativo no caso de cancelamento via telefone.
Obrigado e hoa sorte para si tb.
Cumprimentos.