BeRent - Rent a Car Marca Recomendada Marca do Mês
  • atendimento@berent.pt

BeRent - Rent a Car - Pagamento de franquia solicitada após aluguer com seguro

Bruno Henriques apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2023
Aluguei uma viatura com a BeRent do dia 18-02-2023 até ao dia 21-02-2023. Ao alugar a viatura, paguei por um seguro extra que reduziu a minha franquia para €350 em vez dos cerca de €1000.

O seguro cobria "Cobertura de Danos de para-brisas, Faróis e Pneus em uso normal" como mostra na pagina da BeRent. Ao levantar o automóvel, foi-me dito a mesma coisa, que o seguro cobre "Danos de para-brisas, Faróis e Pneus em uso normal" o problema sucede no uso dos termos "uso normal".

Durante todo o meu aluguer, usei o veículo de forma normal e tenho provas de tal uma vez que o fiz sempre com GPS ligado. No primeiro dia de aluguer, o pneu direito traseiro sofreu um furo, então, logo após ter notado o furo(cerca de 100 metros de onde que o furo ocorreu) parei imediatamente a viatura e liguei para a BeRent para perguntar o que deveria fazer, se deveria trazer o veiculo de volta, ligar para a assistência em viagem ou mudar o pneu e seguir a minha viagem, como tinha acabado de iniciar a minha viagem, mudei o pneu eu próprio em instantes e segui viagem. Não vi razão para trocar a viatura uma vez que tinha o seguro que cobria estas mesmas situações. Ao fazer a mudança do pneu, vi que não era um furo mas de facto um rasgão de cerca de 2 centímetros.

Quando fui devolver a viatura, disseram-me que teria de pagar por ambos os pneus traseiros uma vez que o seguro não cobria este tipo de danos e que para substituir um pneu, terão de faze-lo a ambos traseiros, ao qual eu respondi que tinha pago por um seguro extra mesmo de forma a evitar estas situações e para minha surpresa, responderam-me que o seguro só cobria furos que poderiam ser reparados, não cobria rasgões.

Procurei saber onde esta informação se encontra ou pelo menos a definição de "uso normal" ao qual não me conseguiram providenciar. Na altura não tinha fundos para prosseguir com o pagamento da franquia então foi-me dado o contrato/fatura com os dados e com uma nota que a "Franquia desbloqueada, não foi possível cobrar os 350€ dos danos, sem fundos suficientes na conta. Cliente paga no final do mês".

Após deliberação sobre o assunto, recuso-me a pagar pela franquia uma vez que me sinto enganado pela BeRent. O objetivo de ter pago o seguro adicional era mesmo devido a ficar descansado com qualquer incidente que possa acontecer durante o aluguer.
Se o seguro adicional de facto cobre pneus, tem de haver uma distinção explicita do que é considerado uso normal e o que não é e de quais situações este seguro cobre e quais não cobre. Todo o uso da viatura da minha parte foi em uso normal, e, como referido anteriormente, tenho provas disso uma vez que usei GPS em todas as minhas viagens na viatura.
Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2023
Exmº Srº Bruno Henriques,

Esperamos que se encontre bem.

Registámos a sua reclamação, tendo já averiguado a mesma.

Como diz, e bem, o seguro plus que ativou cobre danos "normais" em pneus, como troca dos mesmos por desgaste evidente. No entanto, não podemos considerar um dano "normal" um corte de 2 centímetros num dos pneus, pois um dano desses é tudo menos normal.

Tendo em conta estes factos, num dos trajetos que percorreu, terá de ter havido algum troço em que não calculou bem alguma manobra ou em que alguma parte desse troço se encontrasse em mau estado para provocar um dano destes. Essa responsabilidade é, evidentemente, imputada ao condutor da viatura que circulou nesse mesmo troço com a mesma e provocou esse dano, visto que não era nenhum responsável da Berent que se encontrava ao volante da viatura.

Sendo que a Berent forneceu a viatura com os pneus devidamente acondicionados para uma circulação segura da sua parte e sem danos aparentes, não nos resta outra opção se não cobrar o valor dos 350€, até porque (como refere) dois pneus terão de ser trocados para que a viatura não circule com dois pneus traseiros com rastos diferentes.

Caso necessite de mais esclarecimentos e de um orçamento detalhado, envie um e-mail para reservas@berent.pt . A nossa equipa responsável pelo tema irá ajudá-lo nesse intuito.

28 de fevereiro 2023
O seguro plus que ativei não cobre danos "normais" em pneus, até porque danos não são nunca normais, normal é o pneu não se danificar.
A vossa pagina diz "Cobertura de Danos de para-brisas, Faróis e Pneus em uso normal".

Qual a definição de "uso normal" de acordo com a BeRent?

Todo o uso que fiz da viatura foi normal na medida em que conduzi dentro dos limites legais, em estradas publicas. O RASGÃO(não foi um corte como vocês mencionam) ocurreu ao arrancar de um semaforo sem que eu tenha feito qualquer manobra nem nenhuma ação fora do normal. Uso anormal sería se tivesse ido para estradas não alcatroadas ou conduzisse fora dos limites legais, tal não foi o caso.

Não só, mas onde é que encontro a distinção dos tipos de danos onde o cliente paga e onde o cliente não paga?

Quando pedi para pagar pelo seguro foi para que estivess coberto na eventualidade de um caso destes. Não questionei os €350 de franquia porque o seguro não cobre toda a viatura havendo partes que não estão cobertas.

Mantenho a minha posição que a BeRent aproveita-se do uso ambiguo das palavras "uso normal" para o que a BeRent quer, sem haver uma definição explicita do que é o uso normal.

Não preciso de um orçamento uma vez que paguei pelo seguro que cobre "para-brisas, Faróis e Pneus em uso normal" e o uso da viatura foi normal por isso não considero justo que me peçam para pagar por uma franquia por algo que eu cobri através de pagamento de seguro. Não só mas quem me diz que os pneus já tinham um problema? Não houve verificação dos pneus da minha parte nem da parte do responsável que me entregou a viatura, por ter pago o seguro que supostamente cobria estas situações.

Se mantiverem a vossa posição irei infelizmente ver-me obrigado a proceder com uma queixa formal na Direção-Geral do Consumidorou através do centro europeu do consumidor.
28 de fevereiro 2023
Anexo a informação da vossa pagina relativa ao "Seguro Plus" onde mostra a informação "Cobertura de Danos de para-brisas, Faróis e Pneus em uso normal", não "danos "normais" em pneus" como mencionado na resposta acima.
1 de março 2023
Exmº Srº Bruno Henriques,

Antes de mais, agradecemos o seu feedback.

Compreendemos perfeitamente o seu lado como cliente e entendemos que não é uma situação agradável mas, de facto, a questão dos pneus está relacionada com o facto de ser uma peça de desgaste e é considerada utilização normal dos mesmos esse mesmo desgaste. Danificar o pneu não pode ser englobado numa utilização normal.

Lamentamos imenso o sucedido, percebendo que do lado do consumidor não é uma situação agradável ter de suportar estes custos. No entanto, a Berent através dos seus gestores de frota e técnicos de preparação garante que a viatura foi entregue com pneus em boas condições, como é nosso apanágio. A nossa missão é fornecer sempre ao cliente o melhor serviço possível.

Deste modo, vamos dar por encerrada esta reclamação e vamos entrar em contacto consigo para fornecer todos os esclarecimentos necessários.

Bruno Henriques avaliou a marca
1 de abril 2023