WiZink

WiZink - Saldo retido

João Braga Nunes
João Nunes apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2018

Venho demonstrar a minha insatisfação relativamente à metodologia praticada na facturação.
Tenho um cartão wizink e tenho o crédito adicional atribuido à conta cartão, pelo que as condições de pagamento seriam as mesmas aplicadas ao cartão.
A facturação sai a dia 15 e o débito directo é efectuado no dia 5 do mês seguinte.
Este mês deparei-me com esta situação:
No dia 5 deste mês não foi feito o débito directo. Entrei em contacto com o apoio ao cliente e disseram que estavam com problemas informáticos e para eu fazer o pagamento por MB. Foi feito nesse mesmo dia, mas logo de seguida o débito foi feito e devolvido por falta de provisão. No entanto, disseram para não me preocupar com isso, visto que seria regularizado.
Como resultado, e após ir verificando a conta, e fiquei com cerca de 77€ no cartão. Fiz 3 compras de baixo valor, e o meu espanto foi ter saido nova facturação neste dia 15, e ter ficado com mais de 30€ em negativo, visto terem descontado do cartão o valor da facturação como se se tratasse de valores em mora.
Se a factura sai a 15 com data limite até 5 do mês seguinte, não tinham de retirar o valor no dia da facturação.
Acabei por ter saldo excedido sem o ter excedido, e quando a prestação normal para Março era de cerca de 80€, nesta facturação vem uma prestação de quase 110€ por ter excedido o plafond.
Não tem lógica nenhuma, visto que os únicos valores que podem ser retidos são os juros, e não o capital.
As prestações sempre foram pagas atempadamente, e o capital ter de ficar sempre disponivel.
Existe um minimo a pagar, e esse minimo inclui capital e juros. O capital tem de ficar sempre disponivel, caso contrário e em situações limites, ficaria sempre com saldo negativo.
É uma situação que não tem lógica, e até agora nunca me tinha acontecido.

Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2018
WiZink
21 de fevereiro 2018
Caro João Braga Nunes tal como o informamos a situação exposta encontra-se encerrada. Obrigado