BBVA

BBVA - Abuso despesas manutenção

Sónia Maria Hipólito Tavares
Sónia Tavares apresentou a reclamação
7 de setembro 2015

É com indignação que recebo uma carta do BBVA, onde tenho conta-ordenado domiciliada, bem como crédito a habitação que, a partir de 1 de Outubro irão taxar 5,00€/mês caso não entre como valor líquido de ordenado 1500,00€. A única alternativa seria ter um saldo de recursos superior a 50.000€.

Ora bem, eu como funcionária por conta de outrém, com cortes e sobretaxas que tenho que mensalmente pagar, estou bastante longe deste valor mensal de rendimento.

Considero um abuso e um roubo esta alteração contratual, pois deixa o cliente sem o livre arbítrio de escolha,acabando por ficar prejudicado, quer acate tal exigência, quer proceda à denuncia do contrato(o qual se irá refletir num agravamento ao spread aplicado ao crédito habitação)!

Data de ocorrência: 7 de setembro 2015

O cliente tem sempre possibilidade de mudar. No seu caso teria de transferir o crédito para outra instituição, bem como domiciliar o vencimento para essa instituição. Se calhar acha que dá muito trabalho, e prefere continuar a pagar e reclamar.
Só paga quem quer.

Sr Joaquim, realmente não deverá ter conhecimento de causa, se mudar para outro banco está sujeito ao aumento de SPREAD, visto que o meu SPREAD é de 0,46 % e as taxas actuais são para cima de 1%.

Sem falar de novas escrituras, comissões de antecipação de reembolso. Os bancos estão a abusar pois sabem que os clientes não podem mudar de banco como alguém mude de supermercado. A concorrência está falseada. Podem alterar o preçário relativamente ao valor de um cheque ou de uma transferência. Quem não estiver de acordo com o valor vai abrir conta noutro sítio e passa cheques da da nova instituição bancária. A conta em si é condição sine qua non para ter o crédito logo criar comissões de manutenção não é mais que uma maneira dissimulada de aumentar o valor do crédito. Considero mesmo um abuso pois pela lei do consumidor, não podem fazer depender a compra de um produto pela aquisição de outro e é claramente o que estão a fazer. Falta de ética e abuso total dos seus clientes para encher os bolsos.
O mais fantástico é que começam a cobrar valores sem contrapartida, ou seja paga-se por absolutamente nada ou pior, paga-se para emprestar dinheiro ao banco com as nossas poupanças!