(Cópia de carta que já enviei 2x, à BaxiRoca)
Em 2009 adquiri à empresa BaxiRoca uns painéis solares para aquecimento de águas. Durante sete anos a manutenção foi da responsabilidade da BaxiRoca que, penso eu, delegava estas tarefas a empresas contratadas como no meu caso a AMPS, sediada no Barracão – Leiria. Esta empresa deslocou-se várias vezes ao longo destes anos há minha residência, para que no local, verificasse o estado dos painéis solares e outra empresa que instalou este equipamento, também, durante estes 7 anos, no mês de agosto fazia manutenção dos mesmos.
Este ano, 2016, solicitei a presença da empresa instaladora para continuar a fazer a manutenção, mesmo sendo, os custos suportados por mim. Acontece que este ano, em agosto, quando verificava o equipamento constatou que dentro do reservatório da água (300l), o “filamento” deste reservatório se tinha danificado e havia uma mistura de líquido anticongelante com a água a aquecer e que a única solução seria a substituição do mesmo, por um outro novo.
Dirigi-me à AMPS a informar desta situação (reduzido tempo de duração do equipamento) e o que poderiam fazer para minorar o meu prejuízo. Foi-me dito que iriam analisar esta situação e fui informado posteriormente, que a empresa não assumiria qualquer prejuízo, uma vez que o equipamento já estava fora da garantia e este problema se deveria ao facto da água que abastecia os painéis solares vir de um poço e essa água seria ácida (não foram feitas análises).
Perante o acima exposto gostaria de esclarecer o seguinte:
- Durante estes sete anos nunca fui informado que a qualidade da água poderia danificar o equipamento. Caso tivesse essa informação, teria ligado a água da rede pública aos painéis;
- Acho que sete anos de vida para este equipamento, é duração muito reduzida, e danificaram-se logo que acabou a manutenção por conta da marca.
- Ninguém fez análise da água para provar que é ácida.
- Posteriormente, fui-me informar sobre esta situação, atendendo às causas, e foi-me dito que é pouco provável a danificação do filamento de aquecimento da água do reservatório, em tão pouco tempo de intervalo, ser causado pelo possível excesso de ácido existente na água do poço. Uma coisa é certa, tenho outros equipamentos ligados a este poço à 12 e 20 anos, e esta situação ainda não aconteceu.
Atenciosamente
Manuel Fernandes
12 de outubro de 2016
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.