54.3
Beiragás – Companhia de Gás das Beiras, S.A.
  • Urbanização Quinta do Bosque, Lote 147/148 – RC
    3510-010, Viseu
  • beiragas@galp.com

Beiragás - Erro leitura

Pedro Miguel Gouveia
Pedro Gouveia apresentou a reclamação
24 de janeiro 2023
O meu nome é Pedro Miguel Teles Gouveia, , residente na Rua Centro de Artes, 10A, 4º Esquerdo, 6200-505, Covilhã. Sou cliente com um comercializador de gás local, cujo contador é fornecido pela Beiragás, na qualidade de distribuidor.

Venho através deste meio, reportar a seguinte situação:
- Em início de Dezembro, foi instalado um contador na minha propriedade, que me foi dito que estava a "0", não tendo eu prova visual do facto;
- Dia 18 de Janeiro de 2023, recebi a fatura do gás, com leitura entre 7 de Dezembro e 5 de Janeiro, que aponta para um consumo de 36m3, no valor de 105,76€ (fatura em anexo);

Algumas particularidades: Em Dezembro, eu e a minha namorada, únicos residentes no domicilio, apenas estivemos cerca de 20 dias na casa (estivemos de férias, fora do país, e temos provas do mesmo). A nossa casa apenas é alimentada de gás para efeito de esquentador (aquecimento de água) com fim a banhos e lavagem de loiça.

Por esse mesmo motivo, o consumo pareceu-nos extremamente exagerado, para um período tão curto, em tão poucas pessoas. Nos últimos 24 meses, em outras propriedades onde residi, nunca atingi sequer metade do consumo mencionado, sendo que a média de custo de gás se situava nos 15€ mensais (e detinha aquecimento central, que utilizava).

Após este enquadramento, fui verificar a leitura do gás, no dia 18 de Janeiro, que apontava para os mesmos 36m3. Ou seja, nas últimas duas semanas não tinha feito qualquer gasto (ainda que estivesse na mesma casa), em comparação com o mês da leitura, em que gastei a quantidade exorbitante de 36m3.

Procedi a uma reclamação, junto da entidade Beiragás, tendo a mesma prestado a deslocação de dois técnicos ao local que comprovaram que o contador sofreu uma avaria, tendo sido substituido por um novo. Mais informaram que já não existia em sistema prova de como o contador antigo tinha sido instalado a "0" (foto). Informaram também que iriam enviar o relatório do incidente por email (algo que até hoje não se verificou).

Desta forma, e após todos os factos esgrimidos, venho reclamar a anulação da leitura correspondente ao período entre 7 de Dezembro e 5 de Janeiro, como consequência dos seguintes pontos:
- Avaria provada do aparelho, que seguiu para garantia, pelos técnicos da Beiragás;
- Incapacidade de prova real de como no momento de instalação o contador antigo apontava "0". A Beiragás tem que apresentar uma foto para o efeito, argumentando que já foi apagada do sistema;
- Valores apontados, numa casa com praticamente tudo consumido a energia elétrica, mais de 4x superiores à média de mercado, com apenas 2 residentes.
- Valores apontados por uma máquina com defeito, sem prova de onde iniciou contagem;

Espero obter confirmação da anulação da leitura, por parte da Beiragás tendo em conta as duas irregularidades (avaria contador e falta de prova de contador a "0" no momento de inicio de contagem).

Nota: Tente de forma antecipada apresentar uma reclamação junto da entidade, que respondeu que era alheia ao assunto pois a comercialização não se encontrava com a mesma. Tal facto não é pertinente pois o que se pretende é a anulação da leitura fornecida pelo contador ao comercializador, cuja responsável é a Beiragás, bem como a responsável pela avaria.

Após falta de resposta foi submetida queixa nas seguintes plataformas:
- Reclamação no Portal da Queixa;
- Reclamação no livro de reclamações
- Reclamação junto da ERSE;

Obrigado,
Pedro Miguel Teles Gouveia
Data de ocorrência: 24 de janeiro 2023
Beiragás
26 de janeiro 2023
Caro Pedro Gouveia,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 26/01/2023.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do email beiragas@galp.com ou do número 808 508 808 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes

Gás Natural
Pedro Miguel Gouveia
Pedro Gouveia avaliou a marca
26 de julho 2023

Tempo de resposta alto, necessario insistir para admitirem erro